Negócios em Pauta 24/05/2022

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 23 de maio de 2022

A – Leiloado desenho raro de Michelangelo

Um desenho raro atribuído ao artista italiano Michelangelo Buanorroti (1475-1564) foi leiloado em Paris, pelo valor recorde de 23,16 milhões de euros, quantia equivalente hoje a R$ 120 milhões. De acordo com a casa de leilões Christie’s, responsável pela venda, esse é o montante mais alto já pago por um desenho do gênio do Renascimento. A identidade do comprador não foi divulgada. A obra “Giovane nudo” (Jovem nu) teria sido desenhada por Michelangelo no início de sua carreira e fazia parte de uma coleção privada francesa. O governo da França chegou a qualificar o desenho como “tesouro nacional” e a proibir sua exportação por 30 meses, mas depois removeu o bloqueio, permitindo que ele fosse oferecido a colecionadores do mundo todo. A obra também seria o primeiro estudo de um nu feito por Michelangelo a sobreviver até os tempos atuais (ANSA).

B – Projeto Astrominas

Até o próximo dia 29, estarão abertas as inscrições para o projeto Astrominas 2022, da USP. Serão oferecidas 400 vagas para garotas de 14 a 17 anos. As atividades serão gratuitas, de segunda a sexta-feira, com duração média de três horas por dia. A edição do Astrominas será realizada exclusivamente em formato online, do dia 2 a 22 de julho. O curso abordará questões de Astronomia, Ciências Atmosféricas, Geofísica, Geociências, Física, Oceanografia, Astrobiologia, Matemática e Ciências Humanas relacionadas a gênero. Os conteúdos foram elaborados por mais de 60 cientistas parceiras do projeto. Inscrições: (https://sites.usp.br/astrominas/astrominas-2022/).

C – Construção Modular

O futuro aponta para a Construção Modular. Mais flexibilidade, eficiência, segurança, economia, rapidez, e em se tratando de meio ambiente é o método construtivo mais sustentável da atualidade, afinal, é capaz de reduzir em até 50% o prazo de entrega de uma obra. Consolidada como a maior feira de Construção Modular do país, a Expo Construção Offsite chega a sua terceira edição mais ampla, moderna e com expositores internacionais. Entre os dias 1 e 4 de junho, no Sambódromo do Anhembi, o público terá acesso a toda cadeia produtiva do setor por meio de uma vasta exposição de marcas, produtos e serviços, cursos profissionalizantes, e painéis com palestras de especialistas e expositores. Credenciamento gratuito (www.expocontrucaooffsite.com.br).

D – Mercado Digital

O Digitalks, principal ecossistema de negócios do Brasil, desembarca em Portugal nos dias 8 e 9 de junho para o Digitalks Lisboa 2022. O evento deve reunir mais de 500 executivos e profissionais, 15 expositores, 40 oradores e 22 tracks de conteúdo no Polo Tecnológico de Lisboa para discutir o desenvolvimento do mercado digital de Portugal, compartilhar conhecimento e contribuir no processo de transformação das empresas para a nova economia digital. O evento coloca luz no debate sobre digital marketing, user experience, branding and performance, digital revolution, digital economy e digital transformation. Algumas das maiores empresas e profissionais referência de Portugal estão confirmados no palco do evento. Mais informações: (https://digitalks.pt/digitalks-lisboa/).

E – Mulher Empreendedora

A 5ª edição da Mansão das Empreendedoras nesta quarta (25) e quinta-feira (26), em formato híbrido e gratuito. É um evento anual organizado pela Rede Mulher Empreendedora (RME), primeira e maior rede de apoio a empreendedoras do Brasil, e que reunirá as principais lideranças do ambiente de startups, inovação, tecnologia e do empreendedorismo feminino. O propósito da entidade é o de de apoiar as mulheres na busca por autonomia econômica e geração de renda, por meio de capacitações, conteúdo qualificado, conexões, mentorias, acesso a mercado, através de marketplace, programas de aceleração e acesso a capital. Confira em: (https://rme.net.br/programa/mansao-das-empreendedoras/).

F – Realidade Virtual

Amanhã (25) e quinta-feira (26), no Ginásio do Ibirapuera, estudantes e profissionais da Educação da rede estadual paulista terão a chance de pilotar drones, construir robôs e passear pela realidade virtual do Metaverso. Isso graças a Expo Movimento Inova, evento de tecnologia e inovação organizado pela Secretaria da Educação do Estado. Professores, coordenadores, diretores e estudantes das 91 Diretorias de Ensino vão participar presencialmente ou online, pela transmissão do Centro de Mídias SP. Além de palestras e oficinas, será possível acompanhar a Mostra Interativa de Robótica e Computação Criativa e conhecer os 30 projetos finalistas da 8ª Feira de Ciências das Escolas Estaduais, que terão a premiação no segundo dia do evento. Saiba mais: (https://inova.educacao.sp.gov.br/movimento-inova/movimento-inova-2022/).

G – Notas Fiscais

A GS1 Brasil e o Encat promovem a Live: Nota Técnica 2021.003 – Validação do GTIN nas notas fiscais, nesta sexta-feira (27), das 14h às 15h30, para esclarecer o preenchimento das notas fiscais – NF-e/NFC-e. O preenchimento correto leva em conta a integração do Cadastro Nacional de Produtos ao Cadastro Centralizado de GTIN, que é o banco de dados da Sefaz, que usa o GTIN – código numérico que identifica cada item, como se fosse o RG do produto – para validar as informações dos produtos na NF-e e na NFC-e. Com informações precisas os campos das notas relacionados ao GTIN ficam aptos para validação pela Secretaria de Fazenda de cada Estado. Inscrições gratuitas em: (https://www.eventbrite.com.br/e/live-nota-tecnica-2021003-validacao-do-gtin-nas-notas-fiscais-tickets-337422448627).

H – Saúde Nacional

Com a intenção de ampliar o relacionamento com as instituições e profissionais de saúde, a Cooperativa Financeira Unicred acaba de firmar uma parceria estratégica com a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) – com 131 hospitais associados em todo o país. Assim, a Unicred passa a integrar o Programa de Parceiros da Anahp, iniciativa que reúne as principais empresas, instituições e fornecedores de soluções em saúde do setor privado hospitalar brasileiro. O Sistema Unicred conta com uma Confederação, 4 Centrais, 35 Cooperativas de Crédito, 319 Unidades de Negócios em 15 estados brasileiros e mais de 257 mil Cooperados. Com origem na área da saúde, foi criada há 33 anos para prestar atendimento qualificado com assessoria financeira e preços justos. Outras informações: (https://www.unicred.com.br/centralconexao/home).

I – Negócios em Infraestrutura

Neste momento de retomada das atividades presenciais, acontece o maior evento de Infraestrutura do Brasil: a Paving Expo 2022. É a mais completa feira e congresso de Infraestrutura do país, uma vez que fabricantes, importadores, distribuidores e prestadores de serviços do setor são convidados a se reunir, com o principal objetivo de apresentar seus produtos e serviços; o que também estimula o crescimento de seus negócios. Focado nos modelos de negócio B2B, o evento pode contribuir para pontos importantes dentro de qualquer organização, como o networking, a discussão de ideias e a atualização profissional, além de ajudar a nortear os tomadores de decisão em seus projetos. Acontecerá enbtre os dias 8 e 10 de junho, no Expo Center Norte (Pavilhão Amarelo). Mais informações: (https://paving.com.br/paving-expo/).

J – Bônus e CO2

A Nestlé passa a atrelar a remuneração variável de toda a sua liderança ao cumprimento de metas de redução das emissões de carbono. A iniciativa vai considerar os resultados obtidos em mais de 100 projetos para toda a cadeia de valor. Cerca de 2 mil colaboradores em todo o Brasil serão impactados pela medida e terão parte da remuneração variável relacionada ao atingimento do target definido para a Companhia no país. As metas estabelecidas para o mercado brasileiro para serem cumpridas em três anos, são: obter 30% das principais matérias-primas por meio de práticas regenerativas; reciclar o equivalente a todo o plástico colocado no mercado brasileiro; e conservar 300 mil hectares na Amazônia, gerando renda e promovendo educação para 4 mil pessoas.

K – Infantojuvenil e Puericultura

Começa amanhã (25) e vai até sábado (28), no Expo Center Norte, a 55ª Feira FIT 0/16, Feira Internacional do Setor Infantojuvenil e Bebê, e a 5ª Pueri Expo, Feira Internacional de Negócios em Puericultura, única feira do setor no Brasil. Juntas formam o maior evento do setor infantil da América Latina. Além da apresentação de novidades, lançamentos e tendências, as feiras terão atrações exclusivas e inéditas como palestras, rodadas de negócios, loja conceito e muito mais. A Feira FIT 0/16 é voltada apenas para lojistas de todo o país, conta com atrações como desfiles de moda, palestras, estandes, trend forum e consultorias. Credenciamento: (https://www.euvou.net.br/FeiraFITePueriExpo2022/home).