Negócios em Pauta 21 a 23/04/2018

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 20 de abril de 2018

A – Crise da Democracia

Na próxima terça-feira (24), a Fundação Escola de Sociologia e Política recebe o jornalista Juca Kfouri para uma palestra sobre “A crise da democracia no Brasil”, a convite da Cátedra Celso Furtado. O encontro começa às 19h no auditório, na Rua General Jardim, 522, Vila Buarque. Além de sua extensa trajetória no jornalismo esportivo, Kfouri também é formado em Ciências Sociais pela USP e usou desta experiência em muitas de suas matérias, como nas denúncias sobre a corrupção no futebol, e em suas publicações sempre analíticas da realidade política e social do Brasil. Não é necessário fazer inscrição prévia. Outras informações: (www.fespsp.org.br).

B – Mães Modernas

A Bailanina é uma e-commerce de aluguel de vestidos infantis de grandes marcas que segue o modelo de shared economy como os conhecidos Uber e Airbnb. Com grifes como Dolce & Gabbana, Burberry e Paola da Vinci, a loja virtual oferece diversas opções encantadoras de vestidos infantis para festas, casamentos e batizados, com valores por uma fração do preço original. Focada em mães modernas, a ideia da Bailanina é prolongar a vida útil de peças usadas poucas vezes, facilitar a rotina das mamães, e estimular um consumo mais consciente, em que as pessoas não precisam acumular peças e sim alugar. Saiba mais em (www.bailanina.com.br).

C – Setor Aeroportuário

No próximo dia 26, acontece em Brasília o Airport Infra Expo, evento que apresenta um retrato do desenvolvimento sustentável do setor aeroportuário brasileiro, com um panorama atual e futuro. Um dos temas em debate será o “Ground Handling Made in Brazil”, os serviços auxiliares sob a ótica das necessidades e da legislação brasileira. O painel trata das interfaces das empresas de serviços auxiliares, as Esatas, como são chamadas, as empresas de ground handling, como solução para a escassez na área operacional e ainda a visão do segmento pós reforma trabalhista. Organizada pela Sator, é o maior evento sobre a infraestrutura aeroportuária no País. Participação de especialistas do setor que discutem as projeções, perspectivas e realidade deste segmento fundamental para a economia do país. Mais informações (http://airportinfraexpo.com.br).

D – Data Centers e Cloud

Empresas e órgãos públicos de toda a América Latina com projetos de destaque no segmento de data centers já podem se inscrever para a sétima edição do Prêmio DCD Awards, que será entregue no Centro de Eventos Pró-Magno, no dia 6 de novembro. Serão contemplados os melhores projetos de data center e cloud. Os projetos poderão ser inscritos em sete categorias, que premiarão desde os conceitos de design, construção e inovação, até a adoção de novas tecnologias e os melhores projetos desenvolvidos em equipe. Além de avaliar os projetos inscritos nas primeiras sete categorias, o juri indicará o ganhador da oitava categoria: Contribuição Excepcional à Indústria de Data Centers. Inscrições e mais informações: (www.dcdawards.lat).

E – Proteção de Dados

O sócio coordenador de Propriedade Intelectual e Direito Digital de Silveiro Advogados, Rodrigo Azevedo, tornou-se o primeiro e único advogado no Brasil a obter certificação em Data Protection Compliance in the European Union, no European Institute of Public Administration, instituição mantida pelos países membros e pela Comissão Europeia em Maastricht. O tema não pode ser mais relevante e atual, em tempos de grandes escândalos com vazamentos de dados pessoais, fake news e mudanças legislativas nessa área, no mundo todo. Em maio próximo, entra em vigor o Regulamento de Proteção de Dados da União Europeia, a norma internacional mais rigorosa nesse campo, que será aplicável, inclusive, a empresas brasileiras com clientela naquele continente. Outras informaççoes em: (propriedade.digital).

F – Sommelier de Cervejas

Não é apenas no Brasil que a cerveja artesanal está em ascensão. Alguns países vizinhos também registram aumento não só no número de cervejarias mas na quantidade de opções que chegam ao consumidor. Para profissionalizar o segmento e oferecer novas oportunidades de capacitação na área, a Escola Superior de Cerveja e Malte inicia em maio a primeira turma de formação em Sommelier de Cervejas em Buenos Aires. Este é o terceiro país com atuação da instituição, que tem sede no Brasil e tem uma unidade no Uruguai. As aulas começam em 18 de maio e finalizam em 23 de setembro. Todas as informações sobre inscrições estão no link (www.cervejaemalte.com.br).

G – Mercado da Ilustração

No próximo dia 28 (sábado) acontece no Espaço Breu (Rua Barra Funda, 444) a primeira edição da ‘Ilustre Feira’, uma evento de ilustração pensada para fortalecer a rede de ilustradores e fomentar o diálogo entre eles, seu público e o mercado. Cerca de 40 talentos da ilustração irão expor e vender seus trabalhos em um evento com roda de conversa, drinks e comidas. Haverá uma roda de conversa com as ilustradoras Brunna Mancuso e Bárbara Malagoli, no debate sobre Mercado da Ilustração e Mulheres na Arte. Também, oficina de colagem com o artista Júlio César Lapagesse, que irá propor um exercício de introdução à técnica da colagem manual. Outras informações ([email protected]).

H – Mundo de Sensações

E que tal viajar e ainda experimentar um pouco do destino da viagem antes mesmo de estar lá? É possível viver isso na Mostra Viajar, única plataforma integrada de comunicação no turismo. Em sua terceira edição, o evento apresenta, entre os dias 8 e 10 de junho, na Bienal do Ibirapuera, experiências de diversos roteiros para que o consumidor possa decidir e comprar com promoções diferenciadas sua viagem, seja de praia, natureza ou cosmopolita. A ideia da Mostra é provocar todos os sentidos das pessoas em seu passeio para que isso facilite na tomada de decisão da próxima viagem. O Maranhão, por exemplo, vai levar três vivências sensoriais com o uso de óculos de realidade virtual: um passeio pelas pedras de São Luís no Centro Histórico; pelas areias dos Lençóis Maranhenses e pelas águas da Chapada das Mesas. Outras informações em: (www.mostraviajar.com.br).

I – Computação em Nuvem

Na próxima terça-feira (24),, das 8h às 12h, na Casa Itaim (R. Clodomiro Amazonas, 907), o jornal Valor Econômico, com o apoio do Google Cloud, realiza o seminário internacional ‘Valor Cloud Fórum’. Com apresentação do Diretor de arquitetura de soluções do Google Cloud, Miles Ward, o encontro vai abordar o impacto da Inteligência Artificial e de Machine Learning nos negócios, aprofundando os conhecimentos sobre Computação em Nuvem e as novas formas de consumo de tecnologia. O seminário também apresenta o painel “O futuro das empresas com Machine Learning” com participações de Sergio Paulo Gallindo, da Brasscom; João Carlos Bolonha, do Google Cloud para América Latina e Roberto Martini, da FLAGCX. Mais informações: (http://www.valor.com.br/seminarios/cloudforum).

J – Estágio na B3

Estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio da B3. Os alunos que estão cursando o último ou penúltimo ano de graduação podem se candidatar até o dia 2 de maio. O processo seletivo conta com três fases de seleção: inscrições com testes online de inglês e eficiência na resolução de problemas; etapa “IPO de Carreira – Minha abertura para o Mercado de Trabalho”, na qual passará por uma entrevista com a área de RH; e a fase final “Etapa OTC – A Negociação Direta”, com entrevistas com os gestores. Possui vagas em diversas áreas, como, Administração de Risco, Data Mining, Financeiro, Inteligência de Mercado, Jurídico, Produtos, Projetos e Obras, TI (Desenvolvimento) e TI (Infraestrutura, Suporte, Homologação). Inscrição: (www.programadeestagiob3.com.br).