A – Primeiro voo técnico

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 30 de novembro de 2020

A GOL Linhas Aéreas realizou com sucesso seu primeiro voo técnico com o Boeing 737 MAX 8, sendo a primeira Companhia aérea que decolou a aeronave no mundo com todos os requisitos de atualização incorporados. O voo operacional contou com representantes da ANAC e da Boeing a bordo, e foi comandado por pilotos da GOL treinados nos Estados Unidos, sempre de acordo com as novas recomendações das autoridades aeroportuárias. Nos próximos dias, serão realizados voos técnicos sem passageiros com cada uma das 7 aeronaves da Companhia. O retorno do Boeing 737 MAX à operação da Companhia ocorrerá de forma progressiva ao longo das próximas semanas.

B – Consumo Consciente

A Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-SP organizou um guia com recomendações sobre os cuidados a serem tomados na hora das compras. Segundo o Presidente da Comissão, José Pablo Cortes, “o objetivo do e-book é ser um guia para os consumidores com informações que os convidem para uma reflexão prévia sobre o ato de consumo. Além disso, o material traz diversas sugestões e dicas para que o consumidor possa se proteger quando for comprar pela internet”. Intitulado “Guia do Consumo Consciente”, o e-book explica como sobreviver às liquidações e às épocas de compras, reunindo temas como reflexões para o consumo, preparação para lidar com ofertas e dicas de segurança para compras pela internet. Acesse em:
(https://noticias.oabsp.org.br/wp-content/uploads/2020/11/OAB-SP-ebook-guia-do-consumo-consciente.pdf).

C – Portal de Empregos

Visando atender a crescente demanda de novos postos de trabalho, o sindicato das empresas de telemarketing, Sintelmark, lançou o seu próprio canal de empregabilidade: o Portal de Empregos Sintelmark. Desenvolvido em parceria com a startup HR Tech Reachr, a plataforma objetiva conectar as empresas e profissionais do setor de telesserviços. Por meio de Inteligência Artificial, os processos de recrutamento são automatizados, desde a atração até a seleção dos candidatos. Além disso, também estão disponíveis diversas funcionalidades digitais que garantem um ganho significativo na redução de prazos e nos custos das contratações e o acesso a indicadores que entregam uma análise comportamental para ajudar os candidatos a compreenderem o seu perfil e atingir o sucesso profissional. Saiba mais em: (https://www.reachr.com.br/sintelmark).

D – Produtores se Reinventando

Diretor Global de Criação, Marketing e Negócios do Facebook, o publicitário Fabio Seidl acredita que, assim como aconteceu com publicitários e criativos, agora é a vez de criadores e produtores se reinventarem. O motivo? As mudanças tecnológicas e no perfil dos consumidores nos últimos anos, além da escassez de recursos públicos, tornam cada vez mais importante que conteúdos de marca sejam desenvolvidos a partir do perfil da audiência, buscando um maior engajamento do público. Seidl é um dos conferencistas do Workshop Internacional Escola de Séries, evento que acontece entre os próximos dias 7 e 15, em formato online e que tem como foco a capacitação e qualificação de criadores e produtores de séries audiovisuais. Mais informações e inscrições no site (http://www.autoria.com.br).

E – Aeronave Modernizada

Em cerimônia realizada na sexta-feira (27), na planta da Embraer em Gavião Peixoto (SP), foi entregue à Força Aérea Brasileira (FAB) a primeira aeronave modernizada EMB 145 AEW&C, de Alarme Aéreo Antecipado e Controle e Alarme em Voo, designada na FAB como E-99. O contrato prevê ainda a modernização de mais quatro aeronaves do modelo. No processo de modernização foram atualizados os sistemas de missão e subsistemas relacionados, como os de guerra eletrônica, comando e controle, contramedidas eletrônicas e do radar de vigilância aérea, ampliando a capacidade da FAB de execução de missões de Controle e Alarme em Voo e Reconhecimento Eletrônico, dentre outras.

F – Curso Superior

O Vestibular para o primeiro semestre de 2021 das Fatecs oferece, pela primeira vez, o curso superior de Desenvolvimento de Software Multiplataforma. Concebido em parceria com a Brasscom, o curso conta com o currículo mais atualizado das Fatecs na área de TI. O ingresso se dará pela análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou online. A mudança do critério se fez necessária para atender ao distanciamento social, visando preservar a saúde dos candidatos, e observando as notas atribuídas aos estudantes antes da pandemia, referentes à segunda série do Ensino Médio. Esse novo curso, com conteúdo muito alinhado com a demanda dos principais contratantes de TI e com uma trilha mais ampla, conecta o técnico com o tecnológico. As inscrições estão abertas no site (www.vestibularfatec.com.br).

G – Novos Talentos

Ciente da importância do investimento em novos talentos, a Imagem Geosistemas acaba de lançar seu Programa Trainee 2021. A ideia da empresa, líder desse segmento no Brasil, é desenvolver em casa, e sob orientação de profissionais renomados no setor, especialistas em Spatial Data Science e Data Analytics. O programa conta com uma carga horária extensa de treinamentos técnicos, projetos multidisciplinares e um dos grandes diferenciais será a formação comportamental. Podem se candidatar profissionais da área de tecnologia formados a partir de 2018; quem estiver cursando mestrado, doutorado ou especialização na área, desde que sua graduação tenha sido finalizada a partir de 2016. Inscrições pelo site: (https://www.img.com.br/pt-br/sobre-a-imagem/institucional/programa-de-trainee).

H – Armas de Fogo

De acordo com o relatório do Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF), com dados referentes a 2019, o Brasil se tornou o maior exportador de armas de fogo para os Estados Unidos, superando a Áustria. Nesse cenário, quem se destaca é a Taurus, principal empresa brasileira e uma das maiores fabricantes de armas do mundo, com cerca de 80% de suas exportações efetuadas para este mercado e a marca mais importada pelos consumidores norte-americanos. Analisando as informações, é possível notar que o Brasil vem ganhando nos últimos anos cada vez mais espaço no maior e mais competitivo mercado de armas. No relatório de 2019, com informações relativas a 2018, o Brasil era apontado como o segundo maior exportador de armas para os EUA.

I – Recorde de Contêineres

O Porto de Santos atingiu em outubro a melhor marca na movimentação de contêineres para o mês ao alcançar 383.933 TEU (medida padrão referente a contêiner de 20 pés), alta de 0,2% sobre o recorde anterior, alcançado no mesmo mês de 2019. A marca consolida a tendência de alta dessa carga, que oscilou negativamente em meados do ano e reverteu a queda em setembro. Em tonelagem, a carga conteinerizada também bateu recorde para o mês, com 4,3 milhões de toneladas. O bom desempenho reflete o início da retomada econômica – os contêineres movimentam as cargas de maior valor agregado. O movimento acumulado do ano registrou 122,5 milhões de toneladas, crescimento de 8,7% na base anual e recorde para o período de dez meses. Outras informações no site: (www.portodesantos.com.br).

J – Mentoria Gratuita

Auddas on Demand é uma mentoria para pequenas e médias empresas que visa melhorar o desempenho corporativo, por meio de ações segmentadas, em tempos difíceis no Brasil. Das empresas orientadas 50% têm problemas em definir sua estratégia e alinhar o modelo de negócio. Setenta por cento delas possuem fragilidade na condução e na formação de times. E, na mesma proporção, implementar um modelo de acompanhamento operacional e financeiro que de fato reflita o negócio também revelou ser necessário. Os dados demonstram, ainda, que 50% têm problemas de foco e de modelo de trabalho que privilegie cadência de entrega e melhoria contínua. Assim, a parte financeira é uma consequência do problema de toda essa má gestão. Para obter mais detalhes de como funciona o serviço, basta acessar o site: (https://auddas.com/ondemand/).

K – Programa Aprendiz

A Simpress, provedora de outsourcing de equipamentos e soluções, anuncia a abertura das inscrições para o Programa Aprendiz 2021, para jovens profissionais que tenham entre 18 a 23 anos, ensino médio completo, que estejam à procura de uma oportunidade no mercado de trabalho e que almejem desenvolver uma carreira dentro de uma grande empresa. São 20 vagas, a maioria é para atuar nos escritórios localizados em São Paulo, Osasco e Santana de Parnaíba; as outras são para o escritório situado no centro do Rio de Janeiro. Para participar do processo seletivo, os interessados devem fazer as inscrições no site (www.simpress.com.br).