91 views 5 mins

News@TI 11/12/2020

em News@TI
quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Evento discute Marco Legal das Startups

@O projeto Teias da Inovação MCTI encerra a sua agenda em 2020 nesta quinta-feira (17), em mais um evento gratuito on-line. Para se despedir da temporada, abre uma discussão em nível nacional com o tema “O Marco Legal das Startups superando barreiras para acelerar a competitividade”. O encontro, o 15º virtual do projeto, debaterá como os ambientes regulatórios podem contribuir para o nascimento de inovações de impacto: criando um melhor universo para o fomento de negócios, simplificando a criação de startups e estimulando investimentos em inovação e geração de empregos. Qualquer pessoa interessada pode se inscrever pelo site: https://www.teiasdainovacao.com.br.

Startup recebe investimento para ser fintech de pequenas e médias indústrias

@Segundo o Panorama da Pequena Indústria da CNI – Confederação Nacional da Indústria, os indicadores do segundo trimestre de 2020 mostram que a elevada carga tributária e a falta de capital de giro voltaram a ocupar o posto de principal problema enfrentado em todos os segmentos industriais. Outro fator de relevância é que, no momento, Brasil é o país com uma das maiores taxas de juros do mundo. Atuando em inovação digital especializada para a gestão de pequenas e médias indústrias, a Certus utilizou de sua expertise e entendeu, perante ao cenário, a necessidade latente de oferecer empréstimo de baixo custo e capital de giro para que o setor possa evoluir e ter os recursos necessários para superar a crise. Fabio Ieger, empreendedor digital e CEO da Certus Software, conta que, com isso em mente, iniciou a busca por parceiros e também abriu uma rodada de investimentos para a inserção de mais um serviço no produto digital já existente, serviço este de banco digital (https://www.certus.inf.br).

Famílias de ransomware intensificam ataques e ameaçam empresas

@O RansomEXX e o Egregor são duas famílias de ransomware que ganharam o noticiário nas últimas semanas, após uma série de ataques contra organizações no Brasil e na América Latina. De acordo com especialistas da Kaspersky, que analisaram recentemente o comportamento desses grupos em relatórios do Securelist (ver aqui e aqui), ambos se caracterizam pelo direcionamento a grandes organizações, criptografia dos dados críticos das vítimas, e passaram a intensificar os seus ataques neste ano, após a pandemia. Mais conhecido no Brasil após atacar empresas e instituições locais, o RansomEXX é descrito como um trojan altamente direcionado. As amostras do malware analisadas exibem um nome codificado da organização atacada. Foi observado também que o grupo utiliza o nome das vítimas tanto no endereço de e-mail usado para fazer a chantagem, quanto na extensão dos arquivos criptografados (http://www.kaspersky.com.br).

Pós-graduação em Imagem e Som

@O Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece seleção em fluxo contínuo, a qualquer momento do ano, para candidatos com projetos em estágios avançados, no nível de mestrado. Um dos objetivos é sincronizar o calendário de atividades acadêmicas dos estudantes que ingressarem nesta modalidade com o calendário, também contínuo, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O requisito básico para o ingresso é, além da aprovação precedente do orientador, a aprovação do projeto e concessão de bolsa pela Fapesp e a homologação de matrícula pela Comissão de Pós-Graduação (CPG) do PPGIS. Também serão aceitas concessões de bolsas por outras agências de fomento à Ciência, que permitam a realização do mestrado no estado de São Paulo. O processo seletivo para fluxo contínuo tem diversas etapas, que estão detalhadas no site do Programa (www.ppgis.ufscar.br/fluxo-continuo), bem como toda a documentação necessária para o ingresso. O PPGIS contempla, no campo da Comunicação, o estudo do audiovisual nas suas diversas manifestações – no cinema, na televisão e nas mídias interativas.