Negócios em Pauta 03/02/2021

em Negócios em Pauta
terça-feira, 02 de fevereiro de 2021

A – Olimpíadas com Pandemia

O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio, Yoshiro Mori, afirmou ontem (2) que o evento será realizado “independentemente da evolução” da pandemia. A confirmação foi dada em uma reunião com políticos japoneses. Na ocasião, ele também garantiu que irá “seguir adiante” com as Olimpíadas. Mori ainda comentou que o país “deve ir além” da discussão da realização ou não dos Jogos. Para ele, é necessário pensar em “como fazer” o evento acontecer, já que será preciso “pensar em uma nova Olimpíada”. Elas estão programadas para acontecer entre os dias 23 de julho e 8 de agosto, e os Jogos Paralímpicos de 24 de agosto a 5 de setembro (ANSA).

B – Empregos Formais

Com 32.532 empregos celetistas a menos, o comércio da cidade de São Paulo fechou 2020 com a pior taxa de empregabilidade da série histórica da Pesquisa de Emprego no Estado de São Paulo, elaborada pela FecomercioSP desde o início de 2010. O setor sofreu um enxugamento de 3,78% nos seus postos de trabalho em relação a 2019, puxado principalmente pela queda brusca das vagas formais no varejo (-22.127) – atividade mais prejudicada desde a chegada da pandemia ao País, em março do ano passado. O desempenho do setor de serviços paulistano, em 2020, seguiu trajetória semelhante ao do comércio: perda de 34.960 empregos celetistas ao longo do ano, o que representa o segundo pior resultado da série histórica, atrás apenas das 53.605 vagas perdidas em 2016.

C – Saúde dos Funcionários

A Concentrix, multinacional de soluções de customer experience, anuncia seu plano de fornecer vacinas da Covid-19 totalmente gratuitas para funcionários em toda a América Latina assim que estiverem disponíveis. A empresa, cuja cultura é baseada em ser “fanática por seus colaboradores”, se compromete a tomar rápidas medidas assim que as vacinas estiverem amplamente disponíveis para determinar o medicamento mais seguro e eficaz para os funcionários, fornecê-lo aos que precisam e liderar pelo exemplo em seus esforços para manter a segurança de suas pessoas e das comunidades em que vivem e trabalham. Ao fazer isso, a empresa, cuja equipe trabalha em nove países da América Latina, visa ajudar a acabar com a pandemia e revigorar as muitas economias em que opera em toda a região (www.concentrix.com).

D – Conectando Jovens

Para estimular a entrada de jovens no mercado de tecnologia da informação, o Meu Futuro Digital, um ecossistema digital com o propósito de transformar o Brasil em um país do futuro do trabalho e da educação por meio da TI, e o Instituto Via de Acesso, ONG de capacitação e inclusão de jovens no mundo de trabalho, firmaram uma parceria para a construção de um programa para jovens em áreas de tecnologia e inovação na cidade de São Paulo. “O nosso papel será conectar os jovens às empresas que trabalham com o Instituto Via de Acesso e também às companhias que integram o nosso ecossistema. A primeira ação é a construção de um programa de aprendizagem com o apoio da Fatec Osasco. Seremos responsáveis em fornecer a infraestrutura para os cursos e a formalização do projeto junto aos órgãos competentes. Temos como meta atingir 500 jovens dentro de poucos meses”, disse Rubem Duek, CEO do Meu Futuro Digital (www.meufuturodigital.org).

E – Profissionais de TI

A Sovos, empresa global líder de softwares para compliance fiscal, está com vagas abertas para contratação em CLT de profissionais de TI em seu escritório situado em Barueri. Há oportunidades para: Development Manager Java; Senior .Net Developer;
Senior Quality Analyst; Senior Software Developer Java/SAP; Solutions Architect – LATAM; Technical Lead Development – Java. Além de um ambiente colaborativo e com grandes oportunidades de crescimento, a Sovos também oferece plano de carreira e feedbacks constantes. Entre os requisitos está boa comunicação e inglês fluente para interface com as equipes que ficam em outros países. Interessados podem se candidatar através do site (https://sovos.com/careers/current-openings-south-america/).

F – Rumo ao Canadá

Estão abertas as inscrições para o Dream2B Global Acceleration Program, aceleração e internacionalização para startups brasileiras no Canadá. Em sua 5ª edição, o programa irá selecionar 15 startups de todo o país das áreas de inteligência artificial, cidades inteligentes e veículos autônomos. As 15 startups selecionadas participarão do programa que será realizado de 12 de abril a 7 de maio, incluindo desde mentoria com experts e empreendedores canadenses e brasileiros, a workshops com profissionais para validação do modelo de negócios; reuniões com potenciais parceiros e clientes; além de pitches para investidores. As startups selecionadas também terão acesso a uma sessão de mentoria de pré-internacionalização oferecida pela Softex. Inscrições: (https://www.dream2b.com.br).

G – Jovem Aprendiz

A Natura e a Avon estão promovendo um processo seletivo 100% digital pela Taqe – plataforma de recrutamento e seleção digital, para contratação de jovens aprendizes. O processo objetiva contribuir com o desenvolvimento integral de jovens por meio de um programa de capacitação que será implementado ao longo do contrato. Espera-se que mais de 50% dos contratados sejam pessoas que se autodeclaram negras e residam em comunidades entorno das unidades das empresas, nas cidades de São Paulo, Cabreúva, Fortaleza, Salvador, Cajamar, Benevides e Itupeva. São mais de 190 oportunidades entre Natura e Avon oferecidas para diferentes perfis. Para participar, basta se cadastrar no link: (taqe.com.br/natura-e-avon).

H – Business Engineering

O curso de especialização Master in Business Engineering (MBE), do Campus Sorocaba da UFSCar, está com inscrições abertas para formação de nova turma, com início neste primeiro semestre. O MBE tem por missão fornecer ampla formação baseada em conhecimentos das áreas de Gestão, Negócios e Engenharia, a partir do uso de ferramentas e técnicas analíticas para que possam ser melhoradas as operações internas e externas das organizações. A grade curricular inclui disciplinas como Gestão de operações, Cadeia de suprimentos, Fundamento do Seis Sigma, Estatística aplicada, Ferramentas da qualidade e Análise de custos. Podem se inscrever pessoas formadas em nível superior que desejam aumentar sua empregabilidade. Inscrições e mais informações: (www.mbe.ufscar.br).

I – Galpões Logísticos

A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, está com oportunidade de investimento logístico em um dos maiores terminais de cargas do Brasil. A concessionária busca investidores interessados na construção e comercialização de galpões no Terminal de Cargas (Teca). As empresas selecionadas poderão ocupar uma área de 65 mil m², dividida em quatro partes, com oportunidades de negócio para armazéns de carga dentro da zona primária do aeroporto e com acesso direto ao pátio de aeronaves. O Terminal é o maior complexo aeroportuário do Brasil sendo coberto por uma área de 99 mil m². que movimentou em 2020 cerca de 208 mil toneladas entre importação e exportação. Mais informações: (https://www.gru.com.br/pt).

J – Plataforma de Mobilidade

A Bolt, empresa de mobilidade urbana que já possui mais de 50 milhões de usuários em mais de 40 países e 200 cidades na Europa e África, acaba de lançar um programa de franquia internacional e planeja ingressar no mercado brasileiro, oferecendo serviços de “carona remunerada”, micromobilidade com patinetes e bicicletas elétricas, delivery de comida e encomendas. A ideia é firmar parcerias baseadas em compartilhamento de receitas com os franqueados que forem aprovados para executar os serviços de mobilidade no Brasil. Os empresários que ingressarem na rede ficarão encarregados das operações locais, como marketing, suporte ao cliente e recruta de motoristas e entregadores, enquanto a Bolt cuidará da plataforma de tecnologia, incluindo o desenvolvimento, manutenção e otimização de software e suporte técnico. Mais informações: (https://bolt.eu/en/franchise/).

K – ToqueQueTransforma

A Nivea, empresa especialista em cuidados com a pele há mais de 100 anos divulga, o seu propósito global ‘O Toque que Transforma e Inspira Conexões’. O isolamento, a falta de contato físico e a sensação de solidão, impulsionados pela pandemia, trouxeram à tona a importância do toque humano para as relações pessoais. Em resposta a essas constatações, a Nivea inicia a sua jornada de propósito e se compromete a revelar os benefícios comprovados do contato físico para a saúde, assim que as circunstâncias permitirem. A empresa irá investir 20 milhões de euros em projetos para o contato com a pele em todo o mundo, alcançando 150 mil pessoas, entre elas bebês prematuros, deficientes visuais e idosos com demência. Com a iniciativa, a Nivea apoiará projetos sociais para promover qualidade de vida para pessoas em risco de solidão, por meio do contato com a pele. Saiba mais em: (www.nivea.com.br).