O poder do diálogo

em Andressa Miiashiro
terça-feira, 05 de maio de 2015
andressa miiashiro

Um dia destes participei de um encontro com um grupo de profissionais de áreas distintas, para falamos sobre as crises dos últimos tempos, já em outro momento estava conduzindo uma oficina sobre competências organizacionais e uma das participantes comentou como seria importante existir na empresa, um espaço para os colaboradores de diversas áreas compartilharem suas ideias, e por fim nas últimas semanas recebi um convite para facilitar encontros entre empreendedores para que tivessem um espaço para troca de informações…

andressa miiashiroAndressa Miiashiro
Diretora da Lótus Talentos, Consultora e Coach certificada internacionalmente pelo IBC. 
Psicóloga, Pós Graduada em Psicodrama – PUC

O que você vê em comum a estes eventos?
Na minha percepção vejo o quanto as pessoas estão cada vez mais resgatando as relações, as trocas, os diálogos, como uma boa forma de buscarem soluções para os seus dilemas. Para alguns esta saída parece óbvia, mas para outros não, desta forma aqueles que tem mais consciência buscam ou criam estes espaços de forma estratégica e outros vão pelo intuitivo, sem saber ao certo que estes momentos de troca, podem realmente expandir sua rede de relações, criatividade e soluções.

Independente do nível de consciência de como este movimento esteja ocorrendo, vejo que a grande riqueza está no resgate da nossa essência como seres humanos, ou seja, no fortalecimento das nossas relações, já que construímos nossos papeis através das nossas interações.

Nos últimos tempos creio que todos nós estamos ouvindo intensamente a palavra crise, a questão que fica, é como lidar com elas? Pois é, na verdade somos rodeados por uma diversidade delas, como: a econômica, água, profissional, casamento, entre outras. E elas estão aí para nos dar um sinal, de que algo não anda bem e também para nos trazer a grande oportunidade de pararmos, refletirmos e corrigirmos nossa rota como pessoas, comunidade e humanidade.

Quando penso nas organizações e ouço muitos líderes questionando-se em como lidar com estes momentos difíceis, busco referência em como atuamos com os nossos dilemas pessoais, e talvez você esteja se perguntando, mas o que tem a ver nossa vida pessoal com a profissional? Ora, são contextos diferentes, mas estamos falando de pessoas, de relações, e sabemos, mas não que seja simples, que é o diálogo que dirime muitos dos nossos incômodos.

A ausência da comunicação, pode criar distorções, pois buscamos preencher este vácuo com conteúdos muitas vezes equivocados, principalmente quando estamos envoltos pelos sentimentos de medo e desconfiança, que tendem a crescer ainda mais em um momento de incerteza.

Mesmo que não tenhamos respostas a todas as perguntas, o diálogo transcende a informação, pois ele ampara, acolhe e dá apoio às pessoas, fortalecendo a união, confiança e as relações, propiciando que passemos pelas situações que nos desafiam com mais fluidez e aprendizado.

banner lotus

Construir um ano novo baseado em nossos pontos fortes, virtudes e valores, é o convite que o texto de nossa colaboradora de hoje nos faz. Compartilhe conosco suas reflexões sobre o tema escrevendo para : [email protected].” data-mce-href=”mailto:[email protected].“>[email protected].

Rebeca Toyama

 

Colabore com nossa coluna: [email protected]” data-mce-href=”mailto:[email protected]“>[email protected]

Para anunciar nesta coluna ligue (11) 3106-4171 e fale com Lilian Mancuso