Negócios em Pauta 08/12/2023

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 07 de dezembro de 2023

Treinamento para 300 empresários

Destrave dois anos em três dias. Essa é a principal proposta do treinamento ‘APN – Alta Performance nos Negócios’, do grupo Alta Performance. O encontro, liderado pelo CEO Marcos Freitas, promove uma mudança de chave na vida de empresários de diferentes setores. O evento presencial, que está na 77ª edição, acontece nos dias 11, 12 e 13 de dezembro para 200 empresários, em São Paulo, no Blue Tree Alphaville, localizado na Alameda Madeira, 398. O evento é voltado para quem deseja construir equipes engajadas, expandir e se destacar no mercado, trabalhar menos e lucrar mais e para aqueles que almejam tempo de qualidade para a família. Haverá troca de ideias, insights e aprendizados para transformar negócios em máquinas de resultados. “Ter uma empresa é algo muito desafiador. No Brasil, existem dois grupos de empresários: os que investem em crescimento e os que investem na mesmice. ”, explica Marcos Freitas (https://altaperformancenosnegocios.com.br/apn76-online?fbclid=PAAaZ-DLlUoCdLvcXT58jaKl3veOb14cp5clbz6sDyYteulMaLWiBLXxuZQjg_aem_AYsG1G_zStWNH24v6uYFGNlDSzeh8iWKYOn5Cfq5sSd5tIBbXo9NYB8lZdnZ1PLuVD0).

B – Fim da Violência

Em sua 6ª. edição, a Caminhada pelo Fim da Violência contra mulheres e meninas, organizada pelo Grupo Mulheres do Brasil, ocorre neste domingo (10) em várias cidades no Brasil e no exterior. Em São Paulo, a concentração será na Av. Paulista (altura do número 2424), a partir das 9h, seguindo até a sede da Fiesp, com a presença de representantes de órgãos que atuam na defesa da mulher. Participarão também personalidades importantes e ativistas pela causa, como a modelo Luiza Brunet, a atriz e escritora Beth Goulart e a empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil. A expectativa da organização é mobilizar mais de duas mil pessoas para o dia.

C – Produtos Lácteos

A retração de 8% nos preços dos produtos lácteos no terceiro trimestre de 2023, em comparação ao ano anterior, impactou negativamente no faturamento do setor varejista alimentar. O estudo realizado pela Scanntech, líder em inteligência de dados para o varejo, indica que, no período, o leite teve um crescimento de apenas 1% no volume de vendas e uma redução de 6% no faturamento. Desde julho – quando a retração nos preços dos produtos lácteos atingiu 13% – os preços dos lácteos tem desacelerado, chegando em a -3%. O estudo também destaca o queijo e o iogurte. O primeiro teve uma redução de 15% no preço no terceiro trimestre em comparação com 2022, enquanto o segundo apresentou um aumento de 10% no preço. No entanto, o volume de vendas de queijo em 2023 foi 8% maior em relação ao ano anterior, enquanto o de iogurte aumentou apenas 1%.

D – Atendendo a Demanda

A LATAM Cargo, unidade de transporte de cargas do grupo LATAM, acaba de ampliar de 2 para 3 voos semanais a sua operação Miami-Florianópolis. O investimento amplia em 33% a capacidade da rota para atender a demanda de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul por eletrônicos, materiais médicos e cargas gerais. Inaugurada em 2020, a rota Miami-Florianópolis agora tem capacidade para transportar mais de 160 toneladas semanalmente para a região Sul do Brasil. O crescimento soma uma operação na sexta-feira às operações já realizadas sempre na segunda e quarta-feira. A rota é operada pelo cargueiro Boeing 767-300F, com capacidade para embarcar até 55 toneladas por voo.

E – Agência Boutique

A Lema+ foi a grande vencedora na categoria Agência-Boutique na edição 2023 do Prêmio Jatobá PR, sendo consagrada pelo júri especializado como Agência do Ano, o prêmio máximo dessa que é a premiação mais relevante do mercado de Relações Públicas e Comunicação Corporativa do país. Fundada há 12 anos, a Lema+ é uma agência que atua junto a marcas e projetos culturais e socioambientais, com especial atenção a assuntos relacionados à inovação, cultura urbana, consumo e comportamento jovem. A agência venceu também o Prêmio Jatobá PR na importante categoria de melhor Projeto Especial, com o case de Stand Up Day para L´Oréal Paris. Em parceria com a Prefeitura do Rio, a ação impactou espaços históricos da capital carioca, materializando estatísticas de assédio para gerar conscientização e selar (www.agencialema.com.br).

F – Clima e Infraestrutura

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou dois contratos de captação com o New Development Bank (NDB), conhecido como Banco do BRICS. Os recursos somam US$ 1,7 bilhão (cerca de R$ 8,5 bilhões), dos quais US$ 500 milhões são para projetos de combate às mudanças climáticas e US$ 1,2 bilhão voltados a investimentos em infraestrutura sustentável. Já aprovadas pelo Senado Federal, as captações com o NDB têm garantia soberana da União. Os recursos poderão ser usados pelo BNDES para financiar investimentos dos setores público e privado, em todo o território nacional, ampliando a capacidade do Banco de apoiar a transição para a economia de baixo carbono e a agenda do clima.

G – Valor da Marca

Conhecida mundialmente e ícone de estilo de vida, a marca italiana Vespa, de scooters e ciclomotores, tem valor em crescimento e foi avaliada pela Interbrand em mais de um bilhão de euros, uma alta de 19% em dois anos. Ao determinar o valor econômico da marca (1.079 milhões, ante a avaliação anterior de 906 milhões de euros em 2021), a Interbrand conduziu pesquisas nos 10 mercados de referência da Vespa (Itália, França, Alemanha, Espanha, EUA, Vietnã, Tailândia, Indonésia, China e Índia). A força competitiva é atribuída aos fatores “afinidade”, a capacidade de criar um vínculo com o consumidor, e “distinção”, a capacidade de se destacar dos concorrentes (ANSA).

H – Forças Armadas

Ser parte das Forças Armadas é algo que está no horizonte de muitos brasileiros. Existem muitas maneiras de ingressar na vida militar, desde alistamento obrigatório até concursos para as escolas de formação de militares de carreira. No entanto, a perspectiva de um longo período de serviço pode não ser atrativa para todas as pessoas. Há alternativas para aqueles que desejam ser parte das Forças Armadas sem ser militar de carreira. O Serviço Militar Voluntário da Marinha, ou SMV, é uma opção para quem quer ser parte da Marinha por um tempo determinado. O período máximo de serviço de um militar voluntário é de oito anos; após esse tempo, a pessoa se torna parte da Reserva de segunda classe da Marinha e retorna para as atividades civis (https://jcconcursos.com.br/concurso/concurso-marinha-servico-militar-voluntario-75310).

I – Relevância Social

A Fiat lança a terceira edição de sua campanha “A Paixão Alimenta”, que objetiva arrecadar e distribuir comida para quem precisa em parceria com a rede de concessionários. A ação
teve início no último dia 5 de dezembro, Dia Internacional do Voluntariado, e termina no dia 2 de fevereiro. As doações serão recolhidas nas mais de 500 concessionárias Fiat de todo o país e também em todas as plantas da Stellantis. Parte dos produtos será direcionada a instituições cadastradas no programa Mesa Brasil Sesc, rede nacional de banco de alimentos mantida pelo Sesc que atua contra a fome e o desperdício. É possível encontrar mais detalhes da campanha no site (www.fiat.com.br/comunita).

J – Vício em Smartphones

A quantidade de smartphone cresceu substancialmente na última década. Com a maior disponibilidade, cresce também um problema, o vício em smartphones. O uso indiscriminado tem sido associado a deficiências cognitivas, dificuldade no estudo, piora na qualidade do sono, e em alguns casos até na depressão. O Brasil não escapa deste problema contemporâneo, e está em 4º no ranking dos países com mais viciados em smartphones. É o que revela um estudo divulgado pela plataforma de descontos online CupomValido.com.br com dados da Universidade McGill. O Brasil fica atrás somente de 3 países: Malásia, Arábia Saudita e China. Já os países com menos viciados, são a França e a Alemanha

K – IPVA 2024

Os proprietários de veículos licenciados no Estado de São Paulo podem conferir o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024. O Decreto nº 68.142/2023, publicado no Diário Oficial do Estado de quarta-feira (6), fixa as datas para o recolhimento do imposto e o percentual de desconto para o pagamento em cota única. Os contribuintes podem pagar o imposto em cota única no mês de janeiro, com desconto de 3%, pagar integralmente em fevereiro, sem desconto, ou parcelar o tributo em até cinco vezes (nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio), de acordo com o final da placa do veículo.