A importância do Respeito

em Marina M. Mendes
terça-feira, 06 de agosto de 2013
marina mendes

Em todos os lugares, inclusive nas organizações estamos nos relacionando, a maior parte do tempo, com outras pessoas

O respeito é um dos valores essenciais nas relações humanas. Cultivar o respeito por si e pelos outros permite que haja reconhecimento, aceitação, apreciação e valorização das qualidades do próximo e de seus direitos. Em outras palavras, o respeito é o reconhecimento do valor próprio e dos direitos dos indivíduos e da sociedade.

A palavra respeito provém do latim respectus e significa “atenção” ou “consideração”, respeito inclui cuidado, acolhimento e deferência.

O respeito permite que a sociedade viva em paz, numa convivência saudável, assentada em consideração, solicitude e civilidade. Implica reconhecer em si e nos demais os direitos e as obrigações. Em contrapartida, a falta de respeito gera violência, conflitos, desconforto e confrontos.

 

marina mendesMarina M. Mendes
Consultora e Coach, Mestre em Serviço Social pela PUC-SP com foco em sustentabilidade, Pós-graduanda em Psicologia Transpessoal pela Alubrat.

Respeitar é demonstrar um sentimento positivo de estima por uma pessoa ou entidade (como uma nação, uma religião, instituição, etc.). Quando desenvolvemos o respeito, o foco muda; olhamos para pessoas, situações, instituições de modo diferente, só existe a palavra benefício em mente. Passamos a reconhecer nos outros seus esforços para melhorar, encorajando-nos a focar mais a atenção no potencial deles do que em seus erros. O respeito valoriza a individualidade e permite que cada um cresça no seu próprio tempo. Observa os altos e baixos sem perder o foco na singularidade e no propósito maior.

De fato este é um método eficaz para ajudar pessoas e organizações a promoverem as transformações e mudanças que almejam de modo saudável e sustentável ao longo do tempo. Pense nisso e até nosso próximo encontro!

banner marina

Nossa colaboradora de hoje discorre sobre respeito, que na minha modesta opinião, é o sentimento que mais se assemelha ao amor. E acima de tudo, um excelente ingrediente para construção de relacionamentos sustentáveis, sejam eles com clientes, fornecedores ou colaboradores. Aguardamos sua colaboração no e-mail: [email protected].

Rebeca Toyama

Para anunciar nesta coluna ligue (11) 3106-4171 e fale com Lilian Mancuso


One comment on “A importância do Respeito
    Sophia da silva Oliveira

    Sobre respeito com as pessoas e também valoriza os a individualidade e permite que cada um crença no seu próprio tempo

Leave a Reply