Negócios em Pauta 28/12/2018

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

A – Confiança do Comércio

O Índice de Confiança do Comércio, da FGV, subiu 5,7 pontos em dezembro, ao passar de 99,4 para 105,1 pontos, o maior valor desde abril de 2013 (105,6). O indicador avançou 5,5 pontos, na terceira alta consecutiva. “É a primeira vez desde março de 2014 que o índice ultrapassa os 100 pontos, limite que identifica a transição para níveis elevados de confiança. Depois de passar por períodos turbulentos ao longo do ano, os comerciantes têm boas expectativas para o começo de 2019. A sustentação dessa recuperação depende da continuidade da melhoria do mercado de trabalho e da redução da incerteza”, avalia Rodolpho Tobler, da Sondagem do Comércio da FGV IBRE. Mais informações sobre os resultados no link: (http://goo.gl/7FTMkV).

B – Product Management

A OLX acaba de lançar o ‘OLX Loading Program’, de capacitação em carreira de desenvolvimento de produtos digitais. O objetivo é desenvolver futuros Product Managers – PMs, como a função é chamada dentro da empresa – por meio de um treinamento intensivo e prático com profissionais de referência em desenvolvimento digital. Os novos Product Managers ficarão alocados durante um ano no Rio de Janeiro, cidade-sede da OLX. Eles serão contratados pela empresa, que também oferecerá auxílio-moradia para os profissionais que residirem fora do município. As inscrições para o OLX Loading Program podem ser feitas até o dia 6 de janeiro no site: (http://olx.com.br/loadingprogram).

C – Vagas de Estágio

De acordo com estudo do Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios, o primeiro trimestre de 2019 chega com a expectativa da abertura de 39.100 vagas destinadas a estagiários em todo o país e marca um aumento de 11,7% em comparação ao mesmo período de 2018. Desde 2014, instante de início da crise econômica no Brasil, os índices não eram tão positivos. Logo, estima-se a volta do aquecimento no mercado de trabalho. Possibilitará aos estudantes do nível superior 33 mil novas oportunidades. Já os alunos do ensino médio e técnico terão 6.100 chances de colocação. A ascensão é de 13% e 5,2%, respectivamente. Ou seja, 2018 ofertou 35 mil vagas, sendo 29.200 para universitários e 5.800 para secundaristas. Os interessados em oportunidades de estágio devem se cadastrar, sem custo algum, no site (www.nube.com.br).

D – Tecnologia Scan & Go

O Grupo Carrefour iniciou o piloto do serviço ‘Scan & Go’ no Brasil, tecnologia que oferece autonomia e agilidade para o cliente realizar suas compras em loja física sem passar pelo caixa. A partir de um aplicativo, é possível ler o código de barras dos produtos, utilizando a câmera do celular, e criar uma cesta virtual para pagamento com um cartão de crédito no próprio app. Ao final, basta apresentar o comprovante na tela do celular para um colaborador e colocar os produtos na sacola. O app poderá ser baixado via Google Play e as compras pagas somente via cartão de crédito. Porém, ao longo do ano, o serviço ‘Scan & Go’ também aceitará outras opções de pagamento e chegará à Apple Store.

E – Investir em Imóveis

A SmartBrain está lançando o primeiro sistema de consolidação de carteira para quem investe em imóveis, o smartRealEstate. O produto oferece um extrato de investimentos imobiliários que permite analisar os imóveis da mesma forma que se faz com as aplicações financeiras e dar eficiência à gestão do patrimônio. O método disruptivo, tira a necessidade de ter que controlar muitas planilhas e cálculos, traz praticidade e facilidade de administrar todos os imóveis dentro de um único sistema. Além disso, a plataforma da SmartBrain permite que pessoas físicas e profissionais passem a ter controle total do seu patrimônio. Saiba mais em (www.smartbrain.com.br).

F – Mais Médicos

O Ministério da Saúde prorrogou o prazo para escolha de vagas para os médicos formados fora do país que já enviaram a documentação para participar do Mais Médicos. Agora, os brasileiros graduados no exterior têm os dias 23 e 24 de janeiro para selecionarem os municípios de alocação pelo site do programa. Nos dias 30 e 31 de janeiro, os médicos estrangeiros terão acesso ao sistema para optarem pelas localidades em aberto. Os médicos com registro no Brasil inscritos na segunda chamada devem se apresentar aos municípios entre os dias 7 e 10 de janeiro. O programa conta com 18.240 vagas em mais de 4 mil municípios, levando assistência para cerca de 63 milhões de brasileiro.

G – Connect Cloud

A Embratel anuncia novas áreas de processamento e armazenamento de dados para a solução Connect Cloud. A partir de 2019, os clientes empresariais poderão optar também por Nuvens nas regiões Sul e Nordeste do Brasil, além do Sudeste, para alocarem e gerenciarem seus dados. A novidade reforça aposta da Embratel na tendência do Edge Computing, permitindo às companhias manterem suas aplicações e informações cada vez mais próximas dos seus clientes finais. É um serviço de Nuvem baseado em Software Defined Network (SDN) e na plataforma Openstack, tecnologias com garantia de mais controle, flexibilidade e total autonomia para as empresas administrarem seus ambientes Cloud. Informações: (www.embratel.com.br/connect-cloud).

H – Equipamento para Radioterapia

Um ano após a abertura do primeiro centro de treinamento em radioterapia do Brasil e mais de 300 médicos capacitados, a cidade de Jundiaí recebe a primeira fábrica de aceleradores lineares da América Latina. A instalação, que integra o complexo industrial pertencente à Varian Medical Systems, empresa americana líder em desenvolvimento de implementos de saúde, é parte do Plano de Expansão da Radioterapia no SUS do Ministério da Saúde. A unidade, localizada no Parque Industrial de Multivias, com 4.700 metros quadrados, já entrou em operação e o primeiro equipamento produzido será entregue ao grupo Oncoclínicas, de Recife, ainda este mês. Outras informações no site: (https://www.varian.com/).

I – Redes Sociais

O Sebrae está oferecendo aos Microempreendedores Individuais (MEI) e aos empresários de Micro e Pequenas Empresas um curso para ampliar conhecimentos de gestão e relacionamento com clientes, minimizando riscos e aproveitando oportunidades nas redes sociais. O curso aborda diversos temas, como, por exemplo, as principais características das redes sociais e como realizar um planejamento necessário para inserir, de modo efetivo, o pequeno negócio na internet. O curso também ajuda a analisar a viabilidade destas ferramentas para o seu negócio. É gratuito, tem duração de 3 horas e deve ser concluído em até 15 dias. As inscrições podem ser feitas em (http://www.sebrae.com.br).

J – Apresentações Musicais

Mensalmente, o Shopping Interlagos recebe na Praça de Alimentação shows para todos os gostos e públicos, tanto no horário de almoço, no Piano ao Ponto (12h30 às 15h), como no Happy Hour (das 19h às 21h30). No almoço, de 2 a 15 de janeiro, a pianista Eliane Pelegrini, que atualmente acompanha cantores de musicais da Broadway, Jazz, MPB e Bossa Nova, fará canções de MPB e POP Internacional. Entre 16 e 31, Marisa Serrano se apresentará ao som da MPB e POP nacional, apenas acompanhada por piano. Em seu show, ela homenageia Cazuza, Djavan, Caetano Veloso, Zélia Duncan, Ana Carolina, Adriana Calcanhoto, Rita Lee e Cássia Eller, entre outros. Nos dias 4, 11, 18 e 25, o saxofonista Mazinho fará apresentações especiais.