Negócios em Pauta 30/04/2021

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 29 de abril de 2021

A – 65 anos de pioneirismo

O primeiro caminhão (L 312, o “torpedo”) e o primeiro ônibus (chassi LP 312) produzidos no Brasil, em 1956, eram da marca Mercedes-Benz. Esse pioneirismo é ainda mais significativo, por se tratar também dos primeiros veículos comerciais com motores a diesel, conceito trazido pela Empresa ao País. Eles saíram da linha de montagem da fábrica de São Bernardo do Campo, dando impulso extraordinário ao desenvolvimento e à história da indústria automobilística nacional. Próxima dos 65 anos de atividades no País, a Mercedes-Benz é hoje a maior fabricante e exportadora de caminhões e ônibus da América Latina. E, dessa mesma fábrica, sai hoje o Novo Actros, primeiro produto da marca na era 4.0 e o caminhão mais inteligente, eficiente, conectado e seguro do mercado, agregando ainda mais eficiência e valor às operações dos nossos clientes. A inauguração oficial da primeira fábrica da Mercedes-Benz do Brasil ocorreu em 28 de setembro de 1956, contando com a presença de muitos convidados e autoridades, entre elas o então presidente da República, Juscelino Kubitschek.

B – Soluções para o Oceano

A Fundação Grupo Boticário lança nova edição da teia de soluções, processo de cocriação de projetos, capacitação, mentoria e apoio técnico e financeiro. Esta edição traz o tema oceano. Busca-se propostas inovadoras para fomentar o turismo responsável em favor da biodiversidade marinha, reduzir a poluição no oceano e mitigar os efeitos da crise climática nas cidades costeiras. A seleção é voltada a pessoas de todo o Brasil com idade a partir de 18 anos e pretende mobilizar profissionais de várias áreas do conhecimento, como TI, Engenharia, Biologia, Oceanografia, Ecologia, Comunicação, Marketing, Negócios, Economia, Ciências do Mar, Design, Desenvolvimento, Programação e Sustentabilidade, além de pesquisadores e acadêmicos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site (camp.teiadesolucoes.com.br).

C – Cursos Live

Após mudanças no modo de ensino devido a pandemia, instituições educacionais precisaram alterar seu calendário letivo e encontrar uma solução para continuar oferecendo educação de qualidade aos estudantes, mesmo sem a presença nos espaços físicos. A Universidade São Judas criou a São Judas Live, uma modalidade de graduação 100% digital, onde o aluno pode acompanhar aulas ao vivo de onde estiver, podendo utilizar as dependências da faculdade para realizar atividades pedagógicas, pesquisas de integração, entre outras. Diferente do EAD convencional e das aulas presencias, a São Judas Live traz como diferencial o uso da tecnologia como braço direito do professor e do aluno, utilizando o ambiente digital para exercer práticas laborais que só poderiam ser feitas presencialmente. Saiba mais em: (www.usjt.br).

D – Carteira Digital

A Edenred Soluções Pré-Pagas, que oferece e customiza soluções inovadoras de pagamentos para empresas, lança ao mercado a carteira digital Edenred Wallet, disponível para usuários do Ticket Pagamentos (pagamentos de colaboradores e terceiros) e Ticket Plus (antecipação salarial). Os valores recebidos pelos trabalhadores por meio desses produtos passam a ficar disponíveis dentro da plataforma, que conta com uma série de features que visam facilitar o dia a dia dos usuários. Entre as funções, estão o pagamento de contas, recargas de celulares e TVs pré-pagas, compras e saques via QR Code, busca de estabelecimentos credenciados e outras. O aplicativo já está disponível na PlayStore e na AppStore, e a Edenred Soluções Pré-Pagas pretende colaborar com o dia a dia de 250 mil usuários.

E – Espanhois Otimistas

A Câmara Espanhola de Comércio divulga a 8ª edição da Pesquisa Anual de Investimentos e Clima de Negócios no Brasil, material que é um importante traçado das empresas espanholas sediadas no país e seus investimentos em território nacional. A pesquisa contou com a participação de 71 líderes empresariais de diversos setores associados à Câmara Espanhola, que responderam questionário sobre as suas atividades no período de 2019-2020, além de projeções para 2021. Mesmo com um cenário de incertezas, 37,5% das empresas respondentes estão otimistas com o ambiente de negócios no país, o que representa um crescimento de 26% em comparação ao ano passado. Cerca de 34% têm a intenção de aumentar os investimentos em pelo menos 20% ainda neste ano, 53,57% pretendem manter o volume de negócios (www.camaraespanhola.org.br).

F – Serviços Jurídicos

Epiq, líder global em serviços de tecnologia para departamentos jurídicos corporativos e escritórios de advocacia, está expandindo seus serviços para a América Latina, através de um data center da Azure, em ambiente de Cloud Computing, em São Paulo. Com mais de 7000 funcionários em 18 países, assim como 17 data centers na América do Norte, Europa, Ásia, Austrália e, agora, América Latina, a Epiq tem transformado o setor jurídico para seus clientes globais por quase duas décadas. Hoje, apoia 90% dos principais escritórios de advocacia globais e metade das organizações ‘Fortune 100’ na tomada das melhores decisões jurídicas e empresarias, sempre orientada por dados e tecnologia. Mais informações em: (https://www.epiqglobal.com/en-us/services/america-latina).

G – Programa de Estágio

Empresa líder em tecnologia e inovação para o sistema financeiro, a Sinqia, está com inscrições abertas para o programa de estágio Be the Next Gestão, focado no crescimento e na preparação dos futuros gestores da companhia.Os candidatos passarão por duas etapas com entrevistas, sendo a última delas com o CEO da empresa, Bernardo Gomes. No programa, que tem duração de um a dois anos, os jovens terão a oportunidade de atuar na área de Planejamento Estratégico, e terão o importante papel de contribuir com a estruturação e evolução da área, atuando próximo a todas a outros setores da companhia, e, principalmente, em conjunto com as lideranças, colaborando com toda camada de C-Level e Conselho Administrativo. Saiba mais em: (https://jobs.kenoby.com/sinqia-btn).

H – Educação de Qualidade

O Nubank está com as inscrições abertas para um programa educacional focado na formação de 400 jovens negros e negras em situação de vulnerabilidade social na Grande São Paulo. O foco do projeto são jovens com idade entre 17 e 25 anos que estejam fora da escola ou não tenham vínculo empregatício e que sejam moradores das comunidades próximas aos 10 polos educacionais implementados pela empresa de impacto social Alicerce Educação. As aulas ocorrerão presencialmente, seguindo as fases de contenção da pandemia e os devidos protocolos de segurança. Para mais informações, acesse: (https://blog.nubank.com.br/nubank-lanca-curso-em-atendimento-e-tecnologia-focado-em-jovens-da-periferia-de-sp/).

I – Cooperativas no Agronegócio

Há pelo menos três décadas, o agronegócio vem ampliando sua produtividade e as exportações a partir dos investimentos em inovação e tecnologia. A atuação cooperativa no agronegócio é tão relevante que quase um quarto das cooperativas brasileiras é do ramo agropecuário. O setor reúne 992,1 mil cooperados, que se auxiliam por meio de alguma das 1,2 mil cooperativas. Tão relevante quanto produzir conhecimento é fazê-lo chegar a quem precisa. E este é o papel de MundoCoop. Uma forma direta de contribuir com a disseminação de conhecimento ao cooperativismo agro é por meio do CoopTalks Agro. Em sua primeira edição em 2021, reúne especialistas das diversas áreas que impactam diretamente o setor. O evento acontece entre os dias 10 e 11 de maio, em formato online. Mais informações, acesse: (www.cooptalks.com.br/agro).

J – Educação Empreendedora

Desde 2013, quando foi instituído o Programa Educação Empreendedora do Sebrae, a instituição já atendeu 7 milhões de alunos e capacitou cerca de 270 mil professores, com presença em mais de 10 mil instituições de ensino em 4,5 mil municípios. O Sebrae também oferece capacitações online e gratuitas e para ajudar na elaboração de conteúdo que possa ser utilizado pelas escolas, respeitando as especificidades de cada localidade. Entre os cursos lançados recentemente, estão o “Professor do Futuro”, voltado para os educadores; “As dimensões da gestão escolar”, para os gestores e “Socorro: Eu não tenho a menor ideia do que eu quero para a minha vida”, para os estudantes (www.sebrae.com.br).

K – Avião Solidário

O Grupo LATAM Airlines informa que, por meio de seu programa Avião Solidário, continuará transportando gratuitamente, durante todo o ano de 2021, vacinas contra a covid-19 dentro dos países onde opera. Até o momento, o Grupo movimentou mais de 23,7 milhões de vacinas do imunizante dentro da América do Sul, em mais de 300 voos domésticos no Brasil, Chile, Equador e Peru. Mais de 50 destinos foram beneficiados, inclusive aqueles localizados em pontos de difícil acesso, como a Ilha de Páscoa, Galápagos e Iquitos. Somente no Brasil, já foram movimentadas mais de 22 milhões de doses da vacina contra a covid-19 para todos os estados do País. Desde o início da pandemia, o programa transportou mais de 480 toneladas de cargas, principalmente suprimentos médicos, como máscaras, testes rápidos para covid-19, medicamentos, entre outros produtos, beneficiando Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Argentina.