Negócios em Pauta 23/10/2020

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 22 de outubro de 2020

A – Guaraná Indígena

Com o apoio do Ministerio da Agricultura, a Terra Indígena Andirá-Marau, localizada nas divisas dos estados do Amazonas e do Pará, conquistou a primeira Indicação Geográfica de origem concedida a um povo indígena, em razão de dois produtos nativos: o waraná (guaraná nativo) e o pão de waraná (bastão de guaraná). O INPI acaba de reconhecer a Terra Indígena Andirá-Marau, na espécie Denominação de Origem. O waraná, como é chamado pelos Sateré-Mawé, apresenta características únicas devido ao bioma local e o “saber-fazer” do povo indígena com seu modo próprio de cultivo e obtenção do produto.

B – USP é a Melhor

A USP é a melhor universidade da América Latina, de acordo com o ranking Best Global Universities 2021, divulgado pela editora norte-americana US News. A USP subiu seis posições em relação ao ano passado e ficou empatada com a Universidade Shanghai Jiao Tong na 122ª posição. No topo da lista está a Universidade de Harvard, seguida do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) e da Universidade de Stanford. O Brasil teve 45 universidades avaliadas, sendo que seis foram classificadas entre as 500 melhores universidades do mundo. Além da USP, estão a Unicamp, na 277ª posição; a UFRJ, 342ª; a UFRGS, 447ª; a UFMG, 461ª; e a Unesp, 463ª.

C – Prêmio de Jornalismo

O C6 Bank lançou o Prêmio C6 de Jornalismo, com foco em educação financeira e finanças pessoais. Objetiva reconhecer iniciativas que incentivem a cidadania financeira, conceito usado pelo Banco Central para se referir à inclusão financeira, à educação financeira e à proteção ao consumidor de serviços financeiros. Também serão consideradas reportagens que facilitem a compreensão do mercado e ajudem os brasileiros a tomar decisões informadas em relação a finanças pessoais. O prêmio terá duas categorias: veículos impressos ou online; e rádios, TVs e podcasts. Cada profissional pode inscrever até três trabalhos. Inscrições pelo site (www.premioc6.com.br). A divulgação dos três finalistas de cada categoria ocorre em 12 de fevereiro de 2021.

D – Executivos de Tecnologia

Entre os dias 4 a 6 de novembro, a Ingram Micro realiza o ‘Ingram Micro ONE Experience’, evento interativo global que reunirá parceiros da distribuidora na Ásia- Pacífico, Américas e Europa e será realizado em vários fusos horários e idiomas. Serão 60 países, 12 palestras com keynotes, executivos da Ingram Micro, patrocinadores e convidados, e 150 sessões regionais. Alguns bate-papos contarão com nomes do mercado de TI, como o CEO da Cisco, Chuck Robbins, e o presidente da IBM, Jim Whitehurst, além de convidados como o CEO do 311 Institute, Matthew Griffin; o ex-líder de educação em ciências espaciais da NASA, Hakeem Oluseyi, e a vice-presidente da IDC, Michelle Bailey. Inscrições pelo site (http://imaginenext.ingrammicro.com/one). Assista o vídeo sobre evento em (http://we.tl/t-x8WuDcUkHh).

E – Diversidade na Entrega

A Lalamove é uma plataforma de entregas presente em 21 mercados em todo o mundo que conecta mais de 7 milhões de clientes a um grupo de mais de 700 mil motoristas parceiros em carretos, utilitários, SUVs e motos. A solução da empresa é bastante flexível para qualquer tipo de transporte ou segmento empresarial, e está atendendo empresas que possuíam uma logística própria, como por exemplo, entrega de auto-peças, aparelhos de ar-condicionado, distribuição de fraldas descartáveis, carne congelada, alimentos orgânicos e saladas, entre outros produtos. A diversidade de veículos oferecidos permite atender a mudanças na demanda, e é possível fazer solicitações especiais, reforçando os cuidados que o motorista parceiro precisa ter com um determinado transporte usando o campo de observações. Mais informações: (www.lalamove.com).

F – Expansão dos Negócios

A Amparo Saúde, healthtech referência em Atenção Primária à Saúde remota e presencial no Brasil, está com 32 vagas abertas em São Paulo e Campina. As posições abertas são para profissionais de diversas áreas, como negócios, comercial, enfermeiros, técnicos de enfermagem, analista de compras, marketing e CRM, assistente administrativo, médicos, psicólogos, engenheiros de software e gerente farmacêutico. Engenheiros de software e de dados, líder de tecnologia e médicos de família (para atendimento em telemedicina), por exemplo, podem trabalhar em home office. Algumas das posições presenciais são para os profissionais que atuarão nas clínicas da healthtech. Os candidatos interessados podem acessar as vagas disponíveis em (http://amparosaude.gupy.io/).

G – Jornada de Sustentabilidade

A Grendene, maior exportadora de calçados do Brasil e uma das maiores produtoras do mundo, dá mais um passo na sua jornada de sustentabilidade e anuncia o programa de inovação sustentável com o lançamento da Rider R4, coleção com quatro modelos de calçados veganos produzidos com até 82% de material reciclado a partir de resíduos da própria fábrica e de garrafas PET. A empresa está criando e desenvolvendo tecnologias e métodos que possam torná–la ainda mais ecoeficiente. Acredita que é possível produzir com menor impacto, seja do ponto vista ambiental, contribuindo para um mundo melhor, seja do ponto de vista de negócio, para acompanhar as tendências de mercado. O Programa Rider R4 foi lançado na última segunda-feira (19), data em que a marca também coloou no ar seu e-commerce (http://www.rider.com/r4).

H – Digital Week

Embratel participa com diversas novidades da Futurecom Digital Week 2020, evento dedicado à inovação do setor de tecnologia e que acontece de 26 a 30 deste mês. Executivos da empresa estarão presentes em webinars e palestras sobre temas como Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), Big Data e Segurança Cibernética. Na ocasião, a Embratel apresentará soluções para proteger empresas de ataques cibernéticos e eventuais tentativas de fraudes digitais, além de indicar ações de prevenção contra investidas de hackers. Yanis Stoyannis, Gerente de Inovação e CyberSecurity da empresa, apresentará novidades na palestra “Como combater ameaças cada vez mais sofisticadas? Phishing, Pharming, Vishing, Smishing”, que acontece dia 26, às 10h (www.embratel.com.br).

I – Abertura de Cancelas

A Localiza, em parceria com a ConectCar, está ampliando o ‘Localiza Pass by ConectCar’, solução de meio de pagamento automático de mobilidade, para todo Brasil. A ferramenta, disponível para uso em pedágios, estacionamentos e drive-thrus, estará presente em toda frota da companhia, cerca de 250 mil carros, em suas 529 agências em todos os estados brasileiros, oferecendo mais comodidade, economia de tempo e segurança. Juntas, as empresas ampliam seus portfólios e visam expandir para todo o território nacional até o final de novembro deste ano. Asolução já estará disponível em Minas Gerais, Espírito Santo e na região sul do país. O cliente tem a comodidade de alugar um carro com uma tag já implantada no parabrisa. Para saber mais, acesse (www.conectcar.com.br).

J – Busca por Startups

A Engie Brasil Energia anuncia o lançamento de novos desafios para as startups. O objetivo é buscar empresas inovadoras que possam ajudar no desenvolvimento de projetos digitais voltados às áreas de sustentabilidade, compras e contratações e gestão de almoxarifados – esta última direcionada às usinas hidrelétricas localizadas no Rio Iguaçu: a Usina Hidrelétrica Salto Osório, no município de São Jorge d’Oeste, e a Usina Hidrelétrica Salto Santiago, em Saudade do Iguaçu. As startups selecionadas terão a oportunidade de apresentar seu negócio às empresas. As inscrições são gratuitas e estão abertas para startups de todo o Brasil por meio do site (https://engie.linklabacate.com.br/)

K – Programa de Estágio

A Alpargatas, detentora das marcas Havaianas, Osklen e Dupé, abriu inscrições para seu programa de estágio. São 31 vagas, sendo 21 em São Paulo, seis remotas e quatro no Rio de Janeiro, em áreas como finanças, marketing e jurídico. Os pré-requisitos são: ser universitário, ter inglês intermediário, conhecimentos no Pacote Office e estar formado até dezembro de 2022. O programa considera diferenciados os candidatos que tiverem feito iniciação científica ou pesquisa, experiência internacional, vivência em empresa júnior e participado de trabalho voluntário. As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de novembro pelo link: (http://bit.ly/estagio-alpa-2021).