Negócios em Pauta 07/02/2020

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 06 de fevereiro de 2020

Agricultura Familiar Orgânica

Na próxima semana, entre os dias 12 e 15, acontece em Nuremberg a maior feira de produtos orgânicos do mundo, a Biofach 2020, reunindo visitantes e expositores de diversos países. Para representar o Brasil, dez empreendimentos da agricultura familiar orgânica – cooperativas, agroindústrias e empresas que promovem a inclusão econômica e social de pequenos produtores – foram selecionados por chamada pública e terão a oportunidade de expor seus produtos. Polpa de açaí, geleia de umbu, frutas secas de bacuri e cupuaçu, café, cachaça, cacau em amêndoas, guaraná em pó e mel são alguns dos produtos que serão expostos no Estande Brasil.

B – Comunicação e Cidadania

O Projeto Redigir da ECA/USP iniciou o período de matrículas para o Curso de Comunicação e Cidadania com Ferramentas da Língua Portuguesa. As aulas apresentam conceitos de gramática e redação, além de debates sobre temas atuais, durante um semestre. O objetivo é tornar a comunicação dos alunos mais eficiente. Há turmas durante a semana e aos sábados. É voltado para jovens e adultos que tenham concluído o Ensino Fundamental e não tenham estudado em universidades públicas. A idade mínima para a inscrição é de 16 anos e o curso é gratuito. Para participar, comparecer ao CJE da ECA e preencher uma ficha de inscrição. Informações tel. (11) 3091-1499 e-mail ([email protected]).

C – Tecnologia e Inovação

A 3ª edição do Startup Summit, maior evento de tecnologia promovido pelo Sebrae, em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia, está com as inscrições abertas. O evento, que reunirá ecossistemas de inovação de todo o país, acontece nos dias 20 e 21 de agosto, em Florianópolis. São esperados 5 mil participantes, entre CEOs, investidores (anjos, venture capital e aceleradoras) e empresários para conexão, oportunidade de negócios e debates sobre inovação e tecnologia. Serão dois dias de conexão e troca de ideias, com realização de painéis, workshops, mentorias, feira de negócios para startups, além doze trilhas de conteúdo e um palco principal onde mais de 120 palestrantes se revezarão. Mais informações no site: (https://summit.sebrae.com.br/).

D – Contabilidade e Empreendedorismo

A Omie anuncia as últimas vagas para inscrições no primeiro prêmio a unir contabilidade e empreendedorismo. Com o objetivo de reconhecer ações inovadoras por parte de estudantes de contabilidade, empresários contábeis e empreendedores, a scale-up criou o Prêmio Omie de Inovação Empreendedora, que distribuirá mais de R$ 50 mil para os vencedores das três categorias. O objetivo é recompensar ideias e ações inovadoras que tenham impacto real nos negócios. Estudantes poderão submeter TCCs, relatos técnicos e monografias; enquanto empresários contábeis devem inscrever cases demonstrando os resultados práticos da implementação de projetos inovadores em suas empresas. Saiba mais em: (www.omie.com.br).

E – Fornecedora de Tecnologia

A Pixeon foi considerada a melhor fornecedora de tecnologia para saúde da América Latina. O reconhecimento veio através do prêmio 2020 Best in KLAS for PACS Latin America, realizado pela instituição norte-americana KLAS, que destaca as mais bem avaliadas empresas do segmento. A premiação foi baseada no desempenho do PACS, sistema de comunicação e arquivamento de imagens da Pixeon, que a fez alcançar 91.0 pontos, a maior pontuação do subcontinente e superior também à pontuação da própria Pixeon em 2019. O KLAS entrevista anualmente mais de 30 mil empresas de saúde em todo o mundo para condecorar as que apresentam melhores notas. Mais informações: (www.pixeon.com).

F – Carro Elétrico

A Unidas acaba de anunciar a inclusão de carros elétricos – Kangoo Z.E. Maxi – em sua frota para terceirização de veículos. Com o lançamento, a companhia se torna a primeira do país a viabilizar a oferta de veículos sustentáveis no mercado nacional. A novidade, que já está disponível no portfólio da locadora, tem como objetivo focar no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, aliado a expansão da companhia no setor de mobilidade urbana. Além da locação dos carros, a Unidas oferece ainda uma consultoria aos clientes para instalação de estações próprias de recarga dos veículos, operação e manutenção dos mesmos. Saiba mais em: (www.unidas.com.br).

G – Cursos de Gelato

A multinacional italiana MEC3, especializada em produtos alimentícios, oferece cerca de 20 cursos de gelato artesanal, confeitaria e decoração. As aulas ocorrem na Casa Optima, cozinha-escola dentro da sede da MEC3, em Cotia, e abrangem desde técnicas de preparo até dicas de empreendedorismo e orientações para montagem de vitrines. Além do ramo de gelateria, a empresa é fornecedora de ingredientes para confeitaria e cafeteria. Seu carro-chefe é a pasta “Quella”, de creme de cacau e avelã, utilizada por grandes nomes da confeitaria e gelateria. A agenda completa de cursos e eventos da Capa Optima pode ser acessada em (https://www.mec3.com/en/pt).

H – Gibi Sobre o Islam

Para tornar mais eficiente sua missão de combater a islamofobia sem qualquer proselitismo, a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil achou indispensável criar uma ação voltada às crianças e adolescentes. Seguindo esta ideia, nasceu, em agosto de 2018, “Khalil’, o primeiro gibi nacional que fala sobre o Islam – e que acaba de chegar à sua quinta edição. Khalil é um pré-adolescente brasileiro que adora jogar futebol e se divertir com os amigos do bairro. Descendente de árabes, o menino é muçulmano e segue o que sua religião professa com bastante alegria. Para ler a última edição, basta acessar (http://www.ebookfambras.org.br/khalil_005).

I – Liderança Jovem

O Fórum Nacional de Líderes acontece nos próximos dias 15 e 16, no Hotel Crystal, em Londrina. Organizado pela JCI Brasil, o evento objetiva inspirar e capacitar o público em geral, com cases, ferramentas e troca de experiências, de forma a despertar lideranças.
Além de capacitar, o evento promove networking com líderes de todo o Brasil para criar parcerias, trocar experiências e adquirir novos conhecimentos sobre liderança e se inspirar a impactar positivamente diferentes comunidades. As vagas são limitadas e a inscrição pode ser realizada no Sympla pelo link (http://bit.ly/2020-FNL).

J – Empreendedorismo em Boston

O programa intensivo “Inovação e Empreendedorismo”, organizado pelo Centro Universitário Internacional Uninter, em Boston, chega a sua segunda edição em 2020. Serão sete dias de atividades para empreendedores e estudantes que aspiram aperfeiçoar o modo como fazem negócios. Os alunos brasileiros poderão contar com tradução simultânea e com uma equipe de suporte (também com brasileiros em sua composição) ao longo de toda a estadia. As palestras serão ministradas na Lasell University por professores de renome em inovação e empreendedorismo. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no link (www.uninterusa.com). Vagas limitadas.

K – Agroecologia em Parelheiros

A Prefeitura de São Paulo abriu as inscrições para o Ecoa Sampa, programa de qualificação profissional nas áreas de sustentabilidade, agroecologia, permacultura, jardinagem e cooperativismo. Inicialmente, o projeto atenderá a região de Parelheiros e posteriormente será levado para os outros cantos da cidade. Turmas de jardinagem; permacultura; manejo de áreas verdes; produção de alimentos em agroecologia e tecnologias sustentáveis. A carga horária de cada curso varia entre 27 e 72 horas, as primeiras turmas serão realizadas na escola de agroecologia localizada no Parque Nascentes do Ribeirão Colônia. Os interessados podem se inscrever até 14 de fevereiro pelo telefone (11) 5921-3027.