Negócios em Pauta 22 a 24/10/2016

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 21 de outubro de 2016

A – Valor Compartilhado

Há 50 anos, os fundadores do Aché se uniam em torno de um ideal comum: levar saúde e bem-estar à população brasileira, por meio de produtos inovadores. Meio século se passou e o propósito de seus idealizadores continua intacto, mas com avanço. As soluções inovadoras não são destinadas apenas aos brasileiros, mas para um mercado global: atualmente, a companhia exporta para 12 países das Américas, África e Japão. Com cerca de 4,5 mil colaboradores, a empresa 100% nacional conta com quatro complexos industriais: em Guarulhos, São Paulo, Londrina e Anápolis. Desde sua fundação, o Aché é reconhecido por sua atuação socialmente responsável, criando, desenvolvendo e mantendo ações nas áreas de Saúde, Educação e Meio Ambiente.

B – International Paper

A Across, empresa de atração, seleção e desenvolvimento de talentos, está realizando a seleção do Programa de Estágio 2017 da International Paper, líder mundial na fabricação de papéis para imprimir e escrever e embalagens. Produtora das linhas Chamex, Chamequinho e Chambril. Estudantes com formação prevista entre dezembro de 2017 e dezembro de 2018 podem participar. O programa, com duração de 12 a 24 meses, busca alunos de diversas áreas, com dinamismo e interesse no desenvolvimento de carreira. Conhecimentos no pacote Office e de Inglês, são interesasantes. São 50 oportunidades de estágio em 10 unidades da IP localizadas em SP, MS, GO e AM. Mais informações e inscições: (http://www.ipnextgeneration.com.br/).

C – Recuperação de Empresas

São Paulo recebe nos próximos dias dias 24 e 25, no Renaissance São Paulo Hotel, a 8ª edição do Congresso TMA Brasil de Reestruturação e Recuperação de Empresas. Considerado o maior evento do segmento da América Latina, o evento é referência na área de reestruturação e recuperação empresarial multidisciplinar. Contará com uma programação de palestras de nomes como o ex-ministro da Fazenda, Mailson de Nóbrega, com o tema “Perspectivas Econômicas e Políticas”. Os mais de 350 participantes também poderão contar com painéis e workshops apresentados por executivos de grandes empresas do ramo como DCA Advogados, PwC Brasil, Credit Suisse e KPMG. Confira a programação no site: (http://www.tmabrasil.org/congresso-2016/pt-br).

D – Mercado de Açúcar

O mercado mundial de açúcar vive um momento de grande ebulição. Após anos de excedentes, o setor passa por um período de déficits, com declínio dos principais produtores (Brasil e Ásia), com consequente elevação de preços, que é acompanhada por acirramento de disputas comerciais, como a recente abertura, pelo governo brasileiro, de um painel na OMC contra a política de subsídios da Tailândia. É nesse contexto agitado que será promovido no dia 7 de novembro, no Hotel Renaissance, o Seminário Internacional do Açúcar 2016, evento que reunirá os principais líderes dos maiores produtores da União Europeia, Tailândia, Índia e China, além do Brasil. Mais informações: (www.sugarseminar2016.com/).

E – Para Empreendedores

No próximo dia 9, a SMZTO Holding de Franquias Multissetoriais, uma das maiores aceleradoras do setor, realizará no edifício Cidade Jardim Corporate Center, a palestra gratuita ‘Como investir na franquia certa’. O evento visa oferecer consultoria aos empreendedores que tenham interesse em conhecer a fundo o mercado do franchising e as oportunidades que este mercado oferece. A Holding opera mais de 700 franquias em diversos segmentos como alimentação, saúde e odontologia, educação e ensino de inglês, entretenimento, beleza e depilação a laser. O evento é gratuito, porém as vagas são limitadas. Inscrição site da holding: (http://www.smzto.com.br/evento/como-investir-na-franquia-certa-sp-16.html).

F – Franquia nos EUA

A Boston Innovation Gateway (BIG) promove na quinta-feira (27), às 19h00, a palestra “Investimento nos Estados Unidos”. A discussão é voltada a quem tem interesse em abrir uma franquia no mercado americano. O evento é organizado em parceria com o escritório Godke Silva & Rocha Advogados. O executivo Paulo Rossetti falará sobre o processo de investimento em uma franquia, apontando quais negócios se qualificam para os vistos de investidor. A empresa de consultoria atua na inserção de pessoas e empresas no cenário internacional de forma mais segura e econômica. O evento será realizado na Vila Olímpia, com inscrição gratuita pelo e-mail: ([email protected]).

G – Chocolate Tropical

A Mendoá Chocolates, marca do sul da Bahia, mais uma vez leva seus produtos voltados ao mercado premium para o Salon du Chocolat, prestigiada feira mundial que acontece em Paris. O evento celebra sua 22ª edição entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, e recebe a marca como a única brasileira com stand próprio. Além de apresentar seus principais lançamentos – panetones de doce de leite com cumaru, semente típica da região amazônica e as barras 40% cacau disponíveis nos sabores ao leite, castanha-do-pará, amendoim caramelizado, doce de leite e nibs, da linha Brasilis – a Mendoá também aproveita a oportunidade para reforçar os diferenciais da sua produção – uma das únicas que mantêm o controle de ponta a ponta por englobar, dentro do mesmo espaço, a lavoura e a fábrica. Saiba mais em (www.mendoachocolates.com.br).

H – Em Prol do Sertão

A The Body Shop, rede inglesa de cosméticos naturais, em parceria com a Instituição Amigos do Bem, construiu um poço artesiano que está beneficiando centenas de pessoas da Comunidade de Beleza, cidade de Mauriti, interior do Ceará. A ação foi resultado da Campanha de Natal da The Body Shop, que aconteceu em dezembro de 2015, e mobilizou milhares de pessoas a tirar uma foto de um presente da marca e postar no Instagram com a hashtag #meupresentefazobem. A cada foto postada foi doado um dia de água através da construção do poço artesiano. A Amigos do Bem estima que esse poço produza nos próximos cinco anos, 1.500 litros de água/hora. Antes da construção, as famílias tinham acesso precário à água que obtinham após percorrer 10 km.

I – Carreira Internacional

O curso em Gestão de Negócios Empresariais começa em dezembro na IBE-FGV Campinas; matrículas estão abertas e vagas são limitadas. O mundo corporativo está vivendo um momento ímpar, quando as negociações são feitas em escala hipercompetitiva e global. Mais do que as competências pessoais, o executivo precisa estar apto a gerir com a mesma velocidade das transformações do mercado. O MBA Global em Gestão de Negócios Empresariais é desenhado para atender a essa demanda. O curso é destinado aos profissionais com pelo menos cinco anos de experiência em cargos de lideranças e que já ocupem cargos de direção nas organizações. Mais informações: ([email protected]) e no tel. (19) 3739-6429.

J – Empoderamento da Mulher

As mulheres representam 51% da população brasileira e, para atingir a mesma proporção de presença em cargos executivos, serão necessários 60 anos, segundo o Ethos. Para falar de ações para acelerar a equidade de gênero nas organizações, a Amcham promove, nesta terça-feira (25), a 1ª edição do Seminário Internacional de Empoderamento da Mulher. O encontro contará com uma maiores autoridades do tema no mundo, Elisabeth Dennehy, professora da Universidade de Pittsburgh e autora do livro “Can You Afford to Ignore Me?”. O evento reunirá 400 executivos analisando as melhores práticas de equidade de gênero nas organizações e a liderança feminina. Informações: (www.amcham.com.br/acontece).

K – História da Arte

Começa nesta segunda-feira (24) e vai até quinta-feira (27), na FAAP, das 19h30 às 22h30, o X Seminário de Pesquisa em História da Arte, com o tema ‘Questões de Tempo e Espaço’. O encontro, aberto ao público, tem como objetivo incentivar e compartilhar pesquisas em história da arte. O seminário reúne um corpo docente de especialistas e profissionais de mercado, como artistas, arqueólogos, historiadores e teórico das artes. O programa aborda a produção artística de diferentes períodos, escolas e movimentos, desde a antiguidade até o presente, com destaque para a arte contemporânea. O conteúdo do curso é interdisciplinar, envolvendo outras áreas do conhecimento como História Geral, Teoria e Crítica. Inscrições: (www.faap.br/pos) tel. 3662-7449.

L – Shakespeare é o Tema

O professor e historiador Leandro Karnal fala sobre o tema ‘Shakespeare, o Indivíduo, a Noz e Nós’, nesta segunda-feira (24), às 20h00, no Teatro do SESI. O ingresso é gratuito e para participar é preciso fazer reserva pelo site (www.sesisp.org.br/meu-sesi). A palestra integra a programação do 8ª Ciclo do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council, que propõe uma referência para reflexão sobre os novos modos de produção teatral, aos 400 anos de morte William Shakespeare. Vencedor do 28º Prêmio Shell de Teatro, na Categoria Inovação, o Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council, tem coordenação da jornalista e dramaturga Marici Salomão e assistência do diretor e dramaturgo César Baptista.

M – Grife Masculina

Com um planejamento bem estruturado, a Sketch Men’s Collection, que preza por vestir bem o homem contemporâneo, anuncia sua chegada a São Paulo, investindo no sistema de franquias para ampliar a área de atuação da marca no cenário nacional. Com lojas já inauguradas em Barretos, Piracicaba e no Boavista Shopping, a grife inaugurou oficialmente a sua quarta loja, agora no Shopping Morumbi Town. Com isso, a marca chega a 80 unidades distribuídas pelo país. Contemplando planos ousados, a Sketch pretende inaugurar pelo menos uma loja em polos comerciais regionais, polos turísticos e em cidades com população acima de 80.000 habitantes. Saiba mais em (www.sketch.com.br).

N – Investimento do Agronegócio

Com as inúmeras oportunidades existentes na agricultura, é necessário que os produtores sejam capazes de tomar decisões com a ajuda da análise de dados e tecnologias agrícolas inovadoras. Pensando nisso, a Alltech, grupo especializado em biotecnologia para nutrição e saúde animal e vegetal, está à procura destes empreendedores com ideias para revolucionar o agronegócio. A empresa seleciona empreendedores que ainda precisam de um impulso para acesso ao mercado para treinamento intensivo de três meses e oportunidade de apresentar seus cases no ONE: Simpósio de Ideias Alltech, em Lexington (EUA), em maio de 2017, diante de mais de 3 mil participantes de 80 países. Site oficial do programa (alltech.com/Accelerator).