Negócios em Pauta 24/08/2022

em Negócios em Pauta
terça-feira, 23 de agosto de 2022

A – Campeonato Ucraniano volta em meio a guerra

Cercada de medidas de segurança e em meio a uma guerra que se arrasta há seis meses, a principal divisão do futebol da Ucrânia, que estava suspensa desde 24 de fevereiro, voltou a ser disputada ontem (23). O jogo que abriu a temporada 2022/23 da Premier League da Ucrânia foi entre Shakhtar Donetsk e Metalist, em Kiev, e acabou empatado em 0 a 0. Com a presença de militares, os jogos serão disputados com portões fechados ao público e existem abrigos antiaéreos nas proximidades dos campos para todos se protegerem em caso de ataques. No primeiro duelo do campeonato, o Shakhtar Donetsk entrou em campo com o brasileiro Lucas Taylor e o croata Neven Durasek como titulares. O Metalist, por sua vez, tinha o também brasileiro Wendel disponível no banco de reservas (ANSA).

B – Necessidade de Proteção

O mercado segurador já pagou cerca de R$ 7 bilhões em sinistros no 1° semestre de 2022. “Embora menor do que o apurado no mesmo período do ano anterior (houve queda de 26%), o patamar pago destes benefícios continua elevado, considerando os níveis de 2019 (pré-pandemia)”, informa a Fenaprevi na análise do relatório de agosto, elaborado com base nos números da Susep. Os ramos que apresentaram maior volume de pagamento de sinistros no período foram os seguros de Vida, nas modalidades individual e coletiva, representando mais de 50% do montante registrado nos seis meses (de R$ 7 bi), seguido pelo Prestamista, de Acidentes Pessoais e de Doenças Graves.

C – Biscoitos no Portfólio

A Camil Alimentos S.A. anuncia sua entrada na categoria de biscoitos por meio de um acordo de compra com a PepsiCo Brasil das empresas da marca Mabel, uma das mais tradicionais e renomadas, com liderança de vendas em rosquinhas no país e 2ª marca em top of mind no cash & carry. A transação também estabelece o licenciamento da a marca Toddy para utilização em alguns produtos do mercado de biscoitos, pelo prazo de 10 anos e a aquisição dos ativos que compõem a linha de produção de biscoitos da marca Toddy. A marca Toddy é a segunda em vendas de cookies no país, com lembrança de marca acima de 98% pelo consumidor. A conclusão da transação ainda passará por aprovação no CADE.

D – Talentos da Moda

Nos próximos dias 27 e 28, a cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, vai respirar moda com a chegada do Max Fashion Tour, evento que objetiva encontrar novos talentos para o mundo fashion, que estão escondidos no nosso país. Organizado pela agência de modelos Max Fama, acontece no Summit Hotel Monaco. Para participar da seleção é necessário fazer uma inscrição prévia no site (www.maxfama.com.br), na aba “Max Fashion Tour”. O candidato irá receber um e-mail de confirmação e, posteriormente, um contato telefônico, com a informação do horário e dia que ele deverá comparecer. As inscrições são gratuitas.

E – Comunicação Digital

A Fundação Getulio Vargas (FGV) está com inscrições abertas para o vestibular do curso de graduação em Comunicação Digital. São 80 vagas no primeiro semestre de 2023, distribuídas em duas turmas. Desse total, 55 são por ingresso via vestibular; 20 pelo ENEM; e cinco por meio de exames internacionais. O curso integra a grade da nova escola criada pela FGV, a Escola de Comunicação, Mídia e Informação, que conta com professores qualificados no Brasil e no exterior, laboratórios de ponta, e oferecerá aos alunos experiências de networking e de colocação profissional. A graduação tem duração mínima de quatro anos (oito semestres), e máxima de sete anos (14 semestres). Inscrições e outras informações: (https://vestibular.fgv.br/).

F – Mercado de Pagamentos

A sexta edição do Latin America Summit, evento anual organizado pela fintech de pagamentos EBANX que promove uma imersão profunda no cenário de negócios e pagamentos digitais em mercados emergentes, será realizada pela primeira vez fora do Brasil, na Cidade do México, de 12 a 15 de setembro. O evento promoverá espaços de discussão sobre a revolução digital que está surgindo na América Latina e em outras regiões emergentes, bem como crescimento expressivo dos mercados de comércio digital, seja voltado ao consumidor final, com varejo online, jogos digitais e streaming, seja voltado a empresas da LatAm que consomem computação em nuvem, SaaS e outros serviços B2B. Mais in formações: (https://www.latinamericasummit.com/).

G – Alimentos e Agroindústria

As empresas brasileiras poderão participar do Pavilhão Brasil na Food Africa 2022, feira internacional que ocorrerá entre os dias 4 e 7 de dezembro deste ano em Cairo. O Pavilhão Brasil é coordenado pelo Ministério da Agricultura, Ministério das Relações Exteriores, com apoio da Apex-Brasil. Considerada como a maior feira internacional comercial do continente africano, a Food Africa é voltada para o ramo de alimentos e agroindústria. Ela permite aos expositores acessar o mercado egípio e a florescente indústria agrícola africana. Além disso, a participação oferece abertura de mercados às empresas brasileiras e aumenta o fluxo de comércio entre o Brasil, Egito e região. Podem participar empresas da indústria de alimentos e bebidas, comerciais exportadoras, tradings, entidades setoriais e cooperativas, desde que para a promoção exclusiva de produtos brasileiros. Informações: ([email protected]) ou tel. (61) 3218-2425.

H – Mercado de Tecnologia

O Futurecom, maior plataforma de conexão com o mercado de tecnologia e telecomunicações, retoma o formato presencial e será realizado entre os dias 18 e 20 de outubro, no São Paulo Expo. O evento fomenta oportunidades de negócios, desenvolvimento socioeconômico e sustentável, proporcionando conteúdo relevante e favorecendo o networking e disseminação de conhecimento entre participantes. O congresso deve receber mais de 29 mil profissionais e, a 2 meses do evento, já conta com mais de 50 expositores confirmados para trazer as maiores novidades e tendências nacionais e internacionais nas relações do mercado entre telcos, corporações e stakeholders. A edição vai trazer os benefícios que podem ser agregados pela chegada do 5G, eficiência energética e os impactos da pandemia no mercado de tecnologia nacional. Saiba mais: (www.futurecom.com.br).

I – Temporada de Cruzeiros

Devido à crescente demanda do público brasileiro por viagens em cruzeiros marítimos, a MSC Cruzeiros confirmou a vinda de mais um navio da sua frota. O MSC Preziosa será o sétimo navio da Companhia que irá navegar pela América do Sul durante a temporada 2022/2023. Serão agora seis navios que farão a temporada regular de cruzeiros, sendo que cinco deles terão embarques em portos brasileiros e um terá embarques na Argentina com roteiros pelas belas praias do Brasil, e um navio que fará escalas no país durante o seu cruzeiro de volta ao mundo. Com mais esse navio, a oferta da Companhia será de 196.500 mil cabines, o que representa um crescimento de 68% quando comparada com a temporada 2019/2020, incluindo um aumento na oferta do seu produto premium, o MSC Yacht Club. Serão 132 partidas de cinco portos brasileiros.

J – Movimentação em Guarulhos

A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou em todo o mês de julho a movimentação de 3,2 milhões de passageiros. Já o Terminal de Cargas (Teca) teve um total de 27,1 mil toneladas transportadas no período. O aeroporto contabilizou 1,04 milhão de passageiros provenientes de voos nacionais, com uma média diária de 713 pousos e decolagens. Já o tráfego internacional foi responsável por 32,4% do volume total de passageiros transportados em julho, registrando 33,4 mil viajantes por dia. Atualmente, o aeroporto conta com 30 empresas nacionais e internacionais, operando regularmente para 46 destinos fora do país (https://www.gru.com.br/pt).

K – As Dimensões do Brasil

Entre os dias 07 e 08 de setembro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, acontece
o FOUR SUMMIT 2022, focado em desenvolver líderes para ocupar espaços de tomada de decisão. O mote desta edição é: “As Quatro Dimensões do Brasil” – ética e sociedade; economia e negócios; liderança e educação; e inovação e tecnologia. Contar com mais de 100 atividades, incluindo painéis, mentorias, workshops, debates e palestras. Jorge Paulo Lemann, sócio da 3G Capital; Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos; Ricardo Villela, CEO do Itaú; Rachel Maia, ex-CEO da Lacoste no Brasil; Eduardo Santos, gerente geral da Hult EF; Renato Federer, Secretário da Educação e Esportes do Paraná; e Eduardo Mufarej, fundador da RenovaBR, estão confirmados. Saiba mais em: (https://www.institutofour.org/four-summit).