Negócios em Pauta 01/10/2019

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 30 de setembro de 2019

A – Tecnologia na Avenida

A escola de samba Rosas de Ouro vai falar sobre a quarta revolução industrial no carnaval 2020, com enredo batizado de Tempos Modernos. A escola vai incluir tecnologia, como realidade aumentada, robótica e inteligência artificial, entre outras tecnologias. Uma história que a Poli da USP vai ajudar a contar. O samba é considerado por muitos críticos da música popular, historiadores e cientistas sociais como um gênero musical tipicamente brasileiro. Desde sua origem, ele traz consigo um caráter absolutamente popular. Por conta disso, a importância da Rosas de Ouro levar a temática da tecnologia 4.0 para a “avenida”.

B – Busca por Startups

A Colgate-Palmolive está com inscrições abertas para o seu programa de aceleração Co.lab, realizado em parceria com a Liga Ventures. O projeto objetiva buscar startups que tenham sinergia com a Colgate-Palmolive, que é um dos maiores players do mercado de personal e home-care. Entre as áreas de interesse estão: DataDriven, Desenvolvimento de Produtos e Tecnologia, Vendas Inteligentes, Sustentabilidade e Processos Internos. As inscrições para o programa de aceleração poderão ser feitas até o próximo dia 13, por meio do site (https://colabcolgatepalmolive.liga.ventures/).

C – Agroindústrias Exportadoras

Ao menos 23 cooperativas e agroindústrias brasileiras exportadoras de aves, suínos e ovos confirmaram participação na Anuga 2019 – maior feira mundial de alimentos, realizada em Colônia (Alemanha), que acontece entre os próximos dias 5 e 9. Estarão no evento a Agrodanieli, Alibem, Avenorte, Bello Alimentos, Coasul, Copacol, C Vale, Dália, Ecofrigo, Frangos Granjeiro, Frangos Pioneiro, Frimesa, GTFoods, Integra, Jaguafrangos, Lar, Pif Paf, Rivelli, Saudali, Seara, SSA, Vibra e Zanchetta. Além de encontros de negócios, contará com a distribuição de materiais promocionais, com informações sobre a qualidade dos produtos, o status sanitário e o perfil sustentável da produção.

D – Drone Multiuso

Não se pensa mais em uma cerimônia de casamento, por exemplo, sem o registro das imagens com um drone, ou mesmo produções de vídeos. Mas esse equipamento muito utilizado para lazer e para registro de imagens vai muito além dessas funcionalidades. O drone já é encontrado na indústria, no agronegócio, para sensoriamento remoto e monitoramento de estruturas. Com o uso de sensores embarcados, aliado a outras tecnologias como softwares e aplicativos, é possível utilizar drones para as mais variadas situações, ganhando em produtividade e agilidade na tomada de decisão. Essas funcionalidades poderão ser vistas na 6ª RM Vale TI, entre os próximos dias 22 e 24, no Parque Tecnológico São José dos Campos. Mais informações: (www.rmvaleti.com.br).

E – Vagas na Área de TI

Como parte da estratégia para expandir e reforçar sua área de TI, a Alelo, bandeira especializada em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas, está com 22 vagas de emprego abertas para a área de TI, com início imediato. As oportunidades são para os cargos de analistas, especialistas, coordenador e gerente para atuação em sistemas, governança, infraestrutura, devops, segurança da informação, administração de dados, arquitetura de sistemas e prevenção a fraudes. Os profissionais contratados vão trabalhar na sede da Alelo, em Barueri. Os interessados devem se inscrever pelo site (https://jobs.kenoby.com/alelo).

F – Recursos Públicos

O Tribunal de Contas do Estado acaba de lançar o ‘Observatório Fiscal’ – ferramenta que permite ao cidadão, monitorar, on-line, a gestão dos recursos públicos no Estado e nos municípios. É possível o acesso à informações sobre origens da receita – impostos, taxas e contribuições de melhoria, transferências correntes, contribuições, entre outros dados – e acesso às despesas efetuadas pelo governo do estado e pelos municípios, segmentadas por área e programas. A ferramenta ainda dispõe do campo ‘Mapa das Receitas’ – que mostra a origem dos recursos disponibilizados aos municípios. Verifique no link: (http://www.tce.sp.gov.br/observatoriofiscal).

G – Startups e Governos

Foi lançada a 4º edição do Programa de Aceleração do BrazilLAB, hub de inovação que conecta startups ao poder público. Qualquer startup que tenha soluções que possam ser adotadas pelo poder público pode participar – não é necessário que a solução tenha sido desenvolvida especificamente para esse fim. Os 25 empreendedores selecionados serão anunciados no dia 18 de dezembro. A edição considerará projetos capazes de atender, além do executivo, o judiciário e o legislativo – poderes que não costumam ter foco das startups. Além disso, o programa também busca soluções voltadas para as temáticas de smart cities e formação de profissionais. As inscrições para o novo programa podem ser realizadas pelo link (https://inscricao.brazillab.org.br/).

H – Feira do Livro Italiano

A cidade de São Paulo receberá nos próximos dias 26 e 27, uma feira de livros italianos. Além de apresentar o melhor da literatura do país europeu, o evento terá exposição de ilustrações, encontros com escritores e poetas e oficina voltada para crianças. A feira acontecerá no pátio do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo (IIC), das 10h às 18h, e faz parte do calendário da Semana da Língua Italiana no mundo. O IIC fica na Avenida Higienópolis, número 436, e a entrada será gratuita.

I – Caça ao Tesouro

Com o intuito de estimular a interação, a curiosidade e o aprendizado das crianças, o Museu de Pesca, localizado em Santos, tem utilizado o celular como um aliado na visitação de suas atrações. Grupos de até 30 crianças, com idade de 6 a 12 anos, podem participar da nova atração Caça ao Tesouro, onde os pequenos são estimulados a utilizar a tecnologia do QR Code para descobrir respostas das pistas espalhadas em todo o Museu e conhecer mais sobre a biodiversidade, sustentabilidade e biologia marinha. A atração necessita de agendamento prévio. O Museu de Pesca fica na Bartolomeu de Gusmão, 192 – Ponta da Praia, Santos. Agendamento: 13 3261-5260.

J – Programa de Estágio

A multinacional Bayer abriu processo seletivo para o Programa de Estágio 2020. Oferece bolsa-auxílio de R$ 1.700,00, prevê duração de até dois anos e é direcionado a estudantes brasileiros de diversos cursos das áreas de exatas, humanas e biológicas. Busca estudantes apaixonados e dispostos a transformar o mundo. Ser universitário com graduação prevista a partir de dezembro de 2021 a julho de 2022 e ter disponibilidade para estagiar de 30 horas semanais são os critérios necessários para os candidatos. O processo seletivo inclui avaliação de conhecimentos em inglês. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 22, pelo site (https://www.venhatransformar.com.br).