Negócios em Pauta 24/11/2021

A – Motorista internacional de caminhão-tanque

Segundo estimativas da Confederação Nacional do Transporte, as mulheres representam apenas 0,5% do total de caminhoneiros do Brasil. A profissão de motorista de caminhão ainda carrega muitos estereótipos. Ignorando os números, Viviane Baungardt, motorista internacional de caminhão-tanque da Rufatto Transportes e Logística, de Foz do Iguaçu, sonhava desde criança em seguir essa profissão. Foi criada em uma família onde a influência para exercer esta atividade é forte, já que o pai trabalhou por 40 anos como motorista e os irmãos também vêm seguindo o mesmo caminho. Recentemente foi surpreendida pelos agentes da Polícia Federal que realizam a segurança na fronteira entre Brasil e Bolívia com a notícia de que era a primeira motorista mulher que estava atravessando aquela fronteira. “Foi bastante engraçado, o agente da PF me deu os parabéns e me chamou de corajosa. Todos ficaram bastante admirados”, afirma Viviane.

B – Tatuagens para Mulheres

Mulheres que passaram pelo câncer de mama, traumas, queimaduras e violência doméstica poderão receber tatuagens para cobrir as cicatrizes pelo SUSaúde, no estado de São Paulo. Isso porque a Assembleia Legislativa paulista aprovou o projeto criado em coautoria com o deputado Rodrigo Gambale, que propõe ao governo estadual que estabeleça parcerias com tatuadores. Segundo a deputada Patrícia Bezerra, a ideia é que sejam feitos atendimentos gratuitos, por tatuadores, às mulheres que sofreram lesões, por razões diversas, e que resultaram em marcas na pele. “São tatuagens reparadoras e/ou artísticas que poderão amenizar e camuflar, essas cicatrizes que muitas vezes trazem dor e sofrimento”, diz Patrícia

C – Trabalhar em Fintechs

O mercado de fintechs tem crescido e atingido novos patamares no Brasil nos últimos anos, ditando até mesmo tendências internacionais. Atenta a essa dificuldade, a Justa, uma das fintechs de serviços financeiros que mais cresce no Brasil, criou o curso “Como ter sucesso no segmento das fintechs?”, que será totalmente gratuito e 100% online, na Academia Justa, para capacitar o máximo de pessoas que desejam atuar nesse meio. Não há limite de vagas, a plataforma pode receber milhares de alunos. O curso será realizado entre 1º e 29 de dezembro, dividido em três módulos: ‘Inovação e Empreendedorismo para Fintechs’; ‘Estratégia de Gestão de Vendas’; e ‘Gestão Financeira’. Inscrições estão abertas até sábado (27) e podem ser feitas em: (https://www.sympla.com.br/).

D – 62 Gun Salute

O raro whisky escocês ‘Royal Salute 62 Gun Salute’ celebra o legado de gerações ao longo dos anos por cada um dos cinco Master Blenders, que criaram o Royal Salute desde sua concepção em 1953. Sempre relacionado com a realeza britânica, teve seu lançamento em meio às celebrações oficiais do aniversário da Rainha em Londres, em junho de 2010 e contou com a presença de Sua Alteza Real o Príncipe Michael de Kent. Cada garrafa de cristal de parede dupla é soprada pelo Master Glass Blower. O brasão é pintado à mão em ouro líquido e a garrafa é finalizada com uma gola folheada a ouro e uma rolha de vidro fixada na coroa. Um lote de garrafas, ao custo unitário de R$ 18.990,00, está disponível em: (https://www.drinksandclubs.com.br/whisky-escoces-royal-salute-62-anos/p).

E – Dinâmica do Universo

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, em São Carlos, sediará a Escola Patricio Letelier de Física-Matemática. A 3ª edição do evento ocorrerá entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro, focada em diferentes áreas da física matemática e teórica. A Escola busca estimular discussões sobre as lacunas no conhecimento acerca da dinâmica do universo, fomentando ideias sobre como as leis que regem o nosso conhecimento do nível microscópico ao macroscópico – dos átomos às galáxias – se relacionam. O programa, em formato online, contará com três palestras e quatro minicursos, com professores nacionais e internacionais, e temas como simetrias, gravitação, buracos negros e teoria do caos. Formulário para participação está disponível no site do evento: (http://monge.u-bourgogne.fr/gdito/letelier2021).

F – Veículos Elétricos

A Americanas S.A. está incorporando 100 novos veículos utilitários elétricos para expandir sua frota logística ecoeficiente para mais cinco estados. Além das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, os veículos farão parte da operação last mile (última milha de entrega, que leva o produto até a casa do cliente final) da companhia nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Gravataí, Fortaleza e Recife. Com isso, a companhia reafirma o objetivo de ter, até o fim de 2021, 500 veículos em sua frota ecoeficiente – entre eles bikes elétricas e convencionais, tuk-tuks e automóveis. A frota ecoeficiente é uma das iniciativas da estratégia ESG da Americanas S.A. que, na frente ambiental, tem o compromisso de neutralizar suas emissões de carbono e se tornar NetZero até 2025. Os utilitários são 100% elétricos, garantindo zero emissão de poluentes e têm capacidade para 650 kg de carga útil.

G – Segurança da Informação

A Trend Micro, líder mundial em soluções de cibersegurança, promove nos dias 27 e 28, o desafio Virtual Threat Defense Challenge XDR Edition (TDC), dentro da programação da BHack Conference 2021. A 10ª edição da conferência de segurança da informação – que já se consolidou no cenário nacional como um dos eventos de maior importância do setor – reunirá uma série de especialistas em cibersegurança. Confirmados nomes como Sophia d’Antoine, fundadora da empresa de segurança Margin Research, sediada em Nova Iorque; Liliane Scarpari, Senior Cloud Security Advisor da multinacional de petróleo e gás ExxonMobil e Maximiliano Soler, Security Engineer da Asapp, empresa de tecnologia voltada para experiência do cliente, entre outros. Incrições gratuitas e mais informações: (www.trendmicro.com).

H – Mercado da Construção

Amanhã (25), a partir das 15h00, a cadeia produtiva da construção estará reunida virtualmente para acompanhar as informações a serem apresentadas por especialistas em um dos principais eventos estratégicos para o setor: o Tendências no Mercado da Construção. Outro destaque será o ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa), sobre os Impactos e Perspectivas do Conceito ESG nas Corporações, na Sociedade e na Economia. Ainda na programação, o público poderá acompanhar os depoimentos de importantes personalidades de empresas e entidades do setor da construção. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no link: (http://sobratematendencias.com.br/).

I – Grafiteiros e Painéis

O iti, banco digital do Itaú Unibanco, juntou cinco artistas locais para cocriarem painéis de grafite em ruas de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife. Leco Graffiti, Daniel Nadi, Celso Gitahy, Robson Lago e Marcos Lima integram a campanha “Graf iti” que está em regiões movimentadas das cidades. Os grafites têm um QR Code que direciona para um conteúdo making of da produção das artes, com um destaque aos artistas por trás das obras. No entorno das obras, haverá publicidade no mobiliário urbano, relógios, pontos de ônibus, estações de metrô e outdoors. A campanha traz a pluralidade dos artistas e das ruas. “A arte do grafiti é democrática, fomenta a cultura periférica e amplia as vozes marginalizadas”, conta Thais Pitsch, gerente de marketing do iti.

J – Alimentação Saudável

O Carrefour firmou parcerias com duas startups que auxiliarão a rede a se aproximar ainda mais de pequenos produtores e fornecedores regionais. O trabalho conjunto com a Local.e (www.locale.com.br) e a Muda Meu Mundo (www.mudameumundo.com.br) contribuirá para ampliar a oferta de produtos com características locais e regionais, além de alimentos mais frescos, em todas as lojas. Após um longo processo para entender as principais demandas desses produtores, o Carrefour passa a oferecer um prazo de pagamento vantajoso, maior facilidade no processo de cadastramento, isenção de taxas logísticas e simplificação do contrato. Hoje, o Carrefour já conta com cerca de 9 mil itens regionais de mil fornecedores em suas lojas.

K – Facilities Management

A Sodexo On-site, líder mundial em serviços de alimentação, tem intensificado seus investimentos no ecossistema de startups brasileiro com o objetivo de apoiar iniciativas inovadoras que desejam fazer história mundo afora, abriu inscrições para aceleração de startups. O programa, que terá duração de quatro meses, selecionará startups para a próxima mentoria com executivos da empresa e especialistas da aceleradora corporativa Liga Ventures. O objetivo é fazer conexões entre as startups participantes e as áreas de negócio da Sodexo On-site Brasil, gerando interações e oportunidades para os jovens empreendedores, além de buscar soluções para os desafios enfrentados no dia a dia da empresa e clientes. Para isso, o programa busca startups com sinergia com a temática de soluções em Facilities Management. Outras informações: (https://sodexoaccelerator.com.br/).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap