Negócios em Pauta 24/09/2021

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 23 de setembro de 2021

A – Edição limitada do ‘X-Gear’

Uma picape com visual único e itens exclusivos. Esta é a Nissan Frontier X-Gear, edição limitada do modelo da marca japonesa que resgata um nome já familiar dos clientes e fãs da Nissan. A novidade terá somente 500 unidades produzidas e já pode ser reservada nas concessionárias da marca em pré-venda. Traz diversos itens estéticos que valorizam ainda mais seu desenho. Entre eles, máscara negra nos faróis, santantônio com detalhes vermelhos, moldura do farol de neblina preto brilhante, identidade visual no capô e na tampa traseira e novos frisos laterais nas portas. Além disso, a picape vem com rodas de liga leve aro 18, rack de teto, estribo lateral e grade frontal, moldura do retrovisor externo com detalhes exclusivos e maçanetas com acabamento preto brilhante, compondo o conjunto da versão. O preço sugerido para venda deste modelo diferenciado é R$ 251.990.

B – Bonsai Forma e Tempo

No dia 2 de outubro, saudando a primavera, o Pavilhão Japonês, localizado no coração do Parque Ibirapuera, em São Paulo, inaugura a exposição “Bonsai – Forma e Tempo” no amplo jardim que circunda suas instalações. Com as portas fechadas à visitação pública desde o anúncio do início da pandemia em março de 2020, reabre com reformas que envolveram as rampas de acesso, a instalação de banheiro acessível, elevador e piso podotátil. O início da primavera é referência, quando é apresentado ao público essa exposição, uma das mais tradicionais manifestações culturais japonesas intimamente ligadas à natureza. Às quintas-feiras a entrada é franca. Informações: tel. (11) 3208-1755 ou ([email protected]).

C – Arquitetura e Design

Como principal setor consumidor de madeiras brasileiras, a construção civil, a arquitetura e o design de interiores podem ser também o endereço de oportunidades de novos negócios e de incentivo a práticas cada vez mais sustentáveis e transparentes. Este é o mote do segundo encontro promovido pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), “Arquitetura do Amanhã 2: Construindo Negócios Sustentáveis”, que será realizado no dia 7 de outubro, das 16h às 18h, no canal do YouTube da entidade, com participação de diversos convidados especiais e apoiadores. Inscrições em: ( https://www.youtube.com/user/Imaflora). Mais informações: (www.imaflora.org.br).

D – Soluções Inovadoras

Muitas vezes, o que falta para uma ideia ‘fora da caixa’ se tornar realidade é incentivo e criatividade. E, neste clima inovador, o Red Bull Basement abre inscrições até o dia 24 de outubro, por meio do site (redbull.com.br/basement). O programa fornece suporte e mentoria aos universitários com ideias inovadoras que, por meio da tecnologia, visam melhorar o mundo. As 10 melhores ideias serão selecionadas para a Final Nacional, em outubro. Estes finalistas participarão de um webinar exclusivo pelo LinkedIn, de curso sobre ‘Como criar uma Startup’ e também de conferência online com Ana Laura Magalhães, com dicas para atrair investidores.

E – Transporte Ferroviário

O principal ponto de encontro do setor metroferroviário da América Latina está chegando: a NT Expo Xperience 2021, que acontece entre os dias 5 e 7 de outubro, as 10 às 18 horas. O evento chega à sua segunda edição 100% virtual, com o objetivo de promover o debate sobre o atual cenário e o futuro do setor no Brasil, proporcionar o networking e a geração de negócios às empresas e profissionais do ramo, e fomentar o desenvolvimento de novas tecnologias e tendências para este segmento. Como destaque, a palestra de abertura sobre o “Crescimento da produção de transporte ferroviário no 1º semestre e o plano de investimentos para 2021/2022”. Mais informações: (https://www.ntexpo.com.br/pt/home.html).

F – Indústria de HPPC

Começa napróxima segunda-feira (27) e vai até 1º de outubro, a Semana ABIHPEC de Mercado 2021, que reunirá institutos de pesquisa e líderes empresariais para debater o futuro do setor de HPPC. O tema central é “O futuro é agora! O que esperar da indústria de HPPC?”. O evento é gratuito e online e vai abordar mudanças nos modelos de negócios no setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, na forma como o consumidor se relaciona com empresas e marcas, o quanto a inovação é estratégica para a manutenção da competitividade, a necessidade de investir em sustentabilidade e a importância das ações visando a diversidade e inclusão, entre outros temas. Inscrições: (https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_GnxQaZ6kRQKyaDGArZlfhA).

G – Viagem aos EUA

Segundo dados levantados pelo Kayak, durante o começo da semana houve aumento nas buscas por passagens para diversas cidades dos Estados Unidos. As que tiveram maior crescimento de buscas são Newark (+353%), Fort Lauderdale (+341%), Orlando (+281%), Chicago (+273%) e Miami (+247%). O aumento vem após o anúncio de que o país receberá viajantes internacionais totalmente vacinados contra Covid-19 a partir de novembro. O estado da Flórida é o mais procurado pelos brasileiros, com três cidades (Fort Lauderdale, Orlando e Miami) entre as mais pesquisadas, seguido da Califórnia, com dois destinos (San Francisco e Los Angeles). Para Gustavo Vedovato, Country Manager do Kayak no Brasil, a reabertura dos EUA é fundamental para o cenário turístico. Saiba mais em: (www.kayak.com.br).

H – Direitos Humanos

Todos os ex-ministros e ex-secretários da Secretaria de Direitos Humanos – nas suas diferentes formações institucionais – de 1997 a 2016 estarão reunidos em encontro online no dia 1º de outubro, às 14h, para um diálogo sobre a Construção e o Desmonte das Políticas Nacionais de Direitos Humanos no Brasil. O encontro será transmitido ao vivo (www.iea.usp.br/aovivo) pela internet e não é preciso se inscrever para assisti-lo. De acordo com os organizadores, a proposta de cada encontro do ciclo é promover diálogos entre os expositores convidados para que sejam construídos, coletivamente, a memória institucional das políticas públicas nacionais de direitos humanos e um diagnóstico conjunto sobre o passado, o presente e o futuro das políticas e institucionalidades desses direitos no Brasil.

I – Teste em Rede 5G

A TIM avança nos testes da rede 5G para entender e preparar a rede após o leilão de frequências. A operadora ativou três antenas com a tecnologia de quinta geração no coração de um dos mais importantes polos administrativos e financeiros de São Paulo, a Av. Luis Carlos Berrini, no Brooklin, para fazer experimentos pontuais do uso da rede 5G Stand Alone (o 5g “puro”) em ambiente urbano. O piloto está sendo utilizado para avaliações técnicas da própria rede e de suas funcionalidades, como agregação de frequências, compartilhamento de rede e conexões de dados em baixíssima latência. A TIM quer se antecipar na prestação do serviço para o meio corporativo e para os consumidores. Até agora, os testes já demonstraram potencial para fornecer até 1 GB para download e upload de arquivos.

J – Barras de Chocolate

Após sua incursão nos sorvetes, o Grupo Ferrero anuncia sua entrada no concorrido mercado de barras de chocolate. O novo produto terá a marca Ferrero Rocher e, a partir do início de outubro, será vendido em Alemanha, Áustria, Bélgica, França, Luxemburgo, Países Baixos, Polônia, Reino Unido e Rússia, além da própria Itália. Em 2022, as barras Ferrero Rocher devem chegar também nos Estados Unidos, na Espanha e em Portugal. Feitos de chocolate e avelã, os bombons são um dos produtos mais famosos do grupo, cujo portfólio ainda inclui Nutella, Kinder e Tic Tac. As barras serão vendidas nos sabores de chocolate ao leite, amargo e branco, e alguns quadradinhos terão uma espécie de cúpula que remete ao formato do bombom (ANSA).

K – Saúde Cardiovascular

O Instituto de Estudos Avançados da USP e a farmacêutica Novartis promovem o ciclo de seminários online “A Sociedade Brasileira e o Cuidado da Saúde Cardiovascular”, entre os próximos dias 27 e 30. O ciclo terá um painel por dia, sempre das 17h às 19h, com transmissão ao vivo pelo site e YouTube do IEA-USP. A atividade é o ponto de partida de um esforço conjunto para ampliar as discussões e estudos multissetoriais sobre saúde do coração, tendo em vista os impactos desse grupo de doenças na qualidade de vida da população, na economia e nos sistemas de saúde do Brasil. Confira a programação completa no link: (http://www.iea.usp.br/eventos/cuidado-da-saude-cardiovascular).