Negócios em Pauta 31/08/2021

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 30 de agosto de 2021

A – 74 anos voando nas Américas

A Copa Airlines acaba de completar 74 anos de uma história de conquistas e inovações no setor aéreo mundial. Com um reconhecido atendimento de excelência, que contempla aeronaves de primeira linha, pontualidade ímpar e benefícios diferenciados para seus passageiros, a Copa se mantém firme no propósito de conectar as Américas, promovendo experiências inesquecíveis aos seus passageiros. E os números corroboram que a companhia, ao longo tempo, conquistou um público fiel. Segundo a Anac, a empresa já é líder do transporte de passageiros em voos internacionais no Brasil. “Tanto as viagens a lazer quanto as corporativas devem voltar ao radar dos brasileiros neste segundo semestre, principalmente quando falamos de destinos como o México e os EUA”, afirma Carlos Antunes, Gerente Regional de Vendas da Copa Airlines para o Mercosul.

B – Projetos Culturais


As empresas do grupo Eletrobras lançaram o edital do Programa Cultural 2021, que vai disponibilizar até R$ 9 milhões para projetos culturais. A inscrição deve ser realizada em (https://prosas.com.br/editais/9704-programacultural-da-emp). Serão patrocinados projetos de quatro áreas da Lei Rouanet: artes cênicas; patrimônio cultural material e imaterial; música; e museus e memória. Podem concorrer projetos de pessoas jurídicas, inclusive MEI, e pessoas físicas que sejam brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros residentes no Brasil. serão valorizados projetos inovadores que envolvam propostas criativas que incentivem novos olhares sobre as diversas áreas artísticas e do conhecimento. Outras informações pelo e-mail ([email protected]).

C – Suporte para Empreendedores


A Aliança Empreendedora, capacita microempreendedores, lançou o programa Guru de Negócios. Por meio de uma plataforma homônima, ele oferece uma troca de experiências entre empreendedores e mentores com vasta experiência no mercado de trabalho e de diversas áreas ligadas ao dia a dia do negócio de quem empreende como, gestão financeira, vendas, marketing, comunicação, gestão de equipes, dentre outras. Tendo parceiros como Itaú, Acccenture e Serasa, o programa engaja funcionários da empresa parceira a apoiar microempreendedores por meio da mentoria, compartilhando seu conhecimento profissional, oferecendo suporte na jornada e facilitando o desenvolvimento dos empreendedores. Saiba mais em (www.gurudenegocios.org.br).

D – Virando o Jogo


A Escola Estadual Ennio Voss, no Brooklin, em São Paulo, recebe esse mês quadra poliesportiva totalmente revitalizada para os seus estudantes. A iniciativa realizada pelo Instituto Superação: Formação pelo Esporte, ONG que atua em 30 escolas em São Paulo e Minas, promovendo educação e desenvolvimento humano por meio do esporte. A ação faz parte do projeto Virando o Jogo, que busca levar melhorias para escolas, por meio de reformas de quadras poliesportivas. Ao todo, serão 6 quadras reformadas em SP e MG até o final do ano. Os espaços foram submetidos a obras que incluem pintura, reforma de piso de madeira, iluminação. A primeira delas, entregue esse mês contará também com pintura do artista plástico BongaMac. Para saber mais, acesse: (https://institutosuperacao.org/).

E – Indústria 4.0 Case


Se a sua empresa fornece soluções ou está sendo transformada pela indústria 4.0 você ainda pode participar do Prêmio ABII 2021 inscrevendo seu case até esta sexta-feira (3). O prêmio é realizado pela Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) e reconhecido por destacar projetos que desenvolvem ou utilizam as tecnologias habilitadoras da indústria 4.0. Em sua 4ª edição, funciona como um palco para as empresas mostrarem seus projetos ao mercado. O prêmio é aberto para qualquer empresa interessada em participar. Inscrições podem ser feitas em (https://tinyurl.com/8padyb5u). Mais informações: (www.abii.com.br).

F – Negócios entre Mulheres


A Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) lança iniciativa para auxiliar o fortalecimento dos negócios gerados por mulheres. O ‘Conaje para Elas’ tem o propósito de capacitar e encorajar as participantes para o empreendedorismo, reforçando a oportunidade de geração de renda e trabalho. A proposta está em promover o relacionamento e gerar negócios entre mulheres que estejam ligadas a movimentos regionais de empreendedorismo. A Confederação tem 23 líderes mulheres de movimentos locais associados, em diferentes regiões do país, e a iniciativa auxilia para que elas reforcem o processo de se relacionar e identificar oportunidades por meio de movimentos de integração Para mais informações, acesse o portal: (www.conaje.com.br).

G – Transposição do São Francisco


Amanhã (1º), às 16h, a Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie promove a plenária “Projeto de transposição do Rio São Francisco: Uma obra desafiadora e multidisciplinar”. O evento é parte da XXXIII Semana da Escola de Engenharia. Contará com a presença de profissionais da Engecorps Engenharia. A obra da transposição do Rio Francisco é uma das mais complexas e interessantes no ramo, é uma das maiores obras executadas no Brasil nos últimos 10 anos. Ela corresponde a um total de extensão de canais de 700 km. A transmissão é pelo canal (https://www.youtube.com/channel/UCNwLl4VwW70chbltWQxQLFw) no YouTube, não sendo necessário fazer inscrição previamente.

H – Educar para Transformar


O Instituto MRV está com inscrições abertas para a 8ª edição do Educar para Transformar, com voto popular para selecionar e colocar em prática projetos sociais transformadores na área da educação. Selecionará 5 iniciativas que receberão recursos no valor de R$ 200 mil, capacitações e acompanhamento pelo período de dois anos, por meio da oferta de didáticas sobre comunicação, gestão, pessoas, comercial e social. O Instituto também incentiva organizações sociais a desenvolverem a estratégia de um serviço que contribua com a captação de recursos para a própria organização, promovendo sustentabilidade financeira e maior autonomia para a continuidade de suas atividades. Inscrições e informações: (institutomrv.com.br/nossos-pilares/educar-para-transformar/inscricao/).

I – Certificação Inédita


O compromisso com as determinações regulatórias do setor e com as boas práticas de atuação garantiu ao Banco Semear o Selo Abracam de Conformidade, concedido pela Associação Brasileira de Câmbio. O programa é considerado um marco para o segmento e objetiva aferir a aderência das instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio em relação à normatização e aos procedimentos de governança corporativa, compliance, atendimento e prevenção a ilícitos financeiros. A obtenção do Selo atesta que o Semear, além de seguir a regulamentação do mercado, está alinhado às diretrizes da Circular número 3.978/2020 do Banco Central, referência fundamental na construção da certificação. Saiba mais: (www.bancosemear.com.br).

J – Setor de Saneamento


Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, a edição 2021 do Congresso, o mais importante evento de saneamento ambiental do Brasil, tem como tema central “Cidades Inteligentes conectadas com o saneamento e o meio ambiente: desafio dos novos tempos”. É o evento mais importante do setor do saneamento no Brasil e o espaço está aberto para a inovação. Acontece entre 17 e 20 de outubro em Curitiba, considerada uma das sete comunidades mais inteligentes do mundo. A novidade é o Pitch Live, uma trajetória de inovação, voltada para startups que apresentem soluções para o setor do saneamento e começa antes do evento. Saiba mais em: (www.congressoabes.com.br).

K – Eletrificando Entregas


Assim como a melhoria contínua de suas operações, a sustentabilidade também é um valor muito forte dentro da cultura da DHL Supply Chain, líder global em armazenagem e distribuição. A mais nova iniciativa na área é uma parceria com o Grupo Boticário para zerar as emissões das entregas da varejista de beleza para suas lojas em São Paulo. O projeto faz parte do objetivo do Grupo Boticário de que 100% das entregas sejam feitas por veículos elétricos até 2025 nas capitais. A DHL Supply Chain, por sua vez, tem a meta de zerar suas emissões até 2050, tendo investido cada vez mais no desenvolvimento de soluções logísticas verdes. Com a parceria, estima-se que mais de 48 toneladas de gases deixarão de ser emitidas por ano a partir de 2022.