Negócios em Pauta 29/03/2016

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 28 de março de 2016

A – Código Florestal

Até há bem pouco tempo, a segurança jurídica dos produtores rurais brasileiros era obtida fundamentalmente por meio do atendimento às normas do Incra. Com a aprovação do Código Florestal, em maio de 2012, os produtores rurais incorporaram em seu dia a dia novas obrigações e direitos na área de meio ambiente. Esse conjunto de elementos legais fornece maior segurança jurídica aos produtores que, em troca, necessitam se inscrever no Cadastro Ambiental Rural (CAR), a espinha dorsal do Código Florestal. O prazo para o produtor ficar em dia com as suas obrigações relacionadas à nova lei ambiental brasileira está terminando. O CAR deve ser realizado até o próximo dia 5 de maio. Algumas vantagens do Código Florestal apenas valerão para os produtores que cumprirem o prazo de cadastramento das suas fazendas.

B – Identidades Comunitárias

Com início previsto para as 9h00, no Teatro do Mosteiro São Bento, acontece no próximo dia 5 a conferência “A filosofia do retorno e a crítica à contemporaneidade”, proferida por um dos maiores críticos italianos da contemporaneidade, o filósofo, escritor e jornalista Marcello Venezian, promovido pelo Istituto Italiano di Cultura de São Paulo. Sendo uma das principais referências mundiais ao pensamento ligado às tradições e às identidades comunitárias, Veneziani poderá debater com o público alguns dos principais temas da atualidade, como a Europa do passado e do presente, a crise imigratória dos refugiados, terrorismo, uso das redes sociais, o papel da religião no século 21, dentre outros. Para o filósofo é fundamental o retorno ao passado, de forma a resguardar as tradições e as conexões entre os entes de uma comunidade. A entrada é franca.

C – Áreas da Filantropia

Começa nesta quarta-feira (30) e vai até 1º de abril, na Fecomércio, o 9º Congresso GIFE, sob o tema “O sentido público do investimento social privado”. A presença de Darren Walker, presidente da Fundação Ford, é uma das atrações confirmadas do Congresso, que recebe especialistas relevantes de diversas áreas da filantropia. O foco de debates será a problematização das relações contemporâneas entre o público e o privado a partir da atuação dos institutos, fundações e empresas envolvidos com o campo do investimento social. A partir da conexão entre os diversos temas que serão debatidos ao longo dos três dias do Congresso, o evento pretende ajudar os participantes a construir uma visão sobre o atual momento vivido pelo país e o papel do ISP neste cenário. Outras informações em (http://congressogife.org.br).

D – Decisões Sobre Pessoas

Entre os dias 17 e 18 de maio, no WTC – Sala Ballroom, acontece o Fórum HSM de Liderança e Alta Performance, promovido pela HSM Educação Executiva. Claudio Fernández-Aráoz, consultor e professor da Harvard Business School, será um dos palestrantes e falará sobre as grandes decisões sobre pessoas. Uma das vozes mais respeitadas do mundo na identificação, desenvolvimento e gestão de talentos, o estudioso pretende explorar os principais fatores que permeiam a liderança no século 21, traçando um panorama sobre como selecionar as pessoas certas e trabalhar a identificação de talento. Durante o encontro, os participantes poderão interagir com Araóz e capturar insights fundamentais para transformar a liderança nas organizações. Mais informações sobre o evento (http://goo.gl/YXigeP).

E – Varejo Farmacêutico

A Raia Drogasil alcançou pelo quinto ano consecutivo a liderança do ranking de vendas totais das redes de varejo farmacêutico no Brasil. A companhia obteve a primeira posição em faturamento e em número de lojas, de acordo com o levantamento anual da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA-USP). O ranking, referente a 2015, tem como base os dados de todas as 29 redes de drogarias associadas. A companhia, maior grupo varejista farmacêutico do Brasil, que atua no mercado com duas bandeiras, Droga Raia e Drogasil, fechou 2015 com 1.235 lojas em 17 Estados brasileiros e faturamento de R$ 9,4 bilhões.

F – Relacionamento com Eleitores

A Seekr – que atua no ramo de TI provendo soluções em multicanalidade – acaba de lançar o guia “Eleições: 6 dicas para utilizar as mídias sociais a seu favor”. O documento traz orientações sobre como o monitoramento de mídias sociais pode ajudar políticos no relacionamento com eleitores, para que também prestem informações sobre suas atuações. O guia fornece recomendações sobre a melhor forma de acompanhar a concorrência e como o SAC 2.0 pode ser um diferencial positivo no trato com o público, o que consiste em uma campanha de sucesso. Para garantir que o contato com o eleitorado seja duradouro, o manual reúne atitudes importantes que devem ser adotadas após o término das eleições. Saiba mais em (https://seekr.com.br/).

G – Desafios da Educação

A oitava edição do Fórum de Lideranças: Desafios da Educação, que acontece no dia 12 de maio, no Insper (Rua Quatá, 300), é promovida pela Blackboard e pelo Grupo A Educação, e tem como tema “O ensino centrado no aluno”, que provoca os participantes com questões como “Inspirar é o novo educar?”, “Como você se conecta ao aluno?”, entre outras perguntas que vão ao encontro dos desafios da educação do futuro. Nesse ano o Insper, será a instituição de ensino que irá sediar o evento que reunirá gestores de Instituições de Ensino e especialistas em educação para discutir, analisar e compartilhar experiências sobre melhores práticas educacionais, mostrando resultados e tendências do ensino com foco no estudante. Inscrições limitadas e gratuitas em (www.desafiosdaeducacao.com.br/forum-de-liderancas).

H – Novilhas Senepol PO

A Nova Vida, de Ariquemes (RO), promove amanhã (30), uma grande oferta de touros da raça Senepol. Trata-se do Leilão Virtual Genética JAJ, com a oferta de 40 doadoras Senepol PO. O evento começa às 21h00 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo Canal Rural e organização da Programa Leilões, com o leiloeiro Guilherme Sanches. São creditadas à propriedade as primeiras importações da raça, no ano 2.000. Atualmente, é detentora do maior e mais variado acervo genético do gênero no mundo. Informações: (11) 3773-8113, ([email protected]) ou ([email protected]).

I – Sports Nutrition

Considerada a marca pioneira e referência no setor de suplementos nutricionais no Brasil, a Integralmédica®, é patrocinadora do Arnold Classic Brasil 2016, a maior feira internacional de nutrição esportiva, fitness e competições da América Latina, que está em sua quarta edição e começa nesta sexta-feira (1º) e vai até domingo (3), no espaço Rio Centro, no Rio de Janeiro. Para o público que participa do evento como nutricionistas, nutrólogos, médicos do esporte, atletas, personal trainers, professores de educação física, estudantes e praticantes de atividades esportivas, este ano, a Integralmédica® preparou diversas atrações, como os lançamentos para o mercado de suplementação, que incluem inovações exclusivas. Outras informações em (www.integralmedica.com.br).

J – Mercado Futuro

A 3D Protos é uma empresa da capital gaúcha especializada em impressões 3D. Atende a diversos segmentos, desde engenharia, design industrial e medicina, até a produção dos mais diversos produtos como protótipos funcionais para indústria, modelos de teste para designers, órteses, próteses e modelos médicos para estudo. O grande diferencial da empresa é o preço. As diversas tecnologias desenvolvidas no Brasil são conhecidas por ter um custo muito elevado. Na contramão dessa afirmativa, a 3D Protos realiza um trabalho que visa a realização sem preços abusivos. Sua meta é aumentar as parcerias com empresas que desejam trabalhar com a tecnologia de impressão em 3D. O objetivo é fortalecer a união entre as empresas a fim de ampliar e dar visibilidade ao trabalho. Saiba mais em (www.3dprotos.com.br).

K – Evento Nerd

Nos próximos dias 9 e 10, acontece a décima edição do “Festival Guia dos Quadrinhos”, no Club Homs, na Av. Paulista, 735. O evento contará com 70 expositores, 28 mesas com quadrinistas brasileiros e convidados de renome internacional: Ivan Reis (Liga da Justiça, Aquaman); Julia Bax (Daikiri, X-Men: Primeira Turma), Felipe Massafera (Lanterna Verde, Superman) e Danilo Beyruth (Astronauta: Magnetar, Gwenpool) que participarão de debates e autógrafos. E pela primeira vez, a décima edição inicia uma coleção de cards, que serão distribuídos gratuitamente aos visitantes, que homenagearão as revistas em quadrinhos mais importantes já lançadas no Brasil. Serão 10 cards a cada edição anual do Festival que, ao longo dos anos, formará uma grande painel dos títulos mais importantes e influentes lançados no Brasil desde 1905. Saiba mais em (www.guiadosquadrinhos.com.br).

L – Rio Boat Show

Entre os próximos dias 8 e 17, a Wind Charter estará expondo no Rio Boat Show, salão náutico realizado na Marina da Glória. O evento reúne os principais estaleiros e dealers do país e tem como maior diferencial a exposição dos barcos na água. A Wind Charter levará o Jeanneau 469, recém-chegado ao Brasil, que ficará atracado no estande da fabricante Jeanneau. A Wind Charter está baseada na Marina do Engenho, em Paraty, e recebe muita gente de São Paulo e do Sul do país. Ao participar do salão carioca, a empresa espera ser mais conhecida no Rio de Janeiro e região e atrair este públic que tem tanta ligação com o mar. A empresa foi fundada há três anos e hoje é a líder do mercado de aluguel de barcos na América do Sul. Outras informações em (www.windcharter.com.br).

M – Área Financeira

Atenta às mudanças do mercado e na melhoria da capacitação dos profissionais, a FAAP abre as inscrições para o curso de pós-graduação em Controladoria Financeira. Por meio de uma visão sistêmica e ampla, o curso prepara gestores para atuação em ambientes públicos ou privados, capacitando-os a entender os mecanismos da gestão financeira, das relações econômicas e cenários econômico e empresarial global. Nos tempos atuais, o profissional da área financeira tem de ter um perfil cada vez mais analítico, antecipando ações e fazendo projeções, para assim melhorar os resultados e o lucro da empresa, garantindo o sucesso e a vantagem competitiva da organização. Mais informações no site (www.faap.br/pos) ou pelo telefone (11) 3662-7449.

N – Jogo de Tiro Online

A Playspot, publisher de entretenimento online, anuncia o lançamento de Zula, jogo de tiro em primeira pessoa (FPS) online, que chega ao Brasil como o substituto de Red Crucible 2 no catálogo de títulos gratuitos da Playspot. O jogo está programado para chegar em junho de 2016 em fase beta que será aberta aos jogadores. Popular na Turquia, Zula, tem como principais características um gráfico leve e ao mesmo tempo bonito, uma mecânica ágil e precisa, e uma temática diferenciada aos padrões dos games online atuais: as disputas armadas envolvendo a máfia italiana contra paramilitares corruptos. Outro recurso que promete aumentar a competitividade é o seu ecossistema interno preparado para receber partidas de esporte eletrônico, o que inclui tabela de líderes, estatísticas do time, entre outros. Mais informações no site oficial: (https://zula.playspot.com.br).