Negócios em Pauta 10/04/2019

em Negócios em Pauta
terça-feira, 09 de abril de 2019

A – Jovens Músicos

Pela segunda vez no País, o festival Ethno Brazil reunirá jovens músicos do mundo inteiro, entre 18 e 30 anos. O evento ocorrerá na Fazenda Serrinha, em Bragança Paulista, entre os dias 1º e 13 de agosto. O festival é promovido pela Jeunesses Musicales International, instituição que fomenta o evento em 18 países, em parceria com a Amigos do Guri, que administra o Projeto Guri. Serão selecionados 25 jovens de vários países. Eles ficarão juntos durante 13 dias para práticas coletivas de música, oficinas e shows, sob a supervisão de dois líderes artísticos: Suchet Malhotra (Índia) e Carlinhos Antunes (Brasil). Interessados devem se cadastrar, até o dia 10 de maio, pelo site (www.ethnobrazil.org.br).

B – Cursos a Distância

O Portal de Cursos Abertos (PoCA) da UFSCar está com 24 opções de cursos gratuitos, oferecidos na modalidade a distância, destinados à comunidade acadêmica e ao público em geral, com certificação, também gratuita, ao participante. O PoCA pode ser acessado no endereço eletrônico (poca.ufscar.br), onde já estão disponíveis formações em temas como jogos musicais; design gráfico; acessibilidade arquitetônica; gestão de riscos corporativos; educação para a sustentabilidade; uso de aplicativos como recurso pedagógico, ensino híbrido, entre outras, com carga horária variando de duas a 20 horas.

C – Débito e Crédito = 2%

A Getnet, empresa de tecnologia do grupo Santander, anuncia a uniformização das taxas das operações de débito e crédito à vista em 2%. Trata-se de uma inovação no mercado de adquirência que trará mais transparência para os clientes da família SuperGet, maquininhas portáveis da empresa. A novidade, que não tem prazo determinado e já está disponível para contratação nas agências do Banco Santander ou pelo site da Getnet (www.getnet.com.br), atende pessoas físicas, autônomos e microempreendedores individuais (MEIs) que visam fomentar seus negócios. Os clientes recebem os valores das transações em até 2 dias úteis.

D – Green Talents

O Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha abriu inscrições para a 11ª edição do concurso Green Talents (Fórum Internacional de Projetos com Alto Potencial para o Desenvolvimento Sustentável). Objetiva promover o intercâmbio internacional de projetos de pesquisa inovadores nas áreas da sustentabilidade e meio ambiente. Com centros de pesquisa e inovação de ponta, a Alemanha dá apoio especial a esses esforços ao intensificar a cooperação entre as mentes brilhantes mais promissoras. Os candidatos devem provar excelente domínio do idioma inglês e notas acima da média. Mais informações e inscrições: (www.greentalents.de).

E – Setor de Alimentos

Microempreendedores do ramo alimentício terão a oportunidade de desenvolver e aprimorar competências na gestão de seus negócios, se inscrevendo na segunda edição do ‘Prêmio Academia Assaí Bons Negócios’. É voltado à microempreendedores do setor de alimentos, sejam eles vendedores ambulantes, que realizam vendas por encomendas ou tenham um ponto fixo. Os selecionados terão apoio de profissionais especializados para o aperfeiçoamento de seus negócios. As inscrições começam no próximo dia 15 e vão até 17 de maio. O interessado deve assistir no site (www.academiaassai.com.br), às vídeo aulas, obter seu certificado e responder a algumas perguntas relacionadas ao seu negócio.

F – Foco em Saúde

No Brasil, cerca de 57,4 milhões de pessoas com mais de 18 anos têm alguma doença crônica, tais como câncer, diabetes, hipertensão, depressão, problemas cardiovasculares e respiratórios. Não por acaso, 80% das vítimas fatais são de países de baixa e média renda, contra 13% dos de alta renda. Quando avaliada às perdas econômicas – considerando os custos de saúde e perda da força de trabalho – registra-se US$ 7 bilhões entre 2011 e 2015. Diante desse cenário, a Artemisia e Associação Samaritano anunciam uma parceria estratégica para selecionar e acelerar até 15 negócios de impacto social focados na temática. Os empreendedores de startups que já tenham seus protótipos desenvolvidos, com soluções inovadoras desenhadas para a população de menor renda, podem se inscrever até o próximo dia 15, no site (www.artemisia.org.br/labsaude).

G – Game do Varejo

A C&A, empresa que oferece produtos e experiências para conectar as pessoas por meio da moda, lança uma plataforma de game atrelada ao programa de relacionamento C&A&VC para intensificar o relacionamento com a C&A. Disponível no aplicativo para clientes (https://www.cea.com.br/evc-programa-de-relacionamento), este game propõe que os consumidores cumpram missões interativas em troca de recompensas, como descontos, experiências e vantagens para as próximas compras. Quanto mais &mojis acumulados, maiores serão os benefícios, que vão desde fila expressa nas lojas a bate-papo com estilistas da empresa. O game reforça a estratégia do C&A&VC de estar conectado com o cliente ao intensificar o relacionamento com a marca por meio de experiências divertidas.

H – Cientistas de Dados

A evolução na tecnologia impacta mais o uso dos dados a cada dia. Como receber, interpretar e usar todas estas informações de forma efetiva? Para trazer esta expertise ao mundo corporativo, o Insper acaba de lançar o Programa Avançado em Data Science e Decisão, o uso de estatística e computação para prever e gerar insights, ajudando organizações em identificar e estimar tendências, encontrar padrões de comportamento, auxiliando na escolha de estratégias eficazes. O curso desenvolve competências de design aplicadas a ciência dos dados, as quais facilitam a interação com o negócio na identificação de problemas e na criação de soluções, permitindo tomadas de decisão mais fundamentadas. Outras informações: (www.insper.edu.br).

I – Dados de Rios e Chuvas

Para que os brasileiros possam ter em mãos dados de chuvas, nível e vazão dos rios do País, a Agência Nacional de Águas (ANA) acaba de lançar o aplicativo Hidroweb Mobile. A ferramenta é gratuita, sendo possível acompanhar dados coletados nas mais de 3 mil estações hidrometeorológicas gerenciadas pela ANA espalhadas pelo Brasil, inclusive informações em tempo real. O cidadão e profissionais da área de recursos hídricos passam a contar com um acesso simplificado a dados, em tempo real, de níveis e vazões dos principais rios do Brasil e de chuva em várias cidades brasileiras. O Hidroweb pode ser acessado por meio de computadores pelo link (http://www.snirh.gov.br/hidroweb/publico/mapa_hidroweb.jsf).

J – Elétricos e Híbridos

Por meio de parcerias estabelecidas com montadoras de carros, a Sabesp realiza testes com um veículo híbrido (Prius, da Toyota) e um veículo elétrico (BYD), por um período de 30 a 60 dias, na Região Metropolitana de São Paulo, para avaliar as vantagens em relação à redução de custos. Com o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para automóveis, a Sabesp estima que poderá reduzir custos em até 50%. Na sede da empresa, no bairro de Pinheiros, está instalado um totem de abastecimento do carro elétrico híbrido que será fundamental para os testes, dentro do acordo firmado com a BYD.