Negócios em Pauta 23/09/2022

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 22 de setembro de 2022

A – Planador marinho de emissão zero de carbono

A Siemens Digital Industries Software anunciou que a Regent adotou o portfólio Siemens Xcelerator de software e serviços baseados na nuvem para ajudar a criar uma nova categoria de veículo chamada seaglider, ou planador marinho. É um veículo de alta velocidade e zero emissão de carbono que voa logo acima da superfície da água para reduzir consideravelmente o tempo e o custo do transporte de pessoas e mercadorias entre cidades costeiras. É elétrico e percorre o mar de três maneiras: flutuando quando está perto do cais, deslizando em seus hidrofólios a até 40 nós (kts) ao entrar e sair do porto, ou voando acima das ondas a 160 nós. O planador principal da Regent, o Viceroy para 12 passageiros, será construído com os mais altos padrões de segurança, podendo operar rotas de até 180 milhas com a tecnologia de bateria atual e rotas de até 500 milhas com baterias da próxima geração.

B – Mentoria Técnica

A brasileira Meta, consultoria que há 30 anos atua com foco em inovação, tecnologia e transformação digital, une forças com a Atitus Educação, nova marca da IMED, e lança programa de formação em tecnologia para pessoas com deficiência. Não é preciso que candidatos detenham conhecimentos prévios e as inscrições gratuitas podem ser feitas (meta.com.br/programa-formacao-pcd/). A formação está segmentada em módulos abordando temas como introdução à lógica e pensamento computacional, gestão ágil de projetos, programação web, além de oferecer mentoria técnica e de carreira para os participantes.

C – Concurso para Professor

A FGV Conhecimento é a banca organizadora do concurso público para a Secretaria de Educação da Prefeitura do Município de São Paulo com vistas ao preenchimento de 3.250 vagas para professores, divididas em 1.270 para Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e 1.980 para Professor do Fundamental II e Ensino Médio. Para a vaga de Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, o deve ter formação para o magistério correspondente ao ensino médio, ou licenciatura plena em Pedagogia ou Curso Normal Superior; de Professor de Ensino Fundamental II e Médio, certificado de conclusão do Programa Especial de Formação Pedagógica, e para o cargo de Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Educação Física, e cédula de identidade profissional do CREF. Inscrições: (https://conhecimento.fgv.br/concursos/sme-sp).

D – Telha Solar

A Telite, empresa especializada na fabricação de telhas sustentáveis, traz em sua essência a valorização do meio ambiente, dessa forma, busca produzir materiais de qualidade que não irão trazer riscos futuramente para o meio ambiente. Neste ano, a grande novidade são as telhas solares que ainda não estão disponíveis no mercado, mas já há uma procura do material que é produzido com grafeno, composto que é capaz de transformar luz solar em energia natural. Em processo de certificação, a previsão para as telhas solares estarem disponíveis no mercado é para o ano que vem, porém seis países já demonstraram interesse em comercializá-las e também já existe uma lista de espera para o material. Outras informações: (https://www.telite.com.br/).

E – Publicidade Digital

O IAB Brasil, associação que tem o objetivo de desenvolver o mercado de publicidade digital, promove o IAB NEXT 2022, evento online e gratuito que discutirá o futuro do setor e trará insights e tendências para o planejamento das empresas que atuam no digital. Acessível em Libras, os dois encontros reunirão nas manhãs dos próximos dias 28 e 29, profissionais de comunicação, marketing e publicidade para ouvir e questionar com grandes nomes da publicidade digital sobre os principais assuntos para o setor agora e no futuro. É agora que a maioria das empresas e marcas estão em fase de planejamento, por isso, o principal foco do evento é fornecer o máximo de insumos possíveis para os líderes do nosso mercado. Inscrições e informações: (https://iabnext.eventials.com/register).

F – Talentos de Diversidade

A BASF, em linha com suas estratégias global e regional de Diversidade & Inclusão de aumentar continuamente a equidade e pluralidade de seus colaboradores, criou seu ‘Banco de Talentos de Diversidade’, com objetivo de buscar profissionais para atuar nos diferentes segmentos da empresa. O banco é destinado a pessoas com deficiência, mulheres, membros da comunidade LGBTI+, pessoas com mais de 50 anos e pessoas pretas e pardas. Os profissionais interessados podem se inscrever no site: (https://www.basf.com), onde serão avaliados para futuras vagas de emprego que abrirem na companhia.

G – Indústria do Aço

Em agosto, a produção de aço bruto atingiu 2,8 milhões de toneladas, o que representa uma alta de 0,6% em relação a julho. As vendas internas de produtos siderúrgicos elevaram-se 3,6%, para 1,7 milhão de toneladas, e o consumo aparente de produtos siderúrgicos subiu 8,4%, frente ao mês anterior, chegando a 2,1 milhões de toneladas, na mesma comparação. Em relação a agosto de 2021, os volumes acima, em toneladas, representam uma queda de 11,3% no caso da produção de aço bruto, de 6,8% nas vendas internas e de 8,3% no consumo aparente. As importações recuaram 30,9% nessa comparação, para 319 mil toneladas. Considerando a média mensal dos últimos dez anos, as vendas internas de agosto de 2022 se encontram 6% acima desse patamar e o consumo interno, 10% superior (https://acobrasil.org.br/).

H – Calçado de Segurança

Entre os dias 18 a 22 de outubro, no São Paulo Expo, acontece a Fisp – Feira Internacional de Segurança e Proteção. No local, parte de uma fábrica de calçados de segurança EPI – peça obrigatória usada na prevenção de acidentes de trabalho – será montada, em parceria entre o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos – IBTeC e a empresa Conforto, possibilitando a produção de pares de modelos desenvolvidos para a proteção do trabalhador. A fábrica ocupará 792 m² da área de exposição e terá operários trabalhando em uma linha de montagem de verdade. Mais informações: (https://fispvirtual.com.br/16/).

I – Universidade do Café

Na quarta-feira (21), no número 720 da Rua Oscar Freire, em São Paulo, a empresa italiana illycaffè inaugurou sua segunda filial brasileira da Università del Caffè, que agora conta com 27 unidades no mundo todo. Os cursos são voltados para profissionais do setor, como baristas, mas também para pessoas apaixonadas por café e à formação de produtores. A inauguração é parte de um projeto para ampliar a força da marca de Trieste no país, onde ela já registra crescimento de 85% entre 2019 e 2022 e vê boas margens de mercado. Os centros de formação se somam ao Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável, criado em 1991 para encontrar os melhores grãos para o blend da marca italiana. Desde sua fundação, já treinou mais de 320 mil pessoas do mundo todo, incluindo mais de 10 mil produtores (ANSA).

J – Rochas Ornamentais

Ocupando a 4ª maior produção mundial e o 5º lugar entre os maiores exportadores de rochas ornamentais do mundo, o Brasil registra a maior participação de empresas do setor nacional em 56 anos da Marmomac, uma das mais importantes feiras mundiais para a cadeia de fornecimento e valor da pedra natural. A edição acontece entre os próximos dias 27 e 30, na cidade de Verona, na Itália, e contará com 40 empresas no Pavilhão Brasileiro. O espaço é organizado pela ApexBrasil), com apoio do projeto setorial It’s Natural – Brazilian Natural Stone e do Centrorochas. Exportadoras de quatro estados (Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro) terão seus produtos expostos durante os quatro dias do evento. Saiba mais: (https://braziliannaturalstone.com/).

K – Ecossistema de Inovação

Nos próimos dias 29 e 30, especialistas em inovação e sustentabilidade, dos setores privado, público e acadêmico, se reunirão durante o 10º Congresso Brasil-Alemanha de Inovação e Sustentabilidade, maior evento de inovação e sustentabilidade entre Brasil e Alemanha. O tema central ‘Shaping the Future: Green and Digital Transition’ ajudará a criar uma ampla plataforma de discussão sobre as principais tendências que estão transformando os negócios e a sociedade. Um time de especialistas do Brasil e da Alemanha compartilharão insights a respeito da inovação como um poderoso agente de transformação econômica, ambiental e social. O tradicional evento do ecossistema de inovação será digital e gratuito. Inscrições: (https://pt.surveymonkey.com/r/QGV7VZW).