Negócios em Pauta 25/02 a 01/03/2017

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

A – Dividindo Experiência

Depois de alguns meses, o projeto ‘Lá em casa pra jantar’ volta no dia 23 de março, uma quinta-feira, com um menu leve de verão para fechar a estação e ficar com saudade. O projeto partiu de uma ideia simples e agora já bem disseminada por sites como Dinneer, MenuTrip e Meu Bistrô. Une marketing da experiência e economia compartilhada, ou seja, dividir a experiência. Os donos da casa abrem as portas para receber pessoas que queiram comer bem e encontrar gente interessante num ambiente muito aconchegante e seguro. Eles criam um menu, marcam a data e divulgam. Aí as pessoas aderem, fazem as reservas e eles providenciam a comida e a bebida. Tudo por um valor bem menor do que o de um restaurante. As vagas são limitadas e só garantem o atendimento das reservas feitas pelo e-mail ([email protected]).

B – Fluxo Internacional

O controle de todo esse fluxo comercial, de veículos e pessoas é realizado por diversos órgãos da administração federal, mas cabe à Receita as principais ações de fiscalização do fluxo de importações e exportações e demais atividades relacionadas ao comércio exterior brasileiro. Para dimensionar o desafio que é controlar o fluxo do comércio internacional que ocorre pelos portos, aeroportos e fronteiras secas do país, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil lançam, no próximo dia 17 de março, em Brasília, o “Fronteirômetro”. Com essa nova ferramenta, é possível visualizar números com as projeções do volume de cargas, pessoas e veículos que ingressam e saem do País, dando à sociedade uma ideia de quantitativo no exato momento em que a consulta for feita.

C – Ideia Inusitada

A cidade de Baikalsk, na Rússia, inaugurou, próximo às águas do Lago Baikal, a primeira biblioteca do mundo feita com blocos de gelo. O acervo é composto por 420 livros esculpidos nas paredes e está disponível em vários idiomas como russo, inglês, chinês e coreano. Nos largos blocos de gelo é possível ler frases de pessoas que enviaram seus desejos e sonhos para serem gravados. De acordo com Maxim Khvostishkov, chefe do Turismo local e responsável pelo projeto, “a maior parte das pessoas desejam ter saúde, filhos, e principalmente que não haja guerra”. A biblioteca foi construída em círculo, para dar a ideia de labirinto. O local ficará disponível até o mês de abril, quando o inverno termina e o gelo é derretido (ANSA).

D – Intolerâncias Alimentares

Nos dias 14 e 15 de julho, acontece a 8ª edição do Gluten Free Brasil, 5º Expo Funcionais e Nutracêuticos e 2º Gastronomia Funcional, no Centro de Convenções Frei Caneca. Em discussão as questões relacionadas às alergias e intolerâncias alimentares, síndrome metabólica, câncer, obesidade, além de todas as DCNT’s (doenças crônicas não transmissíveis).
Acompanhando o crescimento do mercado sem glúten, que deve prosperar 32% até 2020, o evento espera receber 3500 profissionais da saúde e lojistas, para mais de 19 palestras e mais de 60 expositores. Diante desse cenário, os eventos se consolidam como os maiores do país a abordar os problemas relacionados ao glúten – doença celíaca (DC) e intolerância.
Outras informações em: (www.glutenfreebrasil.com).

E – Poupatempo do Empreendedor

A vereadora Janaína Lima, do Partido Novo, apresentou o projeto que cria o Poupatempo do Empreendedor, cujo objetivo é o de facilitar a vida do pequeno e médio empresário. Assim como o Poupatempo, já conhecido pela população, o do Empreendedor visa unificar em um só lugar processos burocráticos relacionados à administração, abertura, manutenção, desenvolvimento e até encerramento de pequenas e médias empresas. Além de auxiliar na desburocratização do sistema de administração de empresas na cidade, o projeto também quer agilizá-lo, diminuindo o tempo de abertura e fechamento de empresas e, com isso, incentivar as startups. Essa iniciativa servirá de fomento ao empreendedorismo, à inovação e à criação de novas frentes de trabalho na cidade.

F – Registro no Cadesp

A Secretaria da Fazenda acaba de enviar comunicado a 15.417 contribuintes que não informaram para o Fisco o registro do contabilista responsável pela empresa. De acordo com a Portaria CAT 92/98 é obrigatória a comunicação do profissional contábil associado à inscrição estadual da empresa no Cadastro de Contribuintes de ICMS (Cadesp). No cadastro é necessário informar o número de registro do profissional junto ao CRC. O contribuinte notificado tem prazo de 30 dias para providenciar a regularização da inscrição estadual, informando o número de registro no CRC do novo contabilista. Para inclusão, acesse (www38.receita.fazenda.gov.br/redesim/) e utilizar o aplicativo “Coleta Web CNPJ”.

G – Calçados Veganos

A Insecta Shoes, marca de calçados ecológicos e 100% veganos, oferece opções com estampas coloridas e florais que são a cara da estação. A marca também acaba de relançar a Strap Sandal Argia, sandália com fechamento ajustável em velcro que permite a retirada da tira traseira, transformando o calçado em chinelo. Todos os produtos são feitos com roupas garimpadas em brechós ou tecido reciclado de garrafa pet. Além disso, a sola é feita a partir do excedente reciclado da indústria de borracha, e os calçados são revestidos com muita espuma, o que garante conforto extra aos pés mais exigentes. Os modelos são unissex e a numeração vai do 33 ao 45. Mais informações em: (www.insectashoes.com).

H – Defesa para Mulheres

No mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Federação Sul Americana de Krav Maga realiza, em todo o Brasil, treinamentos gratuitos da defesa pessoal israelense, especialmente voltados para mulheres praticantes ou não dessa modalidade. A ideia é sensibilizar a mulher sobre a importância do combate à violência e mostrar que ela pode ser parte ativa da prevenção desse tipo de problema, crescente. Os treinamentos serão destinados às mulheres maiores de 14 anos, independentemente de preparo físico ou de habilidade para artes marciais ou esportes. Para este ano, a Federação espera mais de 10 mil mulheres em mais de 90 pontos de treinamento em todo o país. Mais informações e agendar aula gratuita em: (www.kravmaga.com.br).

I – Franchising Conference

Multifranqueados e franqueadores brasileiros terão a oportunidade vivenciar de forma única a 17ª Multi-Unit Franchising Conference, o evento mais importante do mundo sobre estratégias para multifranqueados e marcas de franchising. Acontece em Las Vegas, entre os dias 23 e 26 de abril, e estão abertas inscrições para que um grupo seleto de multifranquedos possa participar do evento contando com ações exclusivas, tradução simultânea e a presença de três importantes curadores brasileiros: Denis Santini, Paulo Mauro e Adir Ribeiro. O tour é organizado pelo Grupo MD e pela Global Franchise Consulting. Os interessados podem fazer suas inscrições pelo e-mail ([email protected]), até o dia 3 de março.

J – Programa de Estágio

A Ipsos, pesquisa e análise de mercado, lança o Programa Geração Ipsos Estágio 2017, com o objetivo de recrutar estudantes do Ensino Superior sem experiência profissional e com potencial para o mercado. O programa oferece vagas nas áreas especializadas da Ipsos: Connect, Loyalty, Marketing e Public Affairs. Entre os pré-requisitos estão a graduação entre julho/18 e julho/19 nos cursos de Administração, Comunicação, Ciências Sociais, Contábeis, Publicidade e Propaganda, Marketing, Economia, Relações Internacionais e Públicas, Estatística, Engenharia e Psicologia. Paixão, curiosidade, empreendorismo e responsabilidade são qualidades essenciais para os que forem ocupar as vagas. Inscrições pelo site: (www.veredarh.com.br).