Negócios em Pauta 10/05/2016

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 09 de maio de 2016

A – Cultura Digital

Entre os dias 21 e 23 de junho, no Transamérica Expo Center, acontece a 26ª edição do Ciab Febraban – Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras -, maior evento de tecnologia para o mercado financeiro da América Latina. O tema central ‘Cultura Digital transformando a sociedade’ contará com a participação de uma série de especialistas desse mercado, além de importantes executivos do setor. O evento apresentará trilhas técnicas de tecnologia para os segmentos de Meios de Pagamento, Seguros, Bancos Internacionais, de Investimento, Comerciais e Financeiras, além de Segurança da Informação e TI e Telecom. A área de exposição reunirá ainda as principais novidades e investimentos que o setor financeiro está fazendo em tecnologia para garantir uma experiência ainda melhor aos seus clientes. Confira em (http://www.ciab.org.br/pt/Congresso#).

B – Mercado Fitness

Entre os dias 9 e 11 de junho, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, acontece a 18º edição da Rio Sports Show, uma das melhores e mais conceituadas feiras de equipamentos e serviços para academias, clubes e lojistas esportivos. Totalmente voltada ao mercado fitness nacional, apresenta novidades e tendências para equipamentos de musculação, acessórios de ginástica, natação e hidroginástica, softwares de acesso, pisos esportivos, refrigeração, editoras especializadas, confecção e calçados esportivos, entre outros. O setor de Fitness cresceu em ritmo acelerado desde 2007, com taxas acima de 13% ao ano. O número de clientes praticamente dobrou em 4 anos, alcançando 8 milhões de brasileiros matriculados em academias. O faturamento do setor foi superior aos US$ 2,4 bilhões e já somos o 10º maior mercado do mundo. Mais informações (www.riosportshow.com.br).

C – Cuidados Paliativos

A abordagem do cuidado paliativo no século XXI, que envolve as bases éticas e legais da autonomia dos pacientes, o controle de sintomas (dor, dispnéia, náuseas, sede, ansiedade e depressão) e o cuidado médico no fim da vida, estão entre os temas que serão abordados no “Curso Prático de Cuidado Paliativo para não paliativistas: Competências para o cuidado de pacientes graves”. O evento será realizado nos dias 3 e 4 de junho, no Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, e é direcionado a profissionais da saúde, médicos ou residentes, que atuam em áreas responsáveis pelo atendimento de pacientes graves: intensivistas, oncologistas, cardiologistas, geriatras, pneumologistas, nefrologistas, hospitalistas, emergencistas e cirurgiões. Informações em: (https://iep.hospitalsiriolibanes.org.br/web/iep/-/seminario-em-cuidado-paliativo-para-nao-paliativistas-competencias-para-o-cuidado-de-pacientes-graves).

D – Recrutamento e Carreira

Organizada pela empresa júnior da FEA/USP, a 15ª Feira de Recrutamento e Carreira proporcionará aos estudantes de diversas áreas contato exclusivo com organizações dos mais variados ramos, e também chances únicas de estágio. Contando com uma palestra de abertura da P&G, e ainda com a presença de empresas como Bradesco, Mercedes-Benz, Itau, GE e AVON, o evento ocorre nos dias 17 e 18 de maio na FEA-USP. A feira será um espaço propício para criar uma rede de contatos com estudantes, professores e atuantes nas diferentes áreas. Além disso, as pessoas que comparecerem ao evento terão, durante o dia, a oportunidade especial de participar do processo seletivo oferecido pela Deloitte – multinacional de auditoria e consultoria. As inscrições e o cronograma poderão ser encontrados no site (http://www.recrutamentoecarreira.com).

E – Observação de Aves

O Instituto Butantan recebe entre os próximos dias 20 e 22, o 11º Encontro Brasileiro de Observação de Aves – Avistar Brasil 2016. A programação, gratuita, inclui exposições, palestras, oficinas para crianças e adultos e lançamentos de livros, entre outras atividades. Distribuído em auditórios e espaços ao ar livre por todo o parque do Butantan, o evento conta com quatro exposições, com destaque para “Árvore Ser Tecnológico”, que reproduz os memes ambientais mais famosos da internet para abordar a importância da conservação, e a exposição “Floresta Viva”, do fotógrafo Luciano Candisani. O Congresso Avistar contará com mais de 100 palestras em quatro auditórios. Entre os palestrantes, John Fitzpatrick, diretor do Laboratório de Ornitologia de Cornell, que apresentará projetos de ciência voltados para a participação da sociedade nos Estados Unido. Mais informações no site (www.avistarbrasil.com.br).

F – Encontro com o Autor

O Sindicato dos Clubes Esportivos do Estado (Sindi-Clube) e a Editora Planeta assinam, nesta quinta-feira (12), uma importante parceria cultural com o intuito de promover e ampliar o interesse de associados de clubes esportivos pela leitura. Denominado “Encontro com o autor”, a ação promoverá o agendamento de visitas de escritores a essas agremiações para discussão de obras literárias, debates e trocas de experiências sobre os benefícios da atividade para o desenvolvimento da linguagem e criatividade. O objetivo é aproximar os autores do público leitor, em um formato que extrapole a ideia de palestra. A cada encontro, a ideia é experimentar uma vivência diferente, por meio da leitura e do contato direto com o escritor. Outras informações em (www.sindiclubesp.com.br).

G – Professores de Arte

O Instituto Arte na Escola, por meio da Lei de Incentivo a Cultura e patrocínio do Banco Bradesco, realiza a 17ª edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã. A premiação tem o objetivo de revelar, reconhecer e dar visibilidade a iniciativas criadas e desenvolvidas por professores de Arte do ensino básico de todo o Brasil. Esses projetos devem ter sido realizados nos anos de 2014, 2015 e/ou concluídos até maio de 2016 em escolas de ensino regular, públicas ou particulares, em uma das quatro linguagens artísticas: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Todos os inscritos ganharão uma prancha em formato A3 com a obra “O Sol quente no sertão”, de J.Borges, com uma proposição pedagógica. As inscrições vão até o próximo dia 22 e devem ser feitas exclusivamente pela internet no seguinte endereço: (www.artenaescola.org.br/premio).

H – Ciências Agronômicas

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Florestal da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, em Botucatu, está com processo seletivo aberto até sexta-feira (13). São oferecidas oito vagas para mestrado e cinco para doutorado. O candidato pode optar por uma das seguintes linhas de pesquisa: Conservação de Recursos Naturais; Silvicultura e Genética Florestal; Tecnologia de Produtos Florestais; e Proteção Florestal. Mestrado: a seleção será feita por meio de análise do histórico escolar da graduação, prova de inglês, prova de conhecimentos específicos, análise do currículo Lattes e entrevista; Doutorado: a seleção será feita por meio de uma prova de inglês, análise do histórico escolar, análise do currículo Lattes e entrevista com arguição do projeto de pesquisa. Mais informações: (www.fca.unesp.br/#!/posgraduacao) e tel. (14) 3880-7132.

I – Liderança Criativa

Entre os dias 8 e 10 de junho, será realizada a segunda edição do Global Creative Leadership Program da THNK, influente escola holandesa de Liderança Criativa e Inovação. A metodologia é voltada ao desenvolvimento de líderes que estejam em busca de uma transição significativa em suas carreiras em termos de impacto, desenvolvimento e orquestração de times. A escola tem como missão acelerar o desenvolvimento de líderes criativos nos setores privado, público e social e catalisar soluções inovadoras para os desafios mais complexos e, aparentemente, insolúveis. O curso consegue preparar o terreno para uma fusão criativa única unindo design, criatividade e inovação. Todos partilham um objetivo em comum: impactar o mundo por meio do poder transformador da criatividade. Outras informações tel. 3856-4201 e (www.thnk.org.br).

J – Bienal do Livro

Já começaram a ser vendidos os ingressos para a 24º edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O evento acontece de 26 de agosto e 4 de setembro, no Anhembi, e reúne as principais editoras, livrarias, distribuidoras, presença de autores nacionais e internacionais, lançamentos de livros, tardes de autógrafos, oficinas, brincadeiras e debates. Além dos escritores e youtubers RezendeEvil, Maju Trindade e Lucas Rangel, a programação também contará com os autores internacionais Lucinda Riley, Ava Dellaira, Jennifer Niven, Amy Ewing, Tarryn Fisher e Kevin Hearne. Os interessados que fizerem a compra antecipada pelo site (http://www.bienaldolivrosp.com.br), ou pontos físicos da Tickets For Fun, até esta sexta-feira (13), poderão aproveitar um desconto exclusivo de 50% de desconto.

K – Editora Musical

Você sabe o que é uma editora musical? É a empresa que administra repertórios musicais e licencia usuários em relação às diversas modalidades de sua utilização, como as gravações, comercialização de CDs, arquivos digitais, sincronizações audiovisuais em cinema, TV, etc. Já imaginou quantas possibilidades tem um profissional que trabalha com isso? Todos os aspectos que envolvem esse tipo de negócio serão abordados nos próximos dias 14 e 15, na Cultura e Mercado, Rua Capitão Salomão, 26, 1º andar, Centro, no curso ‘Editora Musical’, com os super feras José Carlos Costa Netto (ex-presidente da Associação Brasileira de Direito Autoral) e Fernando Yazbek (Spin Music). Programa completo e inscrições em: (www.culturaemercado.com.br/cursos/editora-musical).

L – Mercado Imobiliário

Com o tema “Liberdade para Empreender no Mercado Imobiliário”, o Congresso Novos Empreendedores do Secovi-SP, será realizado no próximo dia 15, das 9h00 às 18h00, na sede da entidade. Para debater e propagar os ideais de liberdade, essenciais ao desenvolvimento sadio de uma nação, este evento é promovido, no qual a participação de empresários e profissionais é fundamental para que se possa construir uma agenda de interesse convergente. Entre os palestrantes, estão o economista Paulo Rabello de Castro, o jornalista Leandro Narloch e o deputado estadual pelo Rio Grande do Sul, Marcel Van Hatten. Confira a programação e faça já sua inscrição. Mais informações: tel. 5591-1306 e (www.secovine.com.br).

M – Recuperação de Crédito

Amanhã (11), CEOS e fundadores de startups brasileiras, entre eles Thiago Alvarez (GuiaBolso), Igor Senra (Moip ), Alphonse Voigt (Ebanx), Henrique Dubugras (Pagar.me) e Safiri Felix (Coinbr.net) estarão reunidos para discutir como novas ideias de produtos financeiros e meios de pagamento podem reduzir a inadimplência de consumidores e serem ferramentas eficazes para a recuperação do crédito. O debate acontece durante o Recover Money, na sede da Fecomercio. Com o tema “Uma visão inovadora para a recuperação de ativos”. O assunto é relevante principalmente para os consumidores, uma vez que 31% das Fintechs são direcionadas exclusivamente para o consumidor final, 27% para empresas e 42% atendem ambos os públicos. Também serão apresentados dados de uma pesquisa sobre a inadimplência do consumidor no Brasil. Outras informações tel. 3125-2215 (www.recovermoney.com.br).

N – Livre Iniciativa

Diante da carência de estudos com foco na livre iniciativa, no empreendedorismo, na liberdade para realizar negócios e transações financeiras internacionais, bem como sobre as falhas de governo, a universidade propôs a criação do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica. A iniciativa tem como objetivo contribuir de forma sólida para o debate em torno do papel do mercado e das consequências dos diferentes tipos de intervenção e regulação sobre seu funcionamento. A inauguração acontece amanhã (11), às 19h30, no auditório Ruy Barbosa da Mackenzie, no campus Higienópolis, à Rua da Consolação, 930, com a presença de Benjamin Powell, PhD, do Free Market Institute da Texas Tech University, um dos expoentes da liberdade econômica no mundo. O evento é aberto ao público.