Negócios em Pauta 25/07/2016

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 22 de julho de 2016

A – Mundo dos Dinossauros

Imagine-se mergulhando no passado e vendo de perto não um, mas 25 dinossauros em tamanho real, a uma distância assustadoramente próxima, ouvindo suas respirações e grunhidos e vivenciando, por alguns momentos, a rotina desses gigantes pré-históricos. Essa “realidade” é possível de ser vivenciada na exposição “O Mundo dos Dinossauros”. Os dinos estão alocados em um recorte da Mata Atlântica em uma área dentro do Parque Zoológico de São Paulo. Tiranossauro Rex, Pterodátilos, Mamenquissauro e outros estão posicionados no mesmo local onde, por conta da preservação ambiental, vivem diversas espécies da era atual, a Cenozoica. Dinossauros robotizados e animais de vida livre, como tucanos, pica-paus, sabiás, tatus, macacos bugios, bichos-preguiça e lagartos teiús convivendo no mesmo espaço. Informações tel. 5073-0811 (www.zoologico.com.br).

B – Pontos Quânticos

Líder mundial no mercado de TVs há 10 anos consecutivos, a Samsung apresenta a nova linha de televisores SUHD. Os aparelhos de resolução Ultra HD 4K, possuem a tecnologia de Pontos Quânticos que oferecem melhor qualidade de imagem, com cores mais puras e realistas e níveis de brilho e contraste nunca antes vistos em um televisor. Os produtos, que serão fabricados no Brasil, chegam ao mercado em quatro modelos diferentes sendo três com telas curvas. As polegadas disponíveis variam entre 49 a 88 polegadas. Os pontos quânticos são apazes de formar cores muito mais puras e, consequentemente, imagens como na vida real. Saiba mais em: (http://www.samsung.com/br/suhdtv/).

C – Tecnologia para Broadcast

Acontece de 29 de agosto a 1º setembro, no Centro de Exposições Center Norte, a Feira SET Expo, o maior evento de negócios e de tecnologia para broadcast e novas mídias da América Latina. Composto pelo Congresso de Tecnologia SET Expo, que se encontra em 28ª edição, e pela Feira de Produtos Tecnologias SET Expo, o objetivo é apresentar e discutir inovações técnicas, regulações e os novos produtos do mercado audiovisual, cobrindo toda a cadeia de produção. O SET Expo é reconhecido pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos como uma excelente oportunidade de negócios, com a certificação Trade Fair Certification, recebe 16 mil visitantes e movimenta cerca de US$ 40 milhões em negócios. Mais informações e inscrições: (www.setexpo.com.br).

D – Tecnologia de Taiwan

Quem for ao Rio de Janeiro assistir aos Jogos Olímpicos terá a chance de conhecer mais de 50 inovações tecnológicas desenvolvidas em Taiwan, tais com bicicletas de alta performance para corrida, bicicletas elétricas, equipamentos de treino esportivo, as mais novas tecnologias voltadas para games, como tablets, computadores e celulares, entre outros produtos. As inovações premiadas pelo governo de Taiwan por sua tecnologia, design e qualidade, serão apresentadas na Taiwan Excellence Experiencing Zone o maior evento de tecnologia e negócios de Taiwan, no Barra Shopping, entre os dias 8 e 14 de agosto. Representantes de mais de 20 marcas, como Acer, Asus, Cooler Master e Thermaltake Technology, estarão presentes. Mais informações: (www.taiwantrade.com.tw).

E – Ícone de Eletropostos

Que tal participar de um concurso cultural e desenvolver o ícone que a Associação Brasileira do Veículo Elétrico recomendará aos órgãos competentes para representar os eletropostos em placas de sinalização e de trânsito em todo o Brasil? Esta é a proposta da entidade que tem como missão promover o desenvolvimento e o incentivo de uso de veículos elétricos no País, para tornar o transporte de pessoas e cargas mais limpo e eficiente, em benefício do bem estar da população e do meio ambiente. Poderão se inscrever os estudantes de cursos superiores presenciais e educação à distância, sendo que o prazo de encerramento está previsto para o dia 8 de agosto. O logotipo deverá ser inédito, não baseado em marcas existentes. Mais informações e regulamento no link: (http://www.abve.org.br/uploads/d4e43a256620a5af384d00fc0c68d06e.pdf).

F – Ações Sustentáveis

Todos os anos, diversas empresas ligadas aos setores de eventos e turismo usam criatividade e inovação para criarem ações ou processos que contribuam de forma positiva com a sociedade e/ou com o meio ambiente. Tais iniciativas são reconhecidas pelo Prêmio Caio Sustentabilidade, a mais importante premiação do mercado no Brasil para iniciativas nas áreas de eventos, hotelaria e serviços. A edição de 2016 está com inscrições abertas até o dia 15 de agosto. Empresas que atendem os requisitos ou tenham realizado alguma ação sustentável entre julho de 2015 e julho de 2016 já podem concorrer à 7ª edição do Prêmio Caio Sustentabilidade. Podem participar empresas de todo país. Os cadastros podem ser feitos pelo site (www.premiocaio.com.br).

G – Show de Ciências

O Programa Futuro Cientista do Campus Sorocaba da UFSCar realiza no dia 13 de agosto, a III Escola Preparatória para Futuros Cientistas. O evento objetiva apresentar a alunos dos ensinos Fundamental e Médio ferramentas e práticas necessárias para realização de pesquisa e exploração científica, desde a metodologia básica utilizada por cientistas até a rotina dos pesquisadores. Ao longo do dia, serão realizadas palestras, desafios e um “show de ciências” para entreter os jovens e, ao mesmo tempo, ensinar princípios da ciência. Haverá também premiação aos estudantes conveniados do programa que desenvolveram atividades, em suas escolas, ao longo do primeiro semestre de 2016. Mais informações: (www.futurocientista.net).

H – Disposição de Caridade

A Fundação Medtronic está em busca de inscrições para o Prêmio Bakken Invitation de 2016 – um programa internacional que homenageia e conecta pessoas que superaram problemas de saúde com a ajuda de tecnologia médica e estão generosamente doando seu tempo e dedicação para populações e comunidades carentes. O prêmio homenageia anualmente pelo menos 10 pessoas inspiradoras em todo o mundo que usam a sua “vida extra” – adquirida com a ajuda de tecnologia médica – para servir ao próximo. Os seletos homenageados são convidados a escolher uma instituição de caridade para receber uma doação de US$ 20 mil, além de participar de um evento no Havaí com Earl Bakken, cofundador e diretor emérito da Medtronic. Saiba mais em (www.LiveOnGiveOn.org).

I – A Volta da Fracalanza

Depois de ficar fora do mercado por cerca de três anos, a Fracalanza volta renovada, atendendo não somente a linha food service como também o varejo. Ícone brasileira, a marca com mais de cem anos, existente desde 1884, sempre esteve presente nas embaixadas brasileiras, consulados, hotéis cinco estrelas e nos melhores buffets do Brasil. Com distribuição exclusiva da marca desde o ano passado, a Full Fit primeiro trouxe ao mercado brasileiro a linha food service (hotéis, restaurantes) e recentemente ampliou o negócio ao lançar seis linhas de faqueiros para o varejo. A Full Fit está no mercado desde 1967 e atua nos segmentos de utilidades domésticas, presentes e decoração. Informações: (www.fullfit.com.br).

J – Licenciamento de Marcas

Quando se fala em licenciamento de produtos, muitos têm a imagem de cadernos, mochilas e roupas estampados com personagens infantis, como Turma da Mônica ou Disney. A realidade é que o mercado de licenciamento pode ser muito mais abrangente e envolver praticamente todos os setores da economia. A Expo Licensing Brasil chega a sua 9ª edição, buscando ser um ponto de encontro para a discussão de novas ideias e formas de usar a força do licenciamento em benefício da recuperação da economia brasileira. Durante os dias 30 e 31 de agosto, 40 expositores vão se reunir no Grand Hyatt, para apresentar as marcas e personagens que estão em alta no mundo do licenciamento e serão comercializadas no mercado brasileiro. Mais informações: (www.expolb.com.br).

K – Usucapião Extrajudicial

A corregedora nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi, abriu ontem (21) consulta pública sobre usucapião extrajudicial, cujo procedimento foi criado recentemente pelo artigo 216-A da Lei de Registros Públicos, introduzido pelo novo Código de Processo Civil. Com o objetivo de padronizar e uniformizar a prática dos atos notariais e de registros indispensáveis ao reconhecimento extrajudicial de usucapião em todos os estados brasileiros, a Corregedoria Nacional de Justiça apresenta ao setor notarial projeto de Provimento sobre o tema. Os interessados têm 20 (vinte) dias para enviar críticas e sugestões visando ao aperfeiçoamento do projeto para o e-mail ([email protected]).

L – Riscos em Construção

Na quinta-feira (28), das 18h30 às 21h00, na Al. Ministro Rocha Azevedo, 38, acontece o Workshop: “Experiências na Implementação do Processo de Gestão de Riscos de Projetos em uma empresa de Construção”. Este é o tema do workshop ministrado pela FTI Consulting em parceria com a AACE Brasil – Associação para o Desenvolvimento da Engenharia de Custos. Na oportunidade, especialistas debaterão a respeito de suas experiências na implantação de um processo de gestão de riscos de projetos em uma empresa de construção. Os profissionais da FTI Consulting são especialistas em fazer análises que permitem controles eficientes, favorece a rápida tomada de decisão, aliando racionalização de custos, produtividade e qualidade, levando em consideração escopo, recursos e prazos. Outras informações: (www.fticonsulting.com).

M – Cadeia do Concreto

Único evento na América Latina a reunir toda a cadeia produtiva do concreto e focado em tecnologia e soluções para a construção civil, o Concrete Show South America 2016 acontece entre os dias 24 e 26 de agosto, no São Paulo Expo, com mais de 500 marcas expositoras nacionais e internacionais de 150 segmentos distintos. O evento tem foco no fomento às soluções que viabilizam o aumento da produtividade e a redução de custos na construção. Simultaneamente à feira acontece o 10º Concrete Congress, que oferecerá cursos e seminários focados em temas ligados à produtividade, inovação tecnológica, normalização e qualidade, tecnologia do concreto, sustentabilidade e infraestrutura. Serão mais de 20 horas de conteúdo de alto teor técnico, organizadas pelas principais associações do setor. Mais informações: (www.concreteshow.com.br).

N – Conserto de Celulares

Diante do difícil momento econômico que o país enfrenta, muita gente opta por consertar o seu smartphone e tablet ao invés de comprar um aparelho novo. Segundo a consultoria IDC, a venda de aparelhos celulares novos caiu 13,4% o que está gerando um ótimo espaço para o mercado paralelo. Além disso, o setor registrou um aumento de 28% nos reparos de eletrônicos em geral em relação a 2015. A Conserta Smart, maior rede de assistência técnica de smartphones do país, praticamente multiplicou por 6 o número de consertos no último ano. No primeiro semestre de 2015, a rede realizou cerca de 9.869 consertos, número que esse ano passou para mais de 61.200 consertos apenas no primeiro semestre. A rede possui mais de 170 unidades em todo o país.