Feedback com foco no resultado

em Andressa Miiashiro
terça-feira, 30 de julho de 2013
andressa miiashiro

Por que fala-se que é tão importante dar feedback, mas poucos adotam esta prática em seu dia a dia?

Quando o feedback positivo é confundido com o elogio, ficam no ar algumas perguntas: Por que elogiarei um funcionário? Para ele sentir-se bom o bastante e depois pedir um aumento ou para depois se acomodar.

Se a pessoa está no caminho certo, mas ela não recebe um sinal, um reforço, ela pode mudar a rota e se distanciar do que o líder espera.

Independente da função assumida, estagiários, analistas e por que não os próprios gerentes, gostariam de ter o retorno dos seus líderes quanto ao seu modo de atuação, ouvir o que tem de bom e o que podem desenvolver para se destacarem ainda mais e agregar mais valor à empresa.

Feedback positivo tem o objetivo de reforçar aquelas ações e atitudes que são importantes e que devem continuar sendo executadas pelo seu colaborador para trazer mais e mais resultados.

Para isto, é importante que deixe claro qual foi a ação realizada com êxito e quais foram os resultados desta ação, desta forma aquele que está recebendo o feedback terá consciência do que está fazendo bem e consequentemente o que precisa continuar fazendo para estar alinhado com as expectativas de seu líder.

Por isso a importância de irmos além do famoso, “parabéns”, todos gostamos de ser elogiados, mas precisamos saber porque estamos recebendo o elogio, isto é feedback.

andressa miiashiroAndressa Miiashiro
É Diretora da Lótus Talentos, Consultora e Coach certificada internacionalmente pelo IBC. Psicóloga, Pós Graduada em Psicodrama – PUC.

Até agora falamos somente de feedback para reforçar uma ação ou atitude que está dando resultado, mas vocês devem estar se perguntando – E quando o desempenho do meu colaborador não está indo como eu gostaria, o que fazer?
Demitir?!

Ás vezes esta parece ser à decisão mais rápida e fácil, mas será que é mesmo?

Antigamente falava-se “sai um e tem dez na fila de emprego para entrar no lugar”, mas hoje as empresas estão percebendo que não é tão simples assim. Cada dia está mais difícil contratar pessoas e fazer reposições, às vezes simples vagas ficam abertas por semanas ou até meses.

Por isso, mais e mais a necessidade em desenvolver pessoas está se tornando tão importante, pois todos independente do nível hierárquico tem pontos de melhoria, e por que não dar a chance de desenvolver estes gaps e é neste momento que podemos aplicar o feedback de aprimoramento.

Este tipo de feedback, além de pontuar qual a ação do colaborador não está sendo positiva e o impacto dela no resultado, o líder em conjunto com o seu liderado estabelece ações que podem ajudá-lo a melhorar aquilo que está tendo dificuldades.

E desta forma o feedback deixa de ser tão temido, pois deixa de ter o tom de crítica ou represália, para se tornar uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento profissional.

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Feedback uma ferramenta muito preciosa que merece ser melhor explorada e usada, e o texto de hoje nos leva a essa reflexão. Compartilhe conosco suas reflexões pelo e-mail: [email protected].

Rebeca Toyama

 

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