Negócios em pauta 28/08/2015

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 27 de agosto de 2015

A – Sangue Corinthiano

Amanhã (29), acontece a 16ª edição do Sangue Corinthiano. Trata-se de uma campanha de caráter nacional que conta com o apoio das torcidas organizadas alvinegras. Essa ação tem como objetivo conscientizar integrantes do Timão da importância da doação de sangue voluntária. A campanha já se encontra em seis anos de atividade. Desde a sua origem, o evento já atraiu aproximadamente 5.600 doadores na Pró-Sangue. O evento terá como sede o Posto Clínicas, mas os candidatos poderão doar em todos os postos da Pró-Sangue, bastando informar na hora do cadastro o motivo “sangue corintihtiano”. Para mais informações tel. 0800 55 0300 ou (www.prosangue.sp.gov.br).

B – Cátedra Ruth Cardoso

A Fapesp anuncia a abertura de um novo processo de seleção de bolsista para a Cátedra Dra. Ruth Cardoso na Columbia University, em Nova York. O programa destaca a atuação de professores e pesquisadores brasileiros das áreas de Ciências Humanas e Sociais no meio universitário e de pesquisa dos Estados Unidos. O programa prevê a concessão de uma bolsa, com duração de um ou dois semestres acadêmicos, durante o ano acadêmico de 2016/2017. O valor da bolsa é de US$ 5 mil mensais, além de um auxílio-instalação de US$ 2 mil. Inscrições (www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/catedras/programa-ruth-cardoso). O edital da chamada está disponível em (www.fapesp.br/9636).

C – Chocolate Inovador

A Flormel, fabricante de alimentos saudáveis com mais de 30 anos de mercado e sede em Franca, investiu um milhão de reais para produzir uma linha de chocolates adoçada com Taumatina, um adoçante natural extraído de uma planta, que não traz prejuízos a saúde. “Quando substituímos o açúcar para produzir alimentos saudáveis, temos o grande desafio de preservar, além da qualidade do alimento, o sabor e a textura. Só assim conseguimos satisfazer o paladar do consumidor.”, explicou a Diretora de Negócios, Alexandra Casoni. Mais informações pelo site (www.flormel.com.br).

D – Qualidade de Vida

Amanhã (29), às 15h00, acontece no Parque Ceret, no Tatuapé, o 2º Encontro de portadores e familiares da AME (Amiotrofia Muscular Espinhal). No Brasil estará ocorrendo simultaneamente o encontro em mais 10 capitais, com o objetivo de conscientizar a sociedade e as entidades de saúde que, apesar da doença ainda não ter a cura, com cuidados adequados é possível este paciente viver com uma qualidade de vida. Há poucos anos a expectativa de vida era de apenas 2 anos e hoje temos crianças chegando à adolescência, frequentando escolas ainda que sem mobilidade física e com uso de respiradores e sondas. Mais informações podem ser dadas pelas Mães: Paula Gomes, 99400-9582; Juliana, 99685-1238; Michella Amaral, 97426-9438; e Paula, 98729-2045.

E – Noções de Gramática

A universidade do Livro, braço educacional da Editora Unesp, oferece o curso ‘Noções de gramática do Português: gramática da frase e gramática do texto’, que começa nesta segunda-feira (31) e vai até 3 de setembro, das 18h30 as 21h30, na Praça da Sé, 108, 7º andar. A docente é a Profª. Dr.ª Maria Helena de Moura Neves. O curso objetiva oferecer estudo da gramática do português que parta da vivência da linguagem, pondo sob exame textos da língua e fazendo o exame descer à organização das frases, de modo que não se perca a visão dos processos linguísticos responsáveis pelo fazer textual-discursivo, no todo e nas partes. Informações tel. 3242-9555 – ramais 502/503, ou ([email protected]).

F – Desafio da Mobilidade

A Ford é uma das empresas que estão liderando a pesquisa e busca de novas soluções para a mobilidade urbana, interagindo com outros setores de tecnologia do mercado. Uma de suas iniciativas é o Desafio São Paulo de Mobilidade, concurso que incentiva os desenvolvedores de aplicativos a criar ideias inovadoras que combinem o uso do carro e do transporte público na capital paulista. Os projetos serão avaliados por um júri especializado em tecnologia e mobilidade urbana, seguindo critérios como qualidade da ideia, criatividade, originalidade, implementação e potencial de impacto. As inscrições entram agora na reta final e podem ser feitas até o dia 8 de setembro pelo site (http://saopaulo-national.devpost.com).

G – Energia Solar

Para promover as tecnologias e ampliar as aplicações de energias renováveis no país, será realizada a exposição e conferência Intersolar South America 2015, de 1 a 3 de setembro no Expo Center Norte. Nesses três dias, empresas e profissionais do setor de energia solar vão debater tendências, realizar negócios e trocar de informações sobre os desenvolvimentos tecnológicos desse mercado, métodos de produção eficientes, financiamento e planejamento de projetos, e apresentar soluções, entre outras atividades. A Intersolar é a principal série de feiras do mundo para o setor de energia solar e seus parceiros. Mais informações: (www.intersolar.net.br).

H – Mundo do Vinho

De 3 a 7 de novembro, a Capital Brasileira do Vinho (Bento Gonçalves) sedia o XV Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia, que será realizado juntamente com o XIII Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia, numa promoção conjunta entre a Associação Brasileira de Enologia e Embrapa Uva e Vinho. Participar desses eventos é mergulhar no mundo do vinho. Além de importantes palestras com especialistas mundiais, também uma intensa programação de visitas técnicas com quatro opções de roteiros. Mais informações em (www.clavecongres.com).

I – Ecologia do Movimento

A Unesp de Rio Claro realiza, nos dias 17 e 18 de setembro, o 1º Workshop Brasileiro em Ecologia do Movimento. Alunos, pesquisadores e interessados em estudos que envolvam movimento em sistemas ecológicos, especialmente no Brasil e na América Latina, estão convidados a participar do evento que pretende divulgar pesquisas realizadas e auxiliar futuras direções sobre a temática que será tratada. Os palestrantes: Alejandro Edward Jahn e Karl Stephan Mokross (Unesp), Marcos Gomes Eleutério da Luz (UFP), Juan Manuel Morales (Universidade Nacional de Comahue, Argentina), Luiz Gustavo Rodrigues de Oliveira Santos (UFMS) e Pavel Dodonov (Universidade Estadual de Santa Cruz). Informações em (www.leec.eco.br/meb).

J – Soja Sustentável

Fundada em 2006, a Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) é uma iniciativa internacional pioneira formada pelos principais representantes da cadeia de valor da soja, como produtores, indústria, comércio, finanças e a sociedade civil. Os atores dessas diferentes áreas se reúnem em torno de um objetivo comum, garantindo o diálogo e a tomada de decisão por consenso. A missão da entidade é promover o uso e o crescimento da produção sustentável de soja e, por meio do Padrão RTRS de Produção Responsável da Soja, aplicável mundialmente, garantir uma produção ambientalmente correta, socialmente adequada e economicamente viável. Saiba mais em (www.responsiblesoy.org/pt).

K – Intercâmbio Profissional

A Abipe, Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil, é uma entidade sem fins lucrativos que trabalha com o intercâmbio de estudantes que pretendem estagiar em outro país. O objetivo é levar jovens brasileiros para estagiar em empresas no exterior e, em contrapartida, trazer estrangeiros para atuar em companhias localizadas no Brasil, sejam elas nacionais ou multinacionais. Entre os setores que mais recebem estagiários estrangeiros, podemos citar empresas relacionadas à tecnologia ou focadas nas engenharias e escritórios de arquitetura, além de multinacionais interessadas em expandir os seus mercados cruzando fronteiras. Mais informações em (www.abipe.org.br).

L – Primeiros Socorros em Eventos

Já imaginou estar em um evento e, quando menos espera, um convidado passa mal? Uma criança sofre uma queimadura? Ou alguém tem uma crise convulsiva? Para que esse atendimento seja adequado, o Programa de Aprendizagem para Cerimonialistas e Assessores de Eventos oferece o curso de “Noções básicas de primeiros socorros para eventos”, indicado para quem deseja ingressar nesse segmento e busca apresentar um diferencial imprescindível para o mercado. Será no dia 5 de setembro (sábado), na Rua Cons. Moreira de Barros, 1880, Santana. Mais informações: ([email protected]) ou (www.pacae.com.br).

M – Formação de Engenheiro

Com o tema central “Aprendizagem Ativa: Engenheiros Colaborativos para um Mundo Competitivo”, a 43ª edição do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge) acontece na Universidade Federal do ABC, de 8 a 11 de setembro. Além de quatro conferencistas internacionais e 10 visitas técnicas a empresas da Grande São Paulo, estão previstos minicursos, Feira Tecnológica e apresentações de dezenas de trabalhos em sessões técnicas e pôsteres. O tema central “Aprendizagem Ativa: Engenheiros colaborativos para um mundo competitivo” busca atender à demanda por um engenheiro mais bem preparado para lidar com as necessidades do mundo atual. As inscrições vão até 2 de setembro no site (www.abenge.org.br).

N – Mais que Combustível

A Gilbarco Veeder-Root apresenta seu projeto “mídia na bomba”, uma ferramenta de propaganda destinada a rentabilizar o negócio do posto, do abastecimento à loja de conveniência. O cliente leva em média cinco minutos entre abastecer e pagar a conta no posto. Eestes cinco minutos podem ser capitalizados em mais vendas, transformando as bombas em meios de divulgação dos serviços oferecidos e dos produtos da loja de conveniência. Mais ainda, podem ser tornar uma nova fonte de receita para o posto veiculando propaganda de terceiros. São duas modalidades de mídia oferecidas, a personalização da bomba como um painel e a exibição de vídeos em monitores multimídia acoplados a mesma. Mais informações no site (www.bombapersonalizada.com.br).