Negócios em Pauta 25 a 27/03/2017

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 24 de março de 2017

A – Astronomia e Astronáutica

O prazo de inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e Astronáutica foi prorrogado até 2 de abril. A competição é aberta a alunos de escolas públicas e privadas do ensino fundamental e do ensino médio. Em 2016, a OBA atraiu mais de 744 mil estudantes de 7.915 escolas de todo o país. É realizada em fase única com uma prova aplicada na própria escola em 19 de maio. Os alunos com melhor desempenho vão representar o país na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica e na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, em 2018. A olimpíada é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira e da Agência Espacial Brasileira. Escolas interessadas devem se inscrever em: (www.oba.org.br).

B – Brasileiros Inovadores

Pesquisadores, cientistas e inovadores do Brasil e de outros países participantes devem enviar suas propostas até 1º de maio. Prêmios de até 175.000 dólares serão concedidos aos três primeiros lugares, recompensados, ainda, com a oportunidade de colaborar no desenvolvimento de ideias junto ao mundialmente renomado Nokia Bell Labs. A competição se concentra em propostas inovadoras que procurem resolver desafios sociais e humanísticos mais amplos. Podem ser incluídas inovações disruptivas que conectem humanos, sentidos, coisas, sistemas, infraestrutura ou, ainda, processos que tornem possível um futuro no qual, a criação do conhecimento novo esteja associada a um “sexto sentido” para economia de tempo. Mais informações: (https://www.bell-labs.com/prize/).

C – Sabonetes de Café

Com o objetivo de aproveitar ao máximo todas as propriedades dos cafés especiais, o grupo curitibano Café do Moço, em parceria com a L’odorat – Saboaria e Cosmética Artesanal, acaba de lançar uma linha exclusiva de sabonetes esfoliantes. O produto foi produzido com a borra dos cafés da cafeteria do grupo, aproveitando todos os benefícios do grão do café. O sabonete não utiliza nenhum ingrediente de origem animal, além de ser biodegradável. O cheirinho é agradável e o café atua apenas na esfoliação, suave e delicada, ótima para o dia a dia. Devido ao seu processo artesanal de produção, acaba preservando um item essencial para a hidratação da pele: a glicerina, que nos sabonetes industriais é substituída por produtos químicos. Saiba mais: tel. (41) 3501-8234 ou (www.cafedomoco.com.br).

D – Neurologia de Qualidade

Entre os dias 24 e 27 de maio, a Associação Paulista de Neurologia realiza o XI Congresso Paulista de Neurologia, um dos mais importantes encontros do calendário científico da especialidade que ocorre no Hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá. O prazo para envio dos trabalhos científicos em forma de pôsteres encerra no próximo dia 31. Uma das novidades será o curso de Gestão Médica, ministrado pelo dr. Li Li Min, do Departamento de Neurologia da Unicamp. Outra inovação é a seção Survival, um desafio de resistência aos participantes, em que levarão casos clínicos, imagens, vídeos, sinais semiológicos e notas históricas para apresentação oral e discussão com os presentes. O Congresso também conta com a presença de palestrantes internacionais. Informações: (www.apm.org.br/neurologia).

E – Colchões em Caixas

Fazer um colchão sair da fábrica, passar pela transportadora e subir as escadas ou caber no elevador até a casa do consumidor não é tarefa fácil e nem barata. A startup Flow inova ao implementar um modelo que elimina tais inconvenientes: a compressão do produto em pequenas caixas de 0,2 m³, tamanho similar a dois pufes sobrepostos e 100 dias de teste para ter a certeza de que terá um sono tranquilo. O modelo facilita o deslocamento e armazenamento dos colchões, dispensando representantes, lojas físicas, vendedores e barateando o transporte. O colchão Flow foi concebido para atender às necessidades do corpo humano durante o descanso. O colchão comercializado pela marca é composto por látex, viscoelástico e base de poliuretano. Saiba mais em (www.flow.com.br).

F – Teoria e Análise Musical

Entre os dias 7 e 9 de junho, na ECA/USP, acontece o IV Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical. Com o tema “Análise musical e teoria aplicada: confluências e continuidades”, tem o objetivo principal de fortalecer as pesquisas nas áreas de Teoria e Análise Musical no cenário acadêmico nacional. Entre os conferencistas convidados, os professores Joseph Straus (City University of New York), Jonathan Dunsby (University of Rochester), Gretchen Horlacher (Indiana University), Cristina Capparelli Gerling (UFRGS) e o educador musical Carlos Elias Kater. Interessados em participar do encontro com trabalhos têm até 5 de abril para a submissão de propostas. Informações: (www2.eca.usp.br/etam/ivencontro/call.html).

G – Investimento para Startups

A Oxigênio Aceleradora abriu inscrições para o processo que irá selecionar de cinco a sete startups para participar do 4º Ciclo de Aceleração. Interessados em participar têm até o dia 7 de maio para inscrever startups que possuam sinergia com um dos mercados nos quais a Porto Seguro atua e que já tenham produto constituído ou protótipo em estágio de desenvolvimento. Cada uma das empresas selecionadas receberá um investimento de US$50 mil em dinheiro, além de US$100 mil aplicados em investimentos indiretos na forma de benefícios e recursos. A fase seguinte pode levar as startups à sede da Plug and Play Tech Center, no Vale do Silício, por mais três meses para completar o programa. Inscrições dos projetos em: (www.oxigenioaceleradora.com.br).

H – Franchise College

Tem início no próximo dia 28 de abril, a segunda turma do Programa de especialização em Executivos – Franchise College. Desenvolvido pela Rizzo Franchise, tem duração de 3 meses e aborda todas as questões pertinentes ao desenvolvimento e crescimento de empresas franqueadoras do país, além de trazer as mais modernas técnicas de gestão e aprimoramento para a especialização de executivos da área. As turmas possuem no máximo 12 alunos para aumentar a personalização do curso. Após o período do curso, os participantes viajam aos Estados Unidos, onde passam uma semana estudando o último módulo no Institute for Franchise Education, além de visitar sedes de empresas franqueadoras americanas. Outras informações: (www.franchisecollege.com.br).

I – Insetos Vivos

A Safari Insetos, especialista na produção de insetos vivos para alimentação de animais exóticos, aves e peixes, ampliou a sua rede de distribuição, com 31 lojas. Hoje é mais comum encontrar os produtos nas prateleiras de pet shops, lojas de aquarismo e lojas especializadas no segmento facilitando a alimentação dos bichinhos com insetos vivos, para estimular o instinto de caça e garantir uma dieta saudável, rica em proteína. Os insetos têm alto teor de proteína, ácidos graxos e minerais de alta digestibilidade. Além disso, fornecer alimento vivo aos animais estimula o contato com a natureza e diverte o bicho e o dono. Saiba mais em: (www.safarinsetos.com.br).

J – Festival de Bikes

O Shimano Fest, maior festival de bike da América Latina, chega à sua oitava edição com novidades e muitas razões para comemorar. O evento encerrará as celebrações de dez anos do escritório da marca no Brasil e já tem cerca de 90% dos seus espaços da área de exposição negociados, com 120 marcas confirmadas. O Shimano Fest apresenta ainda o novo site (www.shimanofest.com.br), atualizado com as principais informações divulgadas. Farão parte do Shimano Fest 2017, entre 14 a 17 de setembro, no Jockey Club de São Paulo, algumas das maiores marcas do setor, tais como: Caloi, Cannondale, GT Bicycles, Oggi, Sense Bike, Audax, Soul Cycles, Groove, Corratec, Continental, Pirelli, PRO, Pearl Izumi, Garmin, entre outras.