Negócios em Pauto 15/03/2022

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 14 de março de 2022

A – Itália confisca maior iate à vela do mundo

As autoridades italianas apreenderam um iate no valor de 530 milhões de euros pertencente ao oligarca russo Andrei Melnichenko, incluído na lista de pessoas sancionadas pela UE, após a invasão da Ucrânia. O “SY A” estava atracado no porto de Trieste, no nordeste da Itália, e é um dos maiores veleiros do mundo. Melnichenko foi considerado proprietário “indireto”, “através de uma empresa com sede nas Bermudas”. Projetado por Philippe Starck e fabricado na Alemanha, o iate tem 143 metros com três mastros e oitos decks e possui uma parte de vidro de onde é possível observar o mundo subaquático. A ordem de congelamento, emitida pela polícia de crimes financeiros, faz parte das medidas tomadas pelo governo do premiê Mario Draghi contra magnatas russos incluídos na lista de indivíduos sancionados em retaliação à guerra no território ucraniano (ANSA).

B – Marcas Locais

Hoje, 15 de março, Dia Mundial do Consumidor, importantes varejistas como Carrefour, GPA, Quitanda, St. Marche, Mundo Verde e Raízs anunciam a adesão a um movimento de apoio a pequenos e médios produtores, dando abertura a eles e flexibilizando suas políticas comerciais. Trata-se do “Manifesto das Marcas Locais”, que celebra a pequena e média indústria, unindo marcas, consumidores e varejistas. O movimento foi idealizado pela Local.e, startup que ajuda marcas locais a terem mais sucesso no varejo. Os varejistas assinam uma carta de intenções com 3 pontos principais: 1) maior abertura às marcas locais, 2) flexibilização das políticas comerciais considerando a realidade das pequenas empresas e 3) acompanhamento do percentual de marcas locais no portfólio de produtos do varejo ano após ano. Saiba mais: (www.apoiemarcaslocais.com.br).

C – Vistos para Brasileiros

Dados divulgados pelo Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) mostram que, no ano fiscal de 2021, o governo americano recebeu 5.416 petições de brasileiros solicitando os vistos EB. O número é 18,1% maior do que os 4.583 pedidos do ano anterior e 519% acima do que o registrado em 2012, quando se iniciou a série histórica. Na ocasião, foram realizadas apenas 874 petições. Sigla em inglês para “Baseado em Empregabilidade”, EB é como são chamados os vistos de trabalho permanente, ou seja, aqueles que concedem a seu beneficiário a residência permanente no país (o famoso green card). Diferem-se, assim, de vistos temporários de trabalho, como o H-1B, bastante utilizado, por exemplo, pelo Vale do Silício para a contratação de profissionais das áreas de engenharia, programação e tecnologia. Outras informações: (www.agimmigration.law).

D – Inclusão Digital

A Ponto Fácil é uma startup de tecnologia focada em serviços públicos e privados que oferece soluções de inclusão digital e financeira para milhões de brasileiros. Fundada em 2017, torna acessível à população brasileira mais de 1.000 serviços, que vão desde ao acesso a serviços digitais, de despachante e de cartórios, emissão de certidões e documentos, à benefícios e serviços sociais, à realização de pagamentos de dívidas e acesso a crédito, garantindo assim o exercício da cidadania de seus clientes. Atualmente, a Ponto Fácil está presente em quatro estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Rondônia. É a primeira franquia Fintech / Govtech do Brasil e a primeira rede de franquias phygital do país. Saiba mais: (www.pontofacil.com.br).

E – Eventos sobre Contabilidade

Tendo como propósito o desenvolvimento constante de pessoas, a KPMG Business School anunciou o lançamento da Accounting Journey, maratona de super eventos sobre contabilidade que acontece em diferentes meses deste ano. Marcado seu início para esta quinta-feira (17), o evento foi remarcado para o próximo dia 31 (também uma quinta-feira), das 9h às 18h, reunindo especialistas para falar sobre as principais atualizações e novidades do mundo contábil em palestras com uma super tecnologia pensada para engajar os participantes. Abordará temas atuais e considerados Hot Topics do ano como: cibersegurança na contabilidade, riscos cibernéticos, proteção de dados, entre outros. Para mais informações, acesse o site: (https:// materiais.kpmgbrasil.com.br/accountingjourney).

F – Talentos Negros

O Pactuá – iniciativa que tem o intuito de influenciar a inclusão de talentos negros no mercado de trabalho e na alta gestão das empresas brasileiras, potencializando a igualdade de oportunidades no ambiente corporativo brasileiro – está com inscrições abertas, até o dia 25 de março, para o seu programa de mentoria gratuito e online. Podem se inscrever pessoas de todo o país, tendo como requisitos aquelas que se autodeclarem negras (pretas ou pardas) e que ocupem posições gerenciais. O intuito é inserir líderes negros na direção e no conselho administrativo das empresas por meio de programas de mentoria reversa, de mentoria transversa (funcional), networking para expansão de rede e curadoria para diversidade racial nos negócios e na cadeia de valor. Inscrições e mais informações: (https://bit.ly/3J8ohhH).

G – Bairros mais Caros

As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro concentram os bairros com o m² mais caro do País. O bairro com custo mais elevado do Brasil é o Leblon, no Rio, que tem uma média de valor de R$ 21.612,59 por m². O segundo lugar no ranking fica com o bairro paulistano de Vila Nova Conceição, que atinge 20.569,77. Os dados foram apurados em um levantamento feito pela empresa de inteligência imobiliária DataZAP+, que mostrou o tradicional campeão da lista, o bairro paulistano Cidade Jardim, cair para a 5ª posição – tendo o m² desvalorizado 25,5% em um ano. Essa queda, segundo o estudo, reflete uma tendência geral de desaceleração dos preços nas regiões mais caras como consequência da instabilidade econômica, aumento dos juros e encarecimento do crédito imobiliário. Outras informações: (www.cooperativacicom.com.br).

H – Vítimas das Chuvas

As famílias afetadas pelas tempestades na Bahia ainda sofrem com os efeitos das das inundações. Mesmo aqueles que já voltaram para casa e estão retomando suas vidas, precisam lidar com os traumas e os medos provocados pela tragédia. Para ajudar as equipes locais no atendimento à população, Médicos Sem Fronteiras (MSF), em parceria com a Prefeitura de Itabuna, realiza uma ação de capacitação na área de saúde mental em contexto de emergências e desastres para cerca de 500 profissionais da cidade. São agentes comunitários, médicos, enfermeiros e psicólogos da linha de frente, que estão recebendo capacitação à distância para identificar e referenciar pacientes que necessitem de atendimento em saúde mental. A opção pela realização das aulas remotas está alinhada com as medidas de prevenção à COVID-19. Outras informações: (https://www.msf.org.br/).

I – Operações Policiais

Entre os próximos dias 22 e 24, Florianópolis sedia o Congresso de Operações Policiais – COP Internacional. Com mais de 40 apresentações, além de uma feira que conta com cerca de 100 empresas dos setores de tecnologia, tático, outdoor, armamento e bélico, o evento já é considerado o maior da área de segurança pública, justiça e defesa na América Latina. Palestras de autoridades, especialistas e grandes personalidades da área fazem parte da programação que prevê ainda mesas de debates e apresentações inéditas. O evento visa oferecer conhecimento de altíssimo valor aos agentes de segurança, ao mesmo tempo que abre um espaço de integração com a sociedade civil, de forma que esta possa conhecer a realidade e reconhecer o grande valor da atividade destes profissionais. Inscrições e mais informações, no site: (www.copinternacional.com).

J – Bains de Mer

Referência em serviços e empreendimentos de luxo, o Grupo Monte-Carlo Société Des Bains de Mer (SBM) inaugura um novo webinar na plataforma digital Bureau Mundo, na próxima quinta-feira (17), às 10h. A apresentação realizada pela representante de vendas do grupo Monte-Carlo SBM para as Américas, Jennifer Ponton, é destinada a profissionais do turismo do Brasil e da América Latina. O SBM desenvolveu uma ampla gama de serviços para as experiências exclusivas em Mônaco, combinando conceitos inovadores e hotéis históricos de renome internacional, perpetuando a excelência e experiências inesquecíveis no Principado. Para realizar a inscrição no webinar, basta cadastrar-se no site: (https://bureaumundo.com/montecarlosbm/).

K – Limpeza Profissional

O mercado de limpeza profissional aguarda ansiosamente a 27ª Higiexpo, a maior feira de Produtos e Serviços para Higiene, Limpeza e Conservação Ambiental, a ser realizada pela Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), de 9 a 11 de agosto, no São Paulo Expo. O evento traz as novidades do setor e vem demonstrar a relevância da limpeza profissional, mercado que movimenta em torno de R$ 100 bilhões ao ano. São lançamentos e inovações que atendem as atuais necessidades de aumento de produtividade, economia de recursos (água e energia), maior eficiência da limpeza, e soluções de higienização para a desinfecção de ambientes e superfícies, que promovem a saúde e o bem-estar das pessoas. Mais informações: (https://higiexpo.com.br/).