Negócios em Pauta 18/03/2022

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 17 de março de 2022

A – BMW iX5 movido a hidrogênio é colocado à prova

O círculo polar ártico em Arjeplog, Suécia, é palco de diversos testes dinâmicos extremos da BMW. Desta vez, quem está por lá é o iX5 Hydrogen, movido a hidrogênio. Cada vez mais próximo de ser lançado, o modelo é equipado com a quinta geração do sistema BMW eDrive. Tem potência de 374cv (275kW) e gera apenas vapor de água, nada de poluentes. O hidrogênio é armazenado em dois tanques de fibra de carbono (CFRP), que juntos comportam quase seis quilos do gás e levam no máximo quatro minutos para serem cheios por completo. Dessa forma, percorrer longas distâncias com apenas pequenas paradas no percurso é perfeitamente possível e natural. A neve forte e os pisos recobertos de gelo de Arjeplog trazem desafios para o acerto de sistemas eletrônicos de controle, tração integral, suspensão e direção, sem falar na resistência dos componentes de motor e bateria em ambientes de baixíssima temperatura.

B – Combatendo a Fome

Durante a pandemia, a Escola Municipal Prof. Paulo Freire, na periferia de Belo Horizonte, mobilizou docentes, funcionários e voluntários de uma empresa para arrecadar alimentos às famílias dos estudantes. O resultado garantiu a segurança alimentar das famílias do entorno, pois os legumes, as verduras e outros itens coletados serviram para complementar os alimentos das cestas básicas distribuídas pela prefeitura. O colégio foi um dos selecionados para integrar o programa internacional ‘Escolas 2030’, iniciativa que acompanha mil escolas espalhadas por dez países durante uma década. No Brasil, a ação é liderada pelo Itaú Social, em parceria com a organização social Ashoka e a Faculdade de Educação da USP.

C – Energia Solar

O Nordeste brasileiro é o grande destaque no setor de energias renováveis, sendo propício para investimentos nesta área por apresentar altos índices de irradiação solar. É neste cenário que acontece em Fortaleza, nos dias 27 e 28 de abril, no Centro de Eventos do Ceará, o Intersolar Summit Brasil Nordeste, um dos maiores eventos na área de energia solar. Em paralelo: 11º Congresso RTI Provedores de Internet e 13º Congresso RTI Data Centers. A missão do evento é trazer informações aprofundadas, facilitar oportunidades de contatos de alta qualidade, expandir o uso de tecnologias FV (fotovoltaica) nos âmbitos regional e nacional, e fortalecer o setor FV nacional. Mais informações: (https://www.intersolar.net.br/
intersolar-summit-brasil-nordeste/informacoes-gerais
).

D – Noites de Descanso

A Semana do Sono começa hoje (18) e vai até quinta-feira (24), com o objetivo de apresentar informações qualificadas, novidades e as últimas pesquisas sobre a qualidade do sono. Apneia, roncos, insônia e outros distúrbios, além de estarem ligados a fatores de saúde, também têm relação com o tipo de colchão e travesseiros utilizados. A empresa paranaense BF Colchões, fundada em 1964 em Maringá, é hoje a marca de colchões mais vendida pela internet no país, através dos principais marketplaces e pela Emcompre. Uma pesquisa do Instituto Impulso, com 10 mil consumidores, mostra que 85% acreditam que um bom colchão é a chave para uma boa noite de sono e quase 90% que trocaram colchão nos últimos 5 anos investiram em travesseiros, lençóis e colchas. Saiba mais: (www.bfcolchoes.com.br).

E – Reunião da SBPC

Os interessados em participar da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com submissão de trabalho na Sessão de Pôsteres, têm até 4 de abril para se inscreverem. O evento acontece de forma híbrida e terá como tema “Ciência, independência e soberania nacional”, em alusão ao ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna. Podem ser submetidos trabalhos feitos por estudantes de graduação ou pós-graduação, docentes de Ensino Superior, pesquisadores e profissionais, estudantes e professores da Educação Básica ou Ensino Profissionalizante. Os trabalhos aprovados serão programados para a apresentação no formato de vídeo-pôsteres, pelo canal da SBPC no YouTube (https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/).

F – Aceleração no Canadá

A Dream2B, international venture builder que conecta os ecossistemas do Canadá e do Brasil, está com inscrições abertas para seu 7º ciclo de aceleração internacional. Serão selecionadas até 10 startups brasileiras para participarem do programa que tem foco em startups com aplicações de tecnologias como inteligência artificial, blockchain, nanotecnologia, indústria 4.0 e IoT. Para aplicar, as startups precisam estar em estágio de crescimento, ter produtos disruptivos e vocação global, para se tornarem rapidamente escaláveis e com grande mercado mundial. Além do domínio da língua inglesa, também é importante que a startup tenha uma estratégia de expansão internacional. Outras informações e inscrições, acesse: (https://www.dream2b.com.br/).

G – Veículos Elétricos

Em mais uma etapa do seu plano ambicioso para o país, a GWM Brasil revelou a implantação, até o fim de 2023, de uma rede de 100 pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos no Estado de São Paulo, dentro do seu plano de eletromobilidade para o Brasil. O projeto visa auxiliar no desenvolvimento da infraestrutura necessária para impulsionar o mercado brasileiro de veículos elétricos. A futura rede será alimentada com energia limpa, na maioria dos casos por meio da instalação de placas fotovoltaicas. Nessa primeira fase, 100 pontos de abastecimento serão distribuídos pelas principais cidades do Estado de São Paulo. A segunda etapa prevê a inauguração nos demais Estados do país. A criação dessa rede se dará tanto por meio de parcerias locais quanto por operação direta (https://www.gwm-global.com/).

H – Academy Bootcamp

O Instituto Atlântico está com inscrições abertas para o Academy Bootcamp, Programa de Capacitação Tecnológica gratuito desenvolvido para formar profissionais para o mercado de TIC. Voltado para o fomento de uma cultura de resolução de problemas práticos, é um treinamento intensivo para que os estudantes absorvam o conhecimento teórico de maneira conjunta com a prática. O público alvo é composto por alunos de graduação com mais da metade da grade curricular em andamento das faculdades de Computação; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Sistemas e Mídias Digitais; Matemática; Estatística; Design e Comunicação; profissionais interessados na Indústria de Tecnologia e pessoas que já atuaram em áreas correlatas e que desejam ampliar sua área de atuação. Inscrições em: (https://www.atlantico.com.br/academy-bootcamp/).

I – Escola de Negócios

A CUOA Business School é uma das mais importantes escolas de negócio da Europa, com campus localizado a uma hora de Veneza, um dos principais polos econômicos e de negócios da Itália. A instituição de ensino abriu processo seletivo de bolsas de estudo para graduandos e jovens profissionais que desejam ter uma experiência internacional em 2023. Os programas presenciais têm duração de 3 semanas e são realizados nos meses de janeiro ou julho. As aulas são ministradas 100% em inglês, por professores Ph.Ds e especialistas em suas áreas de atuação. A iniciativa é em parceria com a Escola de Negócios IBS Americas. A bolsa cobre 50% sobre os programas da instituição, todos voltados para a área da Administração. Saiba mais: (https://bit.ly/bolsas-cuoa)

J – Seleção de Startups

O Condor Connect inicia a captação de startups para fazerem parte do programa de aceleração de 2022. A aceleradora precisa de pelo menos 10 soluções inovadoras para o varejo, já que o mercado varejista está aquecido e demandando muitas startups. A aceleradora graduará as startups em 9 meses, deixando-as preparadas para receber investimentos e para iniciar as vendas já com clientes potenciais do varejo. Além do programa de mentoria, toda última quarta-feira do mês serão realizados eventos de empreendedorismo e inovação para promover o networking e a inovação colaborativa. Interessados devem cadastrar as startups no formulário do link (https://forms.gle/bmw5j75uzwrEz1oh6), preencher todas as informações e aguardar a confirmação da agenda no e-mail cadastrado.

K – Soluções Sustentáveis

Eempreendedores de todo Brasil podem se inscrever para participar do Braskem Labs, programa pioneiro em inovação aberta focado em impacto socioambiental positivo, que chega à sua oitava edição em 2022. O programa apoia startups que possuem soluções sustentáveis e apoiam a ecoeficiência da cadeia petroquímica (por exemplo, atuam com eficiência hídrica e energética, redução e compensação de carbono), e soluções que geram impacto socioambiental positivo a partir da química e do plástico – uma maneira da Braskem incentivar a inovação destinada à sustentabilidade, em áreas como agronegócio, biotecnologia, economia circular, mudanças climáticas, embalagem, infraestrutura e construção civil, saúde, química sustentável, entre outras. Inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site (http://braskemlabs.com.br).