Negócios em Pauta

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

A – Aviação Executiva

Pelo nono ano consecutivo, o jato leve da série Phenom 300, da Embraer, foi o mais vendido do mundo, segundo números divulgados pela General Aviation Manufacturers Association (GAMA). A Embraer entregou 50 jatos Phenom 300 e Phenom 300E em 2020, tornando-se o jato leve mais entregue do ano. Este é o nono ano consecutivo em que a série Phenom 300 alcança esta marca, tendo acumulado mais de 590 entregas desde que entrou em operação, em dezembro de 2009. Em 2020, o Phenom 300 foi também o modelo de jato mais entregue entre todos os jatos bimotores do mercado. Originalmente lançada em 2005, a série Phenom 300 está em operação em mais de 30 países e acumula mais de um milhão de horas de voo.

B – Oportunidade de Estudo

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) está com inscrições abertas para a terceira chamada da Bolsa Social FECAP, uma oportunidade para que alunos com poucas condições financeiras possam estudar em Instituição tradicional de ensino, fundada em 1902. A ideia central do programa é oferecer oportunidade a todos, já que a educação é um dos principais meios para um futuro profissional de sucesso. Serão oferecidas 20 bolsas de estudo, por turno e curso, a partir deste 1º semestre. As inscrições acontecem até5 de março. O resultado da seleção está previsto para ser publicado em 8 de março, e os candidatos aprovados devem realizar a matrícula até 15 de março. Outras informações: (https://www.fecap.br/bolsas-parcelamentos/).

C – Life Science

A Eppendorf, empresa alemã de biotecnologia com foco em Life Science, aponta um crescimento expressivo na comercialização de seus produtos na América Latina, no mercado de diagnósticos. A marca, que está completando 75 anos, opera no Brasil desde 1998 em laboratórios de análises clínicas, universidades, centros de pesquisa e indústrias. A empresa fechou 2020 somente com a sua linha de automação de robôs de pipetagem com um incremento de 100% comparada ao mesmo período em 2019. Também aumentou suas vendas de consumíveis plásticos em 21% na matriz, na Alemanha e, aqui no Brasil, esse aumento foi de mais de 200%, comparado ao mesmo período do ano anterior. Esses plásticos são usados em laboratórios que trabalham com Sars-CoV-2, seja na detecção do vírus em exames de pacientes, seja na produção/estudos de vacina ou pesquisa com análises genéticas do vírus e suas atuais mutações. Saiba mais: (www.eppendorf.com.br).

D – Complexo Eólico

Diante da Licença de Instalação que autoriza a construção de 365,8 MW de capacidade instalada, concedida Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a AES Brasil dá continuidade ao desenvolvimento da primeira fase do Complexo Eólico Tucano, construído e operado em Joint Venture com a Unipar, líder na produção de cloro, soda e PVC na América do Sul, localizado nos municípios de Tucano, Biritinga e Araci, na Bahia. A obra iniciada, que cumpre o cronograma estimado de construção com conclusão prevista para o segundo semestre de 2022, contempla a fase da joint venture, com controle compartilhado com a Unipar, e a fase 2 do acordo de compra e venda de energia com a Anglo American, que juntas totalizam 322,4 MW de capacidade instalada. Mais informações: (www.aesbrasil.com.br).

E – Programa de Trainees

A everis Brasil, consultoria de negócios e TI do Grupo NTT Data, lança um programa de trainees para formar e contratar talentos para atuarem como consultores de negócios digitais especificamente para sua área de Digital Strategy. O objetivo é dar oportunidade a recém-formados em quaisquer áreas (humanas, exatas ou biológicas) para participar de projetos da everis com grandes empresas nacionais e internacionais. Serão selecionados 20 talentos por trimestre, entre os candidatos que se destacarem em provas de português, idiomas (inglês ou espanhol) e Excel, bem como em um vídeo curto com sua opinião ou conhecimentos sobre Inteligência Artificial (IA), no qual serão avaliadas as habilidades de comunicação, criatividade e organização de ideias. Inscrições: (https://jobs.everis.com/pt-pt/ofertas/trainee-digital-strategy).

F – Segurança Cibernética

Em parceria com o Senai, a Cisco do Brasil lança nova etapa do Programa CiberEducação, voltado para a segurança digital. As inscrições, gratuitas, estão abertas até 8 de março pelo link (https://community.cisco.com/t5/documentos-de-geral/programa-cibereduca%C3%A7%C3%A3o-cisco-do-brasil/ta-p/4279701). Realizado de forma 100% remota, conta com quatro fases. A partir do curso exploratório Fundamentos de Cibersegurança, os inscritos iniciam uma maratona de aprendizado autodidata com duração de três semanas. Os melhores alunos concorrem a 1.300 bolsas gratuitas para cursos de formação profissional, oferecidas pela Cisco e seus parceiros. O objetivo é o de formar a próxima geração de profissionais de segurança digital

G – Mulheres Empreendedoras

No mês em que se comemora o Dia da Mulher, a FecomercioSP preparou uma programação especial para os seus webinários, objetivando mostrar ao público histórias inspiradoras de mulheres que fazem a diferença no empreendedorismo, que são exemplos de persistência, coragem, sucesso, mudança e inovação. As lives serão realizadas todas as quintas, às 14h (nos dias 4, 11, 18, 25 de março) e em duas terças, às 17h, (9 e 23 de março), estas duas últimas dedicadas especialmente ao setor de turismo. As transmissões serão feitas nas páginas do YouTube e do Facebook da Federação. Para mais informações sobre o evento e inscrições, basta acessar o link (https://representa.fecomercio.com.br/mulheres-empreendedoras).

H – Projetos Sociais

Com o intuito de contribuir na melhoria da saúde, a Astellas Farma Brasil abriu a ‘Chamada Pública’, edital que vai selecionar projetos sociais e educacionais desenvolvidos por organizações da sociedade civil, que trabalham em prol dos pacientes de onco-hematologia e urologia. Com o objetivo de oferecer apoio financeiro a essas instituições durante este ano, as submissões vão até 13 de março e podem ser feitas pelo e-mail “[email protected]” sob o título/assunto “Submissão Projeto 2021”. O objetivo é fortalecer as iniciativas das instituições que auxiliam os pacientes diariamente em seus desafios, dando voz ativa e responsabilidade pela própria saúde. Mais informações: (www.astellas.com.br).

I – Oscar da Perfumaria

O Prêmio Atualidade Cosmética celebra a inovação e o talento de empresas e profissionais da área da beleza e mercado de cosméticos e perfumes da América Latina, sendo considerado o Oscar da Perfumaria. Em sua 28ª edição, a premiação revelou os destaques de 2020. Na categoria Melhor Fragrância na Perfumaria Feminina o vencedor foi o #Self[ie] Purple, da Água de Cheiro, pioneira no mercado de franquias de perfumaria e beleza. A Água de Cheiro também foi finalista em Perfumaria Masculina com o #Self[ie] Live Green. A colônia amadeirada cítrica, mescla notas de bergamota, jasmim aquosa e âmbar, além do exclusivo Acorde Pop Me Up, desenvolvido para esse perfume e composto por um mix de citrus neon, flores transparentes e musk branco – ideal para quem é autêntico, independente e adora diversão. Saiba mais: (www.aguadecheiro.com.br).

J – Graduação em Pedagogia

A UFSCar publicou edital que regulamenta o processo seletivo para ingresso no curso de graduação em Pedagogia, na modalidade de educação a distância (EaD). Ao todo, serão ofertadas 150 vagas, distribuídas em sete polos presenciais, nas seguintes cidades: Araraquara, Bragança Paulista, Franca, Itapevi, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Votorantim. Para se inscrever, é preciso ter participado de uma das cinco últimas edições do Enem, pois a classificação será feita a partir da nota da redação. Além disso, no momento da pré-matrícula, será necessário comprovar a conclusão do Ensino Médio. Interessados deverão enviar a documentação indicada no edital (https://bit.ly/2ZJs1kR) e realizar o pagamento de uma taxa no valor de
R$ 85. Outras informações: (https://bit.ly/2ZJs1kR) ou pelo e-mail ([email protected]).

K – Trabalho de Ghostwriter

O trabalho do ghostwriter vai além da boa escrita, ele precisa de uma boa bagagem de referências sobre diferentes estilos narrativos, habilidades de entrevistador e pesquisador, organização e produtividade, domínio de diferentes estruturas de texto, assim como capacidade de administrar as condições de cessão de direitos autorais. Neste curso, passaremos pela teoria e pelas referências necessárias para se iniciar na profissão, estudos de caso e aplicação durante as aulas. Este é o curso oferecido pela Universidade do Livro. Ao longo do curso os alunos produzirão três textos para formar um pequeno portfólio. Mais informações: (www.universidadedolivro.com.br).