Negócios em Pauta 25 a 27/08/2018

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 24 de agosto de 2018

A – Dia Nacional da Kombi

No dia 2 de setembro (domingo), a partir das 10h, no Shopping São Bernardo Plaza, acontece o Dia Nacional da Kombi, um dos maiores encontros de colecionadores, apaixonados e curiosos pelo veículo do país. A participação no encontro é gratuita e contará com estrutura para alimentação, shows das bandas Jazz&Go e SteadyJob, Kombis temáticas, como o modelo que funciona como um estúdio de caricaturas e a Kombi com cabine para tirar fotos, e o live-painting de um modelo ao vivo. O estacionamento será cortesia para clientes que doarem dois quilos de alimentos não perecíveis. O evento conta com curadoria do Sampa Kombi Clube.

B – Reforma Tributária

A Reforma Tributária, em discussão no Congresso Nacional, vem sendo debatida por especialista que sentem a necessidade de repensar o sistema tributário brasileiro, para que seja menos burocrático, mais transparente, e que transmita maior segurança para os negócios. Com esse enfoque, o professor e tributarista Miguel Silva apresenta o tema “Reforma Tributária e o impacto nos sistemas ERP’s das Empresas”, no dia 25 de setembro, às 9h, na sede da TOTVS (Av. Braz Leme, 1000).

C – Submissão de Artigos

A revista “Perseu: História, Memória e Política”, mantida pela Fundação Perseu Abramo, abriu chamada pública para submissão de artigos para seu décimo sétimo número. O prazo para envio de artigos e resenhas é 15 de outubro. O tema proposto para o dossiê é “Marcas do escravismo no Brasil contemporâneo”, sobre aspectos e efeitos do escravismo na sociedade brasileira. A ideia não é retomar debates sobre o sistema escravista colonial, mas sobre como esta experiência histórica legou à sociedade especificidades da opressão da classe trabalhadora, estruturando um sistema de exclusão; de violência e repressão estatal; e de contenção das tensões sociais, que se perpetua até o presente. Informações: (http://revistaperseu.fpabramo.org.br).

D – Conhecimento em Administração

Muito aguardado por profissionais, autoridades acadêmicas e estudantes da Administração, o Encoad 2018 – Encontro do Conhecimento em Administração, acontece no dia 27 de setembro, das 8h45 às 21h30, na sede do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP). São 33 especialistas ligados às áreas de estudo dos Grupos de Excelência do Conselho, para um dia inteiramente dedicado ao debate, ao compartilhamento de ideias e ao apontamento de tendências organizacionais e tecnológicas fundamentais para a construção da Administração no Mundo Exponencial. Mais informações e inscrições em: (http://www.encoad.com.br/home/).

E – Indústria do Alumínio

No início de setembro, São Paulo se transformará na capital do alumínio. Entre os dias 3 e 5, a cidade será palco do 8º Congresso Internacional do Alumínio e da ExpoAlumínio – Exposição Internacional do Alumínio, que acontecerão simultaneamente no São Paulo Expo. Os eventos têm a curadoria da Associação Brasileira do Alumínio e juntos compõem o maior evento do setor nas Américas. Executivos das companhias, representantes de associações internacionais do alumínio, de agências governamentais, de centros de pesquisa e excelência vão compartilhar experiências bem sucedidas, ações inovadoras e, sobretudo, apontar tendências. Ao todo, serão 15 painéis de discussão e 70 palestrantes. Veja em: (https://www.expoaluminio.com.br/O-Congresso/Programacao/).

F – Fábrica de Pectina

A Cargill planeja construir uma nova fábrica de pectina HM em 2019 e escolheu o Brasil para a construção desta nova instalação. O projeto, que terá investimento de aproximadamente 550 milhões de reais, faz parte de um plano da Companhia para fortalecer e diversificar seu portfólio de pectina, o que inclui também melhorias em suas três fábricas existentes na Europa (Alemanha, França e Itália). A pectina HM é um agente texturizante versátil, à base de frutas cítricas, usado na produção de compotas, sucos e bebidas lácteas. O mercado deste ingrediente tem visto um forte crescimento há vários anos, impulsionado principalmente pelo setor de bebidas lácteas, bem como pela crescente demanda global por ingredientes de origem natural. Saiba mais em (www.cargill.com).

G – Estudar na Nova Zelândia

A Massey University, classificada entre as melhores do mundo pelo índice internacional QS World University Rankings, está com inscrições abertas para diversas bolsas de estudo em cursos de graduação e pós-graduação. Os benefícios abrangem as áreas de administração, aviação, ciências humanas e sociais, contabilidade, comunicação, economia e marketing. Os candidatos devem estar participando pela primeira vez de um programa de bolsas da instituição e não podem ser beneficiários de nenhum outro programa de ajuda de custo. Inscrições para as bolsas dos cursos da área de negócios estão abertas até 30 de novembro; já os cursos de humanidades recebem inscrições até 1º de dezembro. Mais informações: (www.studyinnewzealand.govt.nz).

H – Engenharia Agronômica

A área de Soluções para Agricultura da BASF oferece oportunidades de estágio em suas estações experimentais. São mais de 30 vagas para trabalhar nos municípios de Santo Antônio de Posse, Jaboticabal, Passo Fundo, Uberlândia, Ponta Grossa, Bandeirantes, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste e Luís Eduardo Magalhães. Os selecionados irão atuar nos laboratórios da empresa e nas áreas de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Os interessados em participar devem cursar o último ano de Agronomia ou Engenharia Agronômica. É necessário ter domínio do Pacote Office, inglês intermediário e disponibilidade para estagiar até 8 horas por dia. Inscrições podem ser feitas até o dia 8 de outubro pelo site: (http://estagiosbasf.randstad.com.br).

I – Missão Tecnológica

Uma viagem para Portugal em uma missão internacional de negócios, alinhada a um programa de colaboração tecnológica. Esse é o objetivo da MTECH Brasil–Portugal. A primeira etapa, em Lisboa, paralelas ao Web Summit – considerado a melhor conferência de tecnologia do mundo –, ocorrerá de 5 e 10 de novembro. Já a segunda jornada consiste em uma Caravana Tecnológica para a região norte do país, onde estão cidades como Coimbra, Aveiro, Porto e Braga, com programação entre os dias 12 e 16 de novembro. Visitas técnicas a empresas, incubadoras e aceleradoras, centros de pesquisa e desenvolvimento, universidades, além da apresentação de especialistas nas áreas jurídica, tributária e trabalhista. Outras informações no e-mail ([email protected]).

J – Veículo Autônomo

Duas empresas do interior de São Paulo, a Synkar, do Grupo Data H, de Ribeirão Preto, especializada em inteligência artificial; e a Unipac, braço do Grupo Jacto, em Pompéia, fabricante de veículos elétricos, concluíram a primeira fase do protótipo de um carro elétrico autônomo (que dispensa motorista). Batizado de “Auto-AI” o veículo é destinado a movimentação de cargas e deverá reduzir custos com deslocamento e armazenagem em locais como áreas industriais. Além de atender a movimentação de cargas em áreas industriais, também terá condições para atender e cumprir missões, de forma autônoma, em outros ambientes considerados “fora da estrada”, ou seja, locais como hospitais, condomínios, campos de golfe e futebol. Saiba mais em: (www.unipac.com.br).