Negócios em Pauta 11/12/2020

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

A – Ecossistema inteligente

Uma das recomendações da OCDE que o governo federal vem aplicando nos últimos anos é a criação e fomento de living labs pelo país, para servirem como incubadoras de inspiração aos gestores municipais. Acompanhados pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), esses espaços já se tornaram cases de sucesso e vêm ajudando na propagação de soluções de smart cities. Um desses exemplos é a Vila A Inteligente, em Foz do Iguaçu (foto), primeiro bairro público inteligente do Brasil, que foi apresentado em painel digital do Smart City Session, na última quarta-feira (9). É uma mini cidade inteligente de 50 mil m² para testes em ambiente controlado.

B – Acesso ao Couro

Com o objetivo de se tornar o hub do couro legítimo e sustentável do Brasil, a JBS Couros criou um modelo de negócios para atender aos pequenos e médios fabricantes de artigos de couro, assim como para arquitetos, decoradores, artesãos, tapeceiros e até consumidores finais. A plataforma digital Leather Labs oferece uma experiência diferenciada, elegendo a sustentabilidade e a economia circular como temas centrais de sua atuação. Qualquer pessoa ou empresa poderá adquirir couros para diversas finalidades, como estofamentos, calçados e artefatos, com acesso a dados sobre as características e benefícios dos produtos, informações sobre sustentabilidade e rastreabilidade das peles, além de apoio técnico de especialistas e acesso a histórias inspiradoras do mundo do couro. A Leather Labs já está disponível em: (https://www.leatherlabs.com).

C – Esporte Eletrônico

Criado pelo grupo chinês Alibaba, em 2015, o World Eletronic Sports Games se tornou um fenômeno no mercado global de eSports. Com início previsto para 2021, agência V3A e Globo anunciam a realização da segunda edição latino-americana de uma das maiores competições multiplataforma de esportes eletrônicos do mundo, que será apresentada pela Oi e Governo do Estado do Rio. As competições online acontecem na Player 1, a plataforma de eSports da Globo, a partir de 8 de janeiro e contarão com milhares de gamers de mais de 30 países. As finais presenciais do WESG Latam, serão entre os dias 6 e 7 de março de 2021 na ‘Jeunesse Arena’, no Rio de Janeiro, com os vencedores de todas as classificatórias e transmissão ao vivo nos canais SporTV. Inscrições gratuitas em (https://www.wesglatam.com).

D – Cimento Queimado

Diferentemente do que muitos pensam, o cimento queimado não consiste em um processo realizado com fogo ou altas temperaturas, mas sim em uma argamassa produzida com uma mistura de cimento, água e areia. O efeito, que já era bem comum nas casas das áreas rurais, agora migraram também para os mais arrojados projetos arquitetônicos, virando um sonho de consumo dos brasileiros. Reconhecendo o crescimento desse fenômeno da arquitetura, a Portokoll, do grupo Sika, empresa especializada em produtos químicos para construção, disponibilizou uma landpage com duas soluções ideais para a realização desse procedimento: argamassa colorida Cimento Queimado e a Cera Laca. Para mais informações acesse: (http://www.portokollpremium.com.br/cimento-queimado/).

E – Financiamento Imobiliário

Os brasileiros comprometem em média 17% da renda com financiamento imobiliário, segundo mostra um estudo inédito da Serasa Experian realizado em setembro. As informações, que têm como base os dados do Cadastro Positivo, revelam que a faixa etária que menos destina parte dos rendimentos a esta modalidade financeira é daqueles entre 51 e 60 anos (15,9%), seguida por de 36 a 50 anos (16,2%). Os jovens de até 35 anos, apesar de comprometerem 20,1% da renda, possuem um nível de pontualidade de 85,9%, resultado acima da média dos pagamentos em dia de cartão de crédito e empréstimos pessoais. No geral, a pontualidade de pagamento do financiamento imobiliário é de 86,5%.

F – Comunidade Dev

A tecnologia não pára e o universo dos programadores está em constante evolução. Sempre surgem novas ferramentas, conceitos e possibilidades e, pensando em reunir tudo que está em alta no momento, a Rocketseat, edtech que oferece conteúdos e desafios para formar profissionais de programação com metodologia e plataforma próprias, realiza nos próximos dias 14 e 15 o DoWhile. O evento online e gratuito tem a missão de reunir todo o ecossistema de programação para entender como grandes desenvolvedores e empresas estão utilizando diferentes tecnologias para resolver problemas do mundo moderno e o que eles tem a oferecer para as próximas gerações de devs. Inscrições (https://dowhile.rocketseat.com.br/inscricao). Os participantes podem ganhar um kit digital para personalizar o setup e as redes sociais, stickers da Rocketseat, camiseta exclusiva do evento e o direito a participar da sala VIP do DoWhile.

G – Seleção para Mestrado

O Programa de Pós-Graduação em Economia do Campus Sorocaba da UFSCar está com inscrições abertas na seleção de alunos regulares ao curso de mestrado, com ingresso no primeiro semestre de 2021. Conta com duas linhas de pesquisa: Desenvolvimento econômico, sociedade e meio ambiente; e Eficiência econômica, organizações e mercados. São ofertadas 10 vagas no processo seletivo, que será online e contará com três etapas: análise de projeto de pesquisa; análise de currículo e histórico escolar; e entrevista. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail ([email protected]). Demais informações devem ser conferidos no edital, disponível no site (www.ppgec.ufscar.br). Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail ([email protected]) ou pelo tel. (15) 3229-5991.

H – Educação nas Empresas

Em 2020, a Sputnik, uma das maiores escolas corporativas do Brasil, foi procurada por muitos clientes para criar verdadeiros núcleos de educação corporativa instalados nas próprias empresas a fim de treinar e capacitar os times. Nomeado como Houses de Educação, o produto permite criar uma estrutura de educação dentro da empresa, o que faz com que o plano de ensino seja mais estratégico e assertivo, podendo ser acompanhado de perto e adaptado sempre que necessário. Além disso, ajuda a área de RH na observação do desenvolvimento de novos talentos e dos melhores resultados. Além de ter tudo internalizado, o processo educacional é criado sob demanda para os funcionários e líderes, contando com uma atualização constante e abrindo espaço para a aprendizagem contínua de novas competências. Saiba mais em: (www.perestroika.com.br).

I – Agricultura Sustentável

Com uma atuação intensa no Brasil por meio de sua filial, a agtech israelense Agritask acaba de ganhar o prêmio de 100 mil euros referente ao primeiro lugar em um desafio mundial de agricultura sustentável intitulado “Better Cotton Innovation Challenge”, iniciativa da BCI (Better Cotton Initiative), maior certificadora de algodão do mundo, e Sustainable Trade Initiative (IDH), e organizado pela Dalberg Advisors. A ação, lançada em novembro de 2019, teve como objetivo encontrar ideias inovadoras para uma produção de algodão mais sustentável. Dois principais requisitos impostos, foram utilizados para a identificação das melhores práticas: treinamento personalizado em práticas agrícolas mais sustentáveis; e a coleta de dados, para redução de custo e tempo no processo. Dentre as 87 empresas inscritas, a Agritask foi nomeada a grande vencedora, depois de passar por um processo rigoroso de avaliação (https://start.agritask.com/).

J – Iniciativas de Negócios

A Epson abriu as inscrições para o concurso regional ‘Seguimos Trabalhando com Epson – América Latina’, com o intuito de reconhecer as melhores práticas e ideias de negócios executadas pelos seus clientes durante os meses da pandemia no Brasil. Entre os prêmios estão cinco impressoras Epson SureColor F570 e uma SureColor F6370. Os participantes enviarão um vídeo de 30 segundos contando como as tecnologias Epson estão ajudando a inovar nos seus negócios. Serão 5 semifinais, os 10 melhores vídeo de cada semifinal serão publicados nas redes sociais da Epson e apenas um será escolhido vencedor por uma comissão julgadora, que também entregará uma menção honrosa ao segundo colocado. Mais informações: (https://epson.com.br/seguimos-trabalhando).

K – Turismo para Divorciados

Resultado da parceria entre o site Idivorcei e a Weemov/Destino Férias, acaba de chegar ao mercado a primeira plataforma de viagens voltada para o público divorciado. Há pacotes especiais para pessoas separadas ou divorciadas que gostam de viajar sozinhas; para pais/mães solo que queiram viajar com os filhos; e para o público LGBT+. Todos os pacotes podem ser customizados pelos clientes, na própria plataforma ou via Televendas. É só acessar: (https://idivorciei.destinoferias.com.br/). O Idivorciei chega ao mercado com uma proposta inovadora de oferecer conteúdo, serviços e produtos para divorciados, nos segmentos saúde emocional, assessoria financeira, assessoria jurídica, cursos, moradia, bem-estar, viagens, compras e relacionamentos.