Negócios em Pauta 28/02/2018

em Negócios em Pauta
terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

A – Feminismo e Resistência

O 8 de março tem o intuito de exaltar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres na sociedade após o advento da Revolução Industrial. A Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), faz uma programação especial dedicada a elas. Em geral fugindo de países com conflitos intermitentes, intolerância étnica e perseguições políticas que as fazem perder empregos ou sofrerem abusos, as mulheres refugiadas, muitas viúvas ou com filhos, procuram abrigos e uma forma de recomeçar a vida longe dos traumas vivenciados. Na busca por soluções, a AASP promove, amanhã (1), às 19h, a mesa-redonda “Mulheres refugiadas no Brasil – Feminismo e resistência”, uma visão sobre a condição social da mulher refugiada no Brasil, seus desafios, empatia e pertencimento. Inscrições: (www.aasp.org.br/eventos).

B – Agronomia e Biologia

Quer iniciar a sua carreira em um Programa de Estágio onde você terá a oportunidade de participar de todas as etapas do desenvolvimento de soluções para a área agrícola? Então não deixe de se inscrever no Programa de Estágio da BASF. As 24 vagas oferecidas são para trabalhar nas estações que ficam nos municípios de Jaboticabal, Passo Fundo, Santo Antônio de Posse e Uberlândia. Os selecionados irão atuar nos laboratórios da empresa e no campo nas áreas de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Os interessados em participar da seleção devem estar cursando o último ano de Agronomia ou Engenharia Agronômica. Também podem se candidatar estudantes a partir do segundo ano de Biologia. Inscrições (www.ciadeestagios.com.br/basf).

C – Uber e os Impostos

Ao transformar carros particulares em veículos compartilhados, a tecnologia da Uber conseguiu oferecer uma alternativa de mobilidade acessível, moderna e eficiente a seus usuários, ao mesmo tempo em que proporcionou nova opção de renda para motoristas parceiros. É assim desde que a empresa chegou ao Brasil, há mais de três anos. Mas além de servir usuários e parceiros, a tecnologia da Uber também beneficia as cidades onde está presente, aliviando o trânsito e reduzindo a poluição ao colocar cada vez mais pessoas em menos carros. Em 2017, a Uber pagou um total de R$ 971,8 milhões em tributos no Brasil, tanto federais (como PIS, Cofins e Imposto de Renda) quanto municipais (como o ISS e contribuições municipais devido a regulações locais).

D – Contêineres como Vestiários

Especializada na fabricação de unidades móveis para diversas áreas, a Truckvan ingressou com mais força no mundo do futebol. A fabricante paulista acaba de entregar dois vestiários, feitos em contêineres, para as categorias de base do Corinthians. Os módulos estão instalados no Centro de Excelência em Formação de Atletas – ao lado do CT Dr. Joaquim Grava, e serão usados por atletas de 15 a 20 anos. Com estrutura de dois contêineres de 20 pés, com 6 metros de comprimento por 2,50 de largura, 2,90 de altura e 30 m² de área útil, cada vestiário tem capacidade para acomodar 16 atletas e possui quatro chuveiros individuais e dois banheiros, além de armários e bancos construídos em MDF com cabideiros para pendurar os uniformes. Outras informações no site: (www.truckvan.com.br).

E – The MBA Tour

Ótima opção para quem está pensando em fazer um MBA fora, o The MBA Tour chega a São Paulo no próximo dia 10, das 11h às 15:30h, no Hotel Inter-Continental (Al. Santos, 1123 – Jardins), com o objetivo conectar algumas das mais renomadas universidades do mundo a pessoas que buscam alavancar a carreira com uma experiência no exterior. As inscrições, que são gratuitas, podem ser efetuadas no site (www.thembatour.com) e as vagas são limitadas. Os participantes poderão conhecer melhor os critérios de seleção de cada universidade e assistir a palestras e apresentações, além de terem a oportunidade de marcar entrevistas com os diretores de admissão – que estarão no Brasil para pré-selecionar os melhores candidatos. O melhor aproveitamento do conteúdo da feira é para os participantes tenham fluência em inglês.

F – Crescimento do Atacarejo

Presente no Brasil há mais de quarenta anos, o segmento de varejo cash & carry – aqui mais conhecido como atacarejo – ganhou força nos últimos anos no país. Esse modelo de negócios, que hoje atrai também clientes pessoas físicas de diferentes classes sociais, tem como seu principal destaque no país a rede Assaí, do Grupo GPA, que avançou 123% nos últimos três anos. De acordo com dados divulgados nesta semana pela Companhia, a rede de atacarejo apresentou uma expansão de 28% no seu faturamento em 2017, atingindo um total de R$ 20,1 bilhões em vendas brutas ao longo do ano. Foram 20 unidades abertas em 2017 – sendo 15 lojas convertidas e outras 5 orgânicas –, com uma projeção de mais 20 lojas neste ano.

G – Medicina do Sono

A Associação Paulista de Medicina e a Sociedade Paulista de Medicina do Sono promovem o Congresso Paulista de Medicina do Sono. O evento ocorre entre os dias 4 e 5 de maio, no Milenium Centro de Convenções. Abordará temas como novas drogas no tratamento da insônia, desafios no diagnóstico e tratamento dos distúrbios do ritmo circadiano, terapia miofuncional da apneia obstrutiva do sono, distúrbios do sono e aprendizado, entre outros. De caráter multidisciplinar, reúne os melhores palestrantes da área de atuação e atrai médicos de diversas especialidades, como neurologistas, psiquiatras, otorrinolaringologistas, pneumologistas, pediatras e clínicos gerais, além de outros profissionais da Saúde. Inscrições e mais informações: ( http://associacaopaulistamedicina.org.br/atualizacao-medica/eventos/xvi-congresso-paulista-de-medicina-do-sono).

H – Química e Plástico

Estão abertas as inscrições para a nova edição do Braskem Labs Scale, programa de aceleração para empreendedores da Braskem. Além da busca por empresas que utilizem a química ou o plástico em soluções sustentáveis e inovadoras, neste ano há também uma categoria especial para negócios que reduzam a perda de alimentos. Os interessados podem se inscrever no site (www.braskemlabs.com). Entre os critérios de seleção estão inovação, potencial de mercado, perfil do empreendedor e da equipe envolvida, modelo de negócio e impacto socioambiental. Serão selecionadas até 12 empresas para quatro meses de capacitação personalizada, incluindo mentorias individuais e coletivas com executivos da Braskem e especialistas da ACE, empresa de investimento em startups e inovação corporativa eleita por três vezes consecutivas como a melhor aceleradora da América Latina

I – Hall da Fama

A empresária Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, acaba de ser anunciada como nova integrante do hall da fama do World Retail Congress (WRT), maior congresso de varejo do mundo, que, neste ano, acontece de 17 a 19 de abril, em Madri. Luiza Helena é a única brasileira a integrar a lista das principais lideranças do varejo mundial, que, hoje, conta com 41 nomes, entre eles Terry Lundgre, CEO da rede de lojas de departamento Macy´s; Tommy Hilfiger, fundador do Tommy Hilfiger Group; Jack Ma, fundador da empresa de comércio eletrônico chinesa Ali Baba; e Ingvar Kamprad, fundador da rede sueca de móveis Ikea. Em 2018, além de Luiza, passaram a integrar o hall da fama do WRC Richard Liu, fundador da chinesa JD; e Stefano Pessina, da rede americana de drogarias Wallgreens.

J – Congresso das Indústrias

Entre os próximos dias 5 e 7 de abril, em Foz do Iguaçu, acontece o O 16º Congresso Internacional das Indústrias, promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e derivados (Abicab). Reúne representantes de empresas nacionais e internacionais e tem como principal objetivo contribuir para o fortalecimento e crescimento das categorias de alimentos. Em paralelo, ocorre a exposição de fornecedores de equipamentos e insumos com as principais novidades do setor; e a segunda edição da Rodada Internacional de Negócios. Para mais informações: (www.abimapi.com.br).