111 views 5 mins

News@TI 01/12/2020

em News@TI
segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Mudança global do clima é tema de seminário promovido pela Firjan

@Com apoio da Rede Brasil do Pacto Global (ONU) e da Ternium, a Firjan realiza entre os dias 1 e 4/12, das 10h às 11h30, o Seminário Ação Ambiental 2020. O evento, que será transmitido ao vivo através do canal da Firjan no YouTube, irá debater as principais questões relacionadas às mudanças do clima e seus impactos, além das necessidades de adaptação do setor industrial às novas realidades. Promovido pela Firjan desde 2013, o evento tem um caráter reflexivo e fomenta o amplo debate, por meio de palestras atrativas e mobilizadoras, realizada por profissionais de ampla experiência e excelência. Para discutir sobre as tendências em sustentabilidade, cria um ambiente propício para o diálogo entre os diferentes interlocutores da indústria, academia, terceiro setor, sociedade civil organizada e demais setores da economia (https://www.firjan.com.br/firjan/empresas/competitividade-empresarial/meio-ambiente/seminario-ambiental/inscreva-se/).

Evento online sobre a indústria 4.0: prepare-se para ser um cientista de dados

@Para discutir os impactos dessa nova revolução industrial (4.0) e seus avanços, um evento online acontecerá no dia 7, a partir das 15 horas. Promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) em parceria com o Instituto do Legislativo Paulista (ILP), o evento integra o Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação. Entre os convidados para abordar o tema está o professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, Francisco Louzada Neto. Na ocasião, o docente, que também é diretor do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), irá apresentar a palestra intitulada Formação de profissionais para a indústria 4.0: Prepare-se para ser um cientista de dados (https://www.al.sp.gov.br/ilp/cursos-eventos/detalheAtividade.jsp?id=6465).

Câmeras térmicas

@A pandemia causada pelo coronavírus impôs mudanças de comportamento para a população e estabeleceu uma reorganização das empresas e estabelecimentos, que passaram a seguir protocolos de segurança, a fim de reduzir a transmissão da doença. Desde que foi liberado o retorno das atividades, ainda que de forma restritiva, shoppings, supermercados, escolas, entre outros espaços comerciais passaram a aferir a temperatura corporal das pessoas, por meio de termômetros infravermelhos em formato de pistolas, entre outras medidas de prevenção e controle. Além dessas pistolas, novas tecnologias vêm sendo desenvolvidas com o objetivo de reduzir a disseminação da covid-19 em locais públicos e privados. As câmeras térmicas Unitronix, desenvolvidas pela Pumatronix, estão entre as inovações que, apoiadas pela inteligência artificial, permitem detectar a temperatura corporal. Elas trazem ainda outras funcionalidades, como a vinculação de informações de identificação facial, que possibilita configurar o valor limite de temperatura (www.pumatronix.com).

Pós-graduação em Ciências Ambientais divulga editais para mestrado e doutorado

@O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCam) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) divulgou os editais do processo seletivo para os cursos de mestrado e doutorado. As inscrições estarão disponíveis no período de 4 a 22 de janeiro de 2021. São oferecidas 17 vagas para o mestrado e 13 vagas para o doutorado, distribuídas nas três linhas de pesquisa do Programa: Ambiente e Sociedade; Gestão de Paisagem e Geociências; e Sistemas Ecológicos. O PPGCAm promove uma formação abrangente para a compreensão das diferentes dimensões da sustentabilidade (ecológica, socioeconômica, cultural, institucional e territorial), desenvolvendo competências para a investigação de padrões ambientais emergentes e despertando habilidades para o direcionamento de ações ao desenvolvimento e à sustentabilidade dos sistemas naturais. O processo seletivo para mestrado e doutorado é composto por duas fases: análise e arguição do anteprojeto de pesquisa (de caráter eliminatório e classificatório) e análise curricular (de caráter classificatório). Inscrições por meio digital, no péríodo de 4 a 22 de janeiro de 2021 (www.ppgcam.ufscar.br).