82 views 8 mins

News@TI 23/10/2020

em News@TI
quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Assédio digital é tema de evento da Kaspersky desta sexta-feira

@Hoje, às 14h, a empresa de cibersegurança Kaspersky reunirá especialistas para discutir o avanço dos casos de assédio pelo uso de tecnologia, como programas de espionagem. Intitulado “Stalkerware – quando o abuso se torna digital”, o evento terá a participação de profissionais especializados em prevenção de espionagem digital e combate ao abuso com a ajuda da tecnologia, e também contará com Lindsey Metselaar, criadora e apresentadora do podcast “We Met at Acme” (ou “Nós nos Conhecemos no Acme), que aborda relacionamentos entre jovens. Stalkerware é um programa disponível comercialmente e que permite vigiar o dispositivo de um usuário sem seu consentimento ou notificação. É uma maneira pela qual a tecnologia pode ser mal utilizada para assédio, perseguição, abuso e até violência online e offline (https://kas.pr/stalkerware-digitalabuse).

Guiabolso permite transferências instantâneas e gratuitas para empresas

@Em mais um movimento de antecipação ao Pix e com o objetivo de facilitar o dia a dia das pessoas e de empresas, o Guiabolso, agora, disponibiliza transferências gratuitas e instantâneas de pessoa física para pessoa jurídica, mesmo que esta última não seja usuária do aplicativo. A novidade começou a valer no dia 20 de outubro, para os mais de seis milhões de usuários da plataforma de soluções financeiras. “O serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, e é válido para uma enorme gama de bancos”, conta Gregorio Kelner, gerente de transações da fintech. No fim de agosto deste ano, em uma iniciativa inédita no mercado, o Guiabolso passou a disponibilizar no aplicativo o serviço de transferências instantâneas e gratuitas. A funcionalidade estava disponível apenas para operações de pessoa física para pessoa física, mas foi ampliada agora.

Mercado Eletrônico é eleito uma das 150 melhores empresas para trabalhar

@O Mercado Eletrônico, líder em soluções para e-commerce B2B na América Latina, foi eleito uma das 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil em 2020, segundo pesquisa realizada pelo Great Place to Work (GPTW). A empresa conquistou a 29ª posição, na categoria “médias empresas multinacionais”, e alcançou o índice de 90% de satisfação entre seus colaboradores. A premiação foi anunciada de forma virtual na noite desta segunda-feira (19). Em junho, a empresa também já tinha conquistado a 13ª posição no ranking do GPTW Mulher. O prêmio reflete um dos principais pilares do ME: “Pessoas em Primeiro Lugar”. Este ano, o desafio foi ainda maior, pois a empresa precisou encontrar maneiras de manter seus colaboradores próximos, produtivos, bem atendidos e seguros em meio à pandemia de covid-19. Para alcançar este objetivo, o ME optou por um olhar individual e buscou oferecer suporte para cada colaborador de maneira personalizada (me.com.br).

Ransomware confirma a importância de proteger o Microsoft Office 365

@Mais da metade de todas as empresas no mundo empregam o Microsoft Office 365 para o trabalho em equipe, comunicação por e-mail e produção e retenção de documentos. Essa maciça presença global do produto faz com que o novo Relatório de Defesa Digital (Digital Defense Report), publicado recentemente, tenha que ser analisado com toda a atenção. Dentre vários pontos, o levantamento destaca a crescente sofisticação dos criminosos, que transferiram sua infraestrutura para a nuvem e desenvolveram novas e criativas técnicas para percorrer a internet em busca de sistemas vulneráveis para a execução de ataques de ransomware (https://bit.ly/3jfi0mJ).

Engenharia de Produção da UFSCar realiza seleção para mestrado

@O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP-So) do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas, até o dia 29 de janeiro, na seleção de estudantes para o mestrado acadêmico, com início no primeiro semestre de 2021. O PPGEP-So, com área de concentração em Gestão de Operações, tem por objetivo formar pesquisadores que possam atuar em subáreas de pesquisas associadas ao planejamento, implementação, controle e aperfeiçoamento de sistemas produtivos em sentido amplo. Podem participar do processo seletivo candidatos portadores de diplomas de graduação de instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) ou, provisoriamente, de certificado ou documento equivalente. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por e-mail, conforme instruções do edital, disponível em www.ppgeps.ufscar.br/estude-no-ppgep-so.

3 empresas que ganharam destaque em seus setores durante a pandemia

@2020 tem sido um ano desafiador para empreendedores de todo o país. Isso porque, desde março, passamos por uma pandemia que devastou o Brasil, levou milhares de pessoas de seus familiares e amigos e fez com que muitas empresas, infelizmente, fechassem suas portas e tivessem que demitir seus colaboradores. Porém, como todo bom brasileiro, temos visto empresários lutando e apostando em criatividade e digitalização de seus serviços ou produtos para ganhar um novo fôlego e retomar suas operações, impactando positivamente a economia local, gerando novas vagas de empregos e também contribuindo para o crescimento e retomada do país. Listamos abaixo três empresas que têm se destacado em diferentes setores brasileiros: Automotivo: A Olho no Carro é uma autotech que oferece segurança para transações de compra de veículos. O primeiro aplicativo web de consultas veiculares do país, analisa em poucos segundos, mais de dez variáveis e tem apresentado 15% de crescimento de fevereiro a maio de 2020. E-commerce: A Amazon o maior player do mundo em serviços de vendas online. Durante a pandemia a empresa passou por um crescimento de US$ 401,1 bilhões, justamente no momento em que ninguém podia sair de casa e o consumo ficou concentrado no mundo digital. Jogos Online: A Tencent é uma das maiores empresas chinesas de tecnologias e games que alcançou US$ 93 bilhões devido a um aumento de 31% na receita de jogos online no primeiro trimestre de 2020.