Negócios em Pauta 30/09/2020

em Negócios em Pauta
terça-feira, 29 de setembro de 2020

A – Operações no Vietnã

Dois jatos E195, da Embraer, iniciaram operações no Vietnã com a Bamboo Airways, oferecendo o primeiro serviço com jatos para Con Dao de Hanói, Vinh e Hai Phong. A Ilha Con Dao e o Parque Nacional são uma área de grande beleza natural a 1.400 km da capital Hanói, na costa sul do Vietnã. O popular destino turístico, com um arquipélago de 16 ilhas, atualmente é servido apenas por aviões turboélice devido à pista curta, pavimento leve e falta de abastecimento de combustível. Os jatos E195 se juntam à frota da Bamboo Airways, aumentando o número de operadores de E-Jets na região da Ásia-Pacífico. A Embraer é líder mundial na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos.

B – Programa Empresarial

O impacto econômico da pandemia afetou micro e pequenas empresas, que hoje buscam formas de se adequar ao novo cenário e garantir a sobrevivência dos negócios. Para ajudar esses empreendedores a enfrentar a crise, Senac RJ e Sebrae Rio desenvolveram o programa ‘Voa Varejo’, uma ação gratuita para os empresários, por meio de orientações com foco no fortalecimento do relacionamento com importantes players, além de ações educacionais para ampliar a qualificação de profissionais do setor, levando em conta ações de curto, médio e longo prazos. O programa tem foco em auxiliar o empreendedor a alavancar seu negócio, através de orientações estratégicas direcionadas às dificuldades dos empresários, garantindo a assertividade do plano de negócios. Inscrições e mais informações: (https://loja.rj.sebrae.com.br/loja/evento/312008476).

C – Estágio e Trainee

A Porto Seguro está com inscrições abertas para os programas de Estágio e de Trainee que, juntos, somam 32 vagas em diferentes áreas. Os interessados em ingressar no Programa de Estágio têm até o dia 9 de outubro para garantir sua inscrição, que pode ser feita através do site (http://estagioportoseguro2020.com.br/), onde também encontram detalhes sobre as oportunidades disponíveis. As inscrições para o Programa de Trainee, acontecem em: (www.traineeportoseguro.com.br) e vão até 25 de outubro. Os profissionais selecionados ingressarão na companhia em janeiro de 2021 e atuarão como líderes de projetos estratégicos e relevantes para o negócio da empresa. Para participar, os candidatos devem preencher alguns pré-requisitos como, por exemplo, ter se formado entre julho de 2017 e dezembro de 2020, possuir inglês intermediário e desejável experiência profissional.

D – Marketing para Autônomos

Com o propósito de ser a melhor parceira do profissional autônomo, a TON, empresa criada pela Stone e Grupo Globo, disponibiliza o curso “Venda Mais Pelas Redes Sociais”. Desenvolvida em parceria com mLabs, plataforma de gestão de redes sociais, a iniciativa objetiva atender à demanda de pequenos empreendedores e profissionais autônomos por uma solução que os ajude a vender on-line. Gratuito e aberto ao público, o curso é composto por 16 aulas distribuídas em quatro módulos, que abordam temas como: a escolha das melhores redes, como pensar e distribuir o conteúdo, como acompanhar e medir os resultados. Há ainda conteúdo específico sobre como usar o Tiktok para turbinar as vendas. Para participar, basta se inscrever na plataforma (http://www.vendamaispelasredessociais.com.br).

E – Acesso a Recursos

A Easynvest, maior corretora independente do país, passará a oferecer crédito a seus clientes a partir do Easycred, serviço totalmente digital e que marca a estreia da empresa no segmento. Com empréstimos a partir de R$ 1 mil, taxas de 1,5% e prazo de pagamento de até 36 meses, o objetivo é popularizar e facilitar a concessão de recursos que tenham investimentos como garantia. Em meio às dificuldades financeiras impostas pela pandemia, 4 milhões de brasileiros recorreram a algum tipo de empréstimo entre maio e julho. Do total, 19% do pedidos foram negados — a maioria pertencente às classes mais baixas, que recebem menos de um salário mínimo. Mais informações: (https://investimento.easynvest.com.br/).

F – PIX nas Maquininhas

A Stone, empresa de tecnologia de pagamentos financeiros e de soluções para PMEs, ofertará o PIX, sistema de pagamento instantâneo, pela maquininha de cartão (POS). Assim, além de ter acesso ao PIX pelo app da Conta Stone, primeira conta digital feita especialmente para os donos de negócios do país, os lojistas poderão aceitar PIX como forma de pagamentos por meio das maquininhas. Ao oferecer o benefício por esse meio de pagamento, a empresa atenderá um mercado do qual já detém mais de 500 mil clientes de diferentes ramos. Para habilitar o serviço, basta ter uma Conta Stone integrada e habilitá-la a ter a opção de receber e pagar por PIX no início de outubro. Saiba mais: (https://www.stone.com.br/).

G – Segurança Digital

A TIVIT, multinacional brasileira de tecnologia, procura profissionais especializados em segurança digital para integrar o time de sua nova linha de negócios de Cybersecurity. A empresa tem 10 vagas abertas para esta área e continua a fazer contratações mesmo em meio à pandemia da Covid-19. Algumas das posições terão esquema de trabalho 100% remoto, mesmo depois da pandemia. Outras misturam trabalho presencial com home office. As posições em aberto para Cybersecurity na TIVIT são: Especialista em Cybersecurity, Desenvolvedor Phyton Sr, Cientista de Dados, User Experience Sr. e Gerente de Produtos de Cybersecurity. Interessados podem acessar (http://tivit.com/carreiras/).

H – Parque Eólico

A Statkraft Brasil iniciará, em janeiro de 2021, a construção do parque eólico Ventos de Santa Eugênia, na Bahia. O empreendimento terá 519 MW. Após a construção, a empresa mais do que dobrará a capacidade instalada no Brasil, chegando a 967 MW. O projeto eólico, que receberá investimentos de aproximandamente R$ 2,5 bilhões, está programado para ser concluído em 2023. As primeiras turbinas eólicas devem começar a operar em 2022. Serra de Mangabeira e Ventos de Santa Eugênia representam a primeira fase de implantação do complexo eólico Ibipeba com aproximadamente 1,1 GW. Os projetos do complexo eólico foram adquiridos em 2019 com aproximadamente 660 MW. A Statkraft é uma empresa global atuando no mercado de Energia e conta com aproximadamente 4.000 colaboradores em 17 países (http://www.statkraft.com/).

I – Eleições Americanas

A Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos no Brasil, com o apoio da UFMG, realizam uma palestra virtual sobre as eleições americanas, intitulada “Eleições nos EUA: Uma visão Geral”, hoje (30), a partir das 18h. A palestra é gratuita, com tradução simultânea, para Libras e legendas ao vivo. O convidado é Akram Elias, fundador e presidente do Capital Communications Group, Inc. – uma empresa focada em diplomacia pública, federalismo, relações políticas, e também contará com a participação dos moderadores professores Dawisson Lopes e Bruno Reis da UFMG. Irão discutir o sistema de colégio eleitoral, no qual cada estado americano ganha um peso, de acordo com o tamanho de sua população, bem diferente de outras repúblicas presidencialistas. Para participar, acesse o site e faça a inscrição: (https://congresse.me/eventos/elections).

J – Ampliação de Quadro

Com vendas em alta no Brasil e exterior, a BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão, está contratando 500 trabalhadores para atuar na produção das unidades de três cidades catarinenses: Concórdia, Chapecó e Capinzal. São oferecidas vagas também para portadores de necessidades especiais (PCDs) e os admitidos deverão começar a trabalhar em breve. Esta é a maior ampliação de quadro de pessoal feito pela BRF nessa fase após o início da pandemia. A última série de admissões foi em abril, quando a empresa admitiu 2 mil pessoas para substituições de trabalhadores do grupo de risco para o novo coronavírus em todas as suas unidades no Brasil e no mundo. A multinacional, que tem sede oficial em Itajaí, emprega mais de 90 mil pessoas no país e exterior.

K – Programa de Estágio

O Zé Delivery, maior startup de entrega de bebidas da América Latina, abriu seu primeiro programa de estágio totalmente online criado por estagiários e para estagiários. Com foco no amplo desenvolvimento dos estudantes, o programa ZEstágio, com início em 2021, vai contratar 15 jovens, para todas as áreas da empresa: Engenharia de Software, Marketing, Dados, Produtos, Gente, Operações entre outras. As inscrições devem ser feitas no site (vemser.ze.delivery) até 19 outubro. Para participar é preciso estar no último ou no penúltimo ano dos cursos de Graduação, Técnico ou Tecnológico, ter a partir de 18 anos e mobilidade para trabalhar em São Paulo.