Negócios em Pauta

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 23 de junho de 2021

A – Microempresas individuais cresceram em março

O mês de de março registrou a criação de 351.714 empresas no país, um aumento de 17,9% em comparação com igual período de 2020. A abertura das dessas empresas no último mês com dados consolidados, foi impulsionada pelo crescimento das microempresas individuais (MEIs) e dos negócios do setor de serviços. Os dados são do Indicador Nascimento de Empresas da Serasa Experian. Do total de empresas criadas, 240.166 foram do setor de serviços (68,2%); 81.890, do comércio (23,3%); 26.419, da indústria (7,6); e demais, 3.239 (0,9%). Quanto à natureza jurídica, foram abertas 282.211 MEIs (80,3%); 45.145 sociedades limitadas (12,9%); 10.383 empresas individuais (2,9%); e 13.965, outros tipos (3,9%). O Sudeste registrou o maior número de empresas abertas (178,3 mil), seguido do Sul (63,7 mil), Nordeste (58 mil), Centro-Oeste (31,7 mil), e Norte (19,7 mil) – (ABr).

B – Formação Técnica

Mais de 14 mil alunos. Esse é o número de pessoas que já se cadastraram na plataforma gratuita de cursos criada pela Mitsubishi Electric no Brasil em fevereiro de 2021. E os cursos não são apenas sobre a própria tecnologia da empresa, uma das maiores fabricantes de componentes e soluções em automação industrial do mundo: os cursos cobrem tecnologias de base, presentes em quase todos os projetos de automação industrial, como CLPs, IHMs, Servo acionamentos, entre outros. Os cursos vão desde temas para iniciantes sobre controladores lógico-programáveis, até assuntos mais avançados, como a interação entre diferentes equipamentos. Para mais informações, visite: (www.mitsubishiElectric.com).

C – Fábrica dos Sonhos

O Grupo Ri Happy – maior varejista especializado de brinquedos, responsável pelas marcas Ri Happy e PBKIDS – inaugura uma nova sede, em São Paulo. O espaço, batizado de Fábrica dos Sonhos, tem 1,7 mil m², fica na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, 105, e foi idealizado para reforçar o propósito da marca de estimular o brincar. O escritório inclui ambientes abertos, espaços colaborativos temáticos e salas de reunião e descompressão voltadas a promover a diversão e a socialização das equipes. Foi construído com base no DNA do Grupo, que é o de proporcionar diversão e desenvolvimento das pessoas por meio do brincar. A sustentabilidade foi outro critério para a escolha do local. O edifício Thera conta com o certificado Green Buildings, que atesta o baixo impacto ambiental e cumpre requisitos exigidos para construções sustentáveis (www.rihappy.com.br).

D – Patrimônio Cultural

Estão abertas as inscrições para a 34ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, iniciativa que reconhece ações de excelência na preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural. Este ano, o prêmio contará com uma categoria que vai destacar ações realizadas no contexto da pandemia. Promovido pelo Iphan, é a maior iniciativa nacional na área do Patrimônio Cultural. Poderão concorrer à premiação de R$ 20 mil ações desenvolvidas no âmbito do poder público, cooperativas e associações formalizadas, redes e coletivos não formalizados, pessoas físicas, microempreendedor individual e microempresa. Fundações e empresas privadas poderão ser indicadas a menção honrosa, segmento no qual não há remuneração em espécie. Inscrições e mais informações: (https://inscricoes.iphan.gov.br/login).

E – Gestão de Ativos

O que três simples letras, ESG, têm de tão importante para transformar a indústria de investimentos? Por que essa sigla – inglês para ambiental, social e governança – é cada vez mais relevante nas decisões de alocação de recursos ao redor do mundo? São questões como essas que recebem um destaque especial do Banco Safra na 5ª edição do ‘Desafio Top Gestor’. Os interessados em participar do maior concurso universitário de gestão de ativos do país já podem se inscrever. Para participar da competição, universitários do Brasil, e também brasileiros que estudam no exterior, devem se reunir em grupos de dois a quatro integrantes. A inscrição é realizada individualmente, e todos os participantes devem ser aprovados em testes online conduzidos pela equipe do Safra. Saiba mais em: (https://www.safratopgestor.com.br/).

F – Presenciais e Remotas

O setor de tecnologia vem sentindo a crescente demanda por mão de obra especializada e, segundo a plataforma GeekGunter, que realiza contratações desses profissionais, a área de Tecnologia da Informação teve um aumento de oportunidades de 310% no ano passado, em comparação com 2019. Para atender à demanda deste mercado, que também cresceu na preferência dos consumidores, a Positivo Tecnologia abre aproximadamente 80 vagas de emprego em todas as regiões do país e em diversas áreas como Logística, Tecnologia, Marketing, Novos Negócios, Recursos Humanos e Administrativo. O candidato que tiver interesse em conhecer as vagas e em se inscrever na vaga que tenha maior compatibilidade, deve acessar (https://positivotecnologia.gupy.io).

G – Frota Elétrica

A Atos, líder global em transformação digital, mudará todos os seus quase 5.500 carros para modelos elétricos até o fim de 2024. Com essa mudança, a empresa pretende reduzir as emissões de carbono de sua frota global em 50% dentro de três anos, em linha com a sua ambição de atingir “zero líquido” até 2028. Para permitir isso, a Atos vai implementar novas estações de carregamento de vários veículos nas suas instalações, expandindo, assim, a rede do grupo, que é de 100 estações, para mais de 500 até 2024. Além disso, a companhia oferecerá aos funcionários que utilizam um carro elétrico da empresa a oportunidade de instalar uma estação de recarga em casa. O mercado de veículos elétricos (EV) ainda é emergente, mas está se desenvolvendo rapidamente (https://atos.net/pt-br/).

H – Rodada de Negócios

Empresas que têm interesse em fazer negócios com empresas alemãs poderão participar gratuitamente de uma rodada de negócios virtual na próxima terça-feira (29). A iniciativa faz parte de uma delegação empresarial multissetorial coordenada pelas Câmaras Brasil-Alemanha de São Paulo, Porto Alegre e Curitiba em parceria com o estado de Renânia Palatinado. Composta por empresas dos setores vitivinícola, calçadista, metalmecânica, softwares e equipamentos para a indústria química, a delegação tem como objetivo fomentar os negócios entre ambos os países, por meio do matchmaking de companhias com objetivos comuns.
Inscrições em: (https://www.ahkbrasil.com/iframes_site_ahk_typo3/v2/verEventoDetalhado.aspx?id=4566).

I – Vagas para Maquinistas

A VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – está com 30 vagas abertas para maquinistas na Baixada Santista. Podem se inscrever pessoas que tenham ensino médio completo; sólida experiência como maquinista de viagem; disponibilidade para atuar em regime de escala e turnos; e que residam em Santos, Cubatão, Praia Grande, São Vicente, Embu-Guaçu, Boa Vista, Mairinque ou ter disponibilidade para mudança. Também é desejável ter experiência em trecho de serra. A seleção será totalmente digital e os interessados devem se inscrever até o próximo dia 30 em: (https://jobs.kenoby.com/vlivagas/job/maquinista-i/60b6936592b2c65a35405e44?utm_source=website).

J – Bartenders e Baristas

A marca espanhola Licor 43, trazida com exclusividade pela Aurora Fine Brands, apresenta a quinta edição do campeonato anual Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge, evento que desafia profissionais dos dois balcões a criarem as melhores receitas que levem Licor 43 e café para disputarem na rodada local onde o vencedor garante a vaga para participar da rodada global. Há cinco anos, a marca convida bartenders e baristas de todo o mundo para que mostrem sua experiência e criatividade na arte de mesclar Licor 43 e café em coquetéis. Nesta quinta-feira o campeonato será executado online no site (www.licor43.com). A competição acontece em formato virtual e com inscrições gratuitas. Para se inscrever acesse: (www.licor43.com/bartenders-baristas-challenge/).

K – Aumento nas Exportações

Principal exportadora brasileira de semirreboques, a Randon Implementos registra em 2021 um forte crescimento nos indicadores de produtos vendidos para o exterior. O balanço do primeiro quadrimestre aponta um crescimento de 161% nas vendas de exportação, em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre janeiro e abril, foram comercializadas 824 unidades de semirreboques, enquanto foram vendidos 316 produtos nos mesmos meses de 2020. Entre os implementos mais comercializados, o principal é o semirreboque do modelo Plataforma, seguido das linhas Basculante e Tanque. Os resultados obtidos em países da América do Sul, como Chile, Peru, Argentina e Paraguai, impulsionam esses indicadores, que são potencializados ainda mais pela forte retomada em outros mercados, especialmente no continente africano.