Negócios em Pauta 22/02/2018

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

A – Trabalhadores com Deficiência

Com o objetivo de dar visibilidade às boas práticas relacionadas a inclusão profissional de pessoas com deficiência e estimular as demais organizações a aperfeiçoarem seus programas de respeito a diversidade humana, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência anuncia as inscrições para o V Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência. Podem se inscrever empresas públicas ou privadas de micro, pequeno, médio ou grande porte que contem com colaboradores com deficiência e empreendedores com deficiência pelo site (http://pmetcd.sedpcd.sp.gov.br). Serão avaliadas pela promoção da política dos direitos da pessoa com deficiência, igualdade de oportunidades, grau de sustentabilidade dos projetos e disponibilidade de materiais e psicológicos, entre outros.

B – Anticorrupção e Compliance

O Desembargador Federal Carlos Eduardo Thompson Flores, presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), estará às 8h30 de amanhã (23) na Amcham, para debater o impacto das grandes operações de combate à corrupção no Brasil e o aperfeiçoamento de práticas de governança corporativa e compliance nas empresas. Sediado em Porto Alegre, o TRF-4 é um dos cinco tribunais regionais da Justiça Federal e responsável pelo julgamento das ações do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No final de janeiro, três desembargadores do TRF-4 mantiveram, por unanimidade, a condenação judicial em segunda instância do ex-presidente Lula no caso do tríplex. Outras informações: (http://www.amcham.com.br/).

C – Comunicação Científica

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do FameLab 2018 – o maior concurso de comunicação científica do mundo que acontece em 32 países simultaneamente. Podem se inscrever pessoas com nível mínimo de mestrado nas áreas de ciências da vida ou ciências exatas, tecnológicas e engenharia. Para participar basta produzir um vídeo de três minutos explicando um conceito científico ou tecnológico e mostrando sua importância na vida cotidiana. O vídeo deve ter versões em português e inglês, não pode ser editado nem ter qualquer apoio de dispositivo eletrônico. A inscrição é feita pelo site (www.famelab.com.br), onde também constam as regras do concurso.

D – Técnico em Enfermagem

O Ministério da Saúde publicou edital para que instituições de ensino públicas e privadas de todo país, que ofertam o curso de técnico em enfermagem, possam se credenciar ao Programa de Formação Técnica para Agentes de Saúde, do Ministério da Saúde. Com a medida será possível qualificar cerca de 250 mil agentes comunitários de saúde e de combate às endemias em todo o Brasil. A ação faz parte da nova Política Nacional da Atenção Básica (PNAB), que amplia a atribuição desses profissionais, proporcionando maior resolutividade aos atendimentos realizados à população. O edital está disponibilizado, na íntegra, no endereço eletrônico (www.saude.gov.br) ou pelo e-mail ([email protected]). O curso é gratuito, livres de taxas, mensalidades ou quaisquer contribuições relativas à prestação do serviço.

E – Jogadores Online

A Ubique Networks anuncia a chegada da plataforma Swarmio para esports. É uma plataforma de esports baseada em blockchain que entrega uma experiência sem lag para jogadores de títulos multiplayer online como Counter-Strike Global Offensive, Minecraft e League of Legends, entre outros. Com o Swarmio, jogadores, organizadores de torneios e casters têm acesso às ferramentas necessárias para ter experiências profissionais de esports em qualquer nível de conhecimento, em qualquer lugar do mundo. O primeiro torneio oficial está programado para este domingo (25), às 17h, com o Swarmio Brazil Cup. A plataforma Swarmio é gratuita para criar, gerenciar e participar de torneios e times e jogar com amigos na rede sem lag. Saiba mais em: (https://swarmio.gg/).

F – Indústrias de Nãotecidos

A ABINT (Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos) realiza, no próximo dia 14 de março, das 9h às 16h, um curso sobre as tecnologia e as aplicações de nãotecidos, que tem como objetivo proporcionar aos profissionais do mercado informações técnicas sobre o segmento, como e com quais matérias primas são produzidos, como são classificados e seu enorme conjunto de aplicações. O curso vai abordar sobre as resinas, fibras, fios e filamentos que formam os Nãotecidos; a identificação e características, classificação (Norma ABNT), tecnologias de formação de véu/manta, tecnologia de consolidação, de acabamento e de enobrecimento, assim como as principais aplicações desses produtos e seus benefícios. Informações e inscrições: ([email protected]) ou tels. (11) 3032.3015 / 3823.6087.

G – Uso do Big Data

A Neoway – maior empresa de Inteligência de Mercado e Big Data da América Latina –, promove a 2ª edição do Data Driven Business, no Costão do Santinho, Florianópolis, engtre os dias 8 e 10 de março para mais de 500 dirigentes das maiores empresas do Brasil. Na região, conhecida como o Vale do Silício brasileiro, são esperados 20 palestrantes, entre eles Paula Bellizia, Microsoft; Milton Beck, Linkedin; Aaron Ross, Predictable University; Walter Longo, Unimark; e Gustavo Kuerten. Os participantes vão entender como a análise inteligente de dados se tornou parte viva da estratégia de negócios de qualquer empresa e como é possível simplificar e extrair o melhor das informações, alcançando previsibilidade em ações e resultados. Mais informações em: (www.datadrivenbrasil.com.br).

H – Tour e Degustação

Uma vez por mês, a indústria de bebidas artesanais Blondine convida os cervejeiros e entusiastas para um tour em sua Fábrica em Itupeva, cerca de uma hora da capital. Com data marcada para este sábado (24), das 10 às 13 horas, os participantes podem conhecer mais sobre o processo de fabricação de cerveja, acompanhar todas as etapas de produção – desde as matérias-primas até o envase -, conversar com os especialistas e degustar rótulos diferentes. Para participar, os interessados podem adquirir o ingresso por R$ 36, que inclui a degustação de um refrigerante artesanal e quatro estilos de cerveja, sendo um chope direto do tanque. Além disso, os visitantes levam de lembrança um copo de cristal personalizado exclusivo para o Tour. Mais informações: (www.sympla.com.br/tour-blondine—fevereiro-2018__243447).

I – Turismo Premium

O Brasil figura pela primeira vez no Forbes Travel Guide. O Belmond Hotel das Cataratas, localizado Parque Nacional do Iguaçu, é o primeiro da América do Sul a conquistar cinco estrelas no disputado guia de viagens de luxo idealizado pela publicação americana, criadora do rigoroso sistema de classificação por estrelas para resorts, spas e hotéis de luxo. Com mais sete hotéis classificados na categoria quatro estrelas pela Forbes, o Brasil lidera o segmento premium em todo o continente. Em uma área dominada por hotéis familiares tradicionais, de acordo com o guia há uma tendência crescente de novas marcas de luxo globais que abrem propriedades no Brasil. O Guia de Viagens da Forbes classifica estabelecimentos de 50 países das Américas, Europa, Ásia-Pacífico, África e Oriente Médio. Saiba mais em (forbestravelguide.com).

J – Reconhecimento Internacional

O ano começou com ótimas notícias para a família Laurenti-Lorenti, fundadores da tradicional padaria Basilicata. O estabelecimento recebeu um convite honroso da Puratos, multinacional do setor de panificação e pâtisserie, criadora da Biblioteca de Massa Madre, localizada na Bélgica, para fazer parte do hall das principais padarias mundiais, enviando o fermento natural de suas massas para exposição na vitrine número 96 do centro de pesquisa científica, que se compromete em manter sempre vivo os fermentos lá guardados. A Basilicata representar o Brasil e eternizar seu nome nessa organização de referência internacional. A família Basilicata acabou de receber o Certificado e uma simbólica “chave” da vitrine onde será guardado o precioso material, através das mãos dos representantes da Puratos no Brasil (www.basilicata.com.br).