Negócios em Pauta 21 a 23/03/2020

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 20 de março de 2020

A – Transporte de Passageiros

A competência para suspender a operação de transporte rodoviário de passageiros, interestadual e internacional é exclusivamente da Agência Nacional de Transportes Terrestres ANTT, afirmou a agência reguladora, que acrescentou: “Por ora, o transporte interestadual de passageiros continua em operação”. Lembra que já determinou a suspensão do transporte internacional de passageiros devido à situação de emergência provocada pela pandemia.

B – Testes Rápidos

A Medlevensohn, empresa brasileira distribuidora de produtos médicos e hospitalares, recebeu aprovação da Anvisa para trazer ao país os testes rápidos de detecção do novo coronavírus. A empresa deve trazer 1 milhão de unidades ao Brasil. O MedTeste Coronavírus, feito a partir de análise sanguínea, apresenta o resultado em 10 minutos. O exame, com tecnologia certificada pela União Europeia, é fabricado pela farmacêutica chinesa Biotest e já está sendo utilizado em 12 países, dentre os quais Alemanha, França, Itália, Polônia e Reino Unido. O exame apresenta confiabilidade de 99,3%, ou seja, de cada 100 casos testados, 99,3 terão um resultado correto.

C – Agências Bancárias

A Febraban e seus bancos associados asseguram que as agências bancárias permanecem abertas, com atendimento aos seus clientes, priorizando os públicos mais vulneráveis, como o de aposentados e pensionistas. O atendimento bancário, portanto, está garantido a todos. Cumprindo orientação do Banco Central para enfrentar as dificuldades trazidas pela pandemia de coronavírus, os bancos deverão, pontualmente e por períodos limitados de tempo, alterar horários de atendimento ou suspender serviços em agências selecionadas. Os clientes serão informados adequadamente pelos canais de comunicação de cada banco.

D – Mantendo as Aulas

As aulas das escolas municipais, estaduais e até mesmo da rede particular foram suspensas, fazendo com que os pais fiquem preocupados com o atraso que isso pode ocasionar ao aprendizado dos alunos. Pensando nisso, duas startups resolveram dar a sua contribuição e abriram suas plataformas para que professores e alunos possam continuar as atividades de aprendizado, mesmo em casa. São: (www.dataeduc.com.br) e (www.educacross.com.br). Escolas interessadas podem entrar em contato e solicitar o cadastro, que será gratuito enquanto durarem as medidas de contingência impostas para impedir a disseminação do coronavírus.

E – Odontologia e Implantodontia

Uma série de cursos online destinados aos profissionais da Odontologia e Implantodontia que buscam aperfeiçoar sua atuação e carreira. Essa é a proposta da Implantat, plataforma de EAD (ensino à distância). “Queremos levar conhecimento e auxiliar no desenvolvimento dos dentistas do mundo todo, sem barreiras”, diz Thaísa Passos, gerente global de marketing da S.I.N. Implant System. Com temas que vão do empreendedorismo a conceitos gerais do dia a dia, os cursos têm entre 30 a 45 minutos de duração e estão disponíveis em português. Para ter acesso, basta acessar o site (www.implantat.com.br) e preencher o formulário de inscrição.

F – Solução para comunicação empresarial

Discutir sobre a importância, necessidade e benefícios do teletrabalho será o foco do webinar “Comunicação e atendimento empresarial em tempos de trabalho remoto”. Promovido pela W5 Solutions – empresa brasileira reconhecida pelo desenvolvimento de soluções de BI – a apresentação será realizada no dia 2 de abril às 14 horas. A programação terá a duração de 1 hora e mostrará como o atendimento robotizado e humanizado pode ser uma solução para minimizar o contato pessoal. As inscrições podem ser feitas no link https://e.anna.center/?B2M2kk

G – Entregas ao Comércio

Aplicativo de motos Picap lança em São Paulo serviço de entregas voltado ao pequeno comércio. A ideia é atender a todo tipo de encomenda, desde que não ultrapasse o valor de R$ 500. Além de motos, a startup também receberá cadastramento de bicicletas. A empresa manterá o modelo adotado em relação ao transporte de passageiros, e não cobrará qualquer comissão, neste primeiro momento, dos motociclistas cadastrados. Ou seja, o motorista ficará com 100% do valor da corrida. O motociclista deverá tirar uma foto da mercadoria quando tiver acesso à encomenda e outra no momento da entrega. O objetivo é garantir a segurança do serviço
(www.picap.app).

H – Protestos Suspensos

Pessoas físicas e empresas terão prazo estendido de 90 dias antes do protesto de dívidas ativas pela Procuradoria Geral do Estado. A medida entra em vigor no próximo dia 1º de abril. O anúncio tem objetivo de combater o impacto econômico do coronavírus. Mensalmente, o governo de São Paulo envia cerca de 100 mil débitos para protesto. “Isto melhora, e por sensibilidade, permite que as pessoas possam destinar recursos e renda para esse momento difícil de transposição da crise do coronavírus”, disse o governador João Doria.

I – Enfrentando a Crise

O Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Escola de Administração de Empresas da FGV realiza, na próxima semana, o programa “Gabinete anticrise”. O objetivo é contribuir com micros e pequenos empresários para enfrentar a crise provocada pelo coronavírus. As aulas gratuitas serão ao vivo, às 20h, a partir de segunda-feira (23) e até sexta (27), com professores da FGV e convidados. Os interessados em participar precisam fazer a inscrição na página: (http://instagram.com/rededeempresariosfgv?igshid=hd68y6pcmom5). Entre os temas: “Liderança em cenários de crise”, “Estratégias financeiras de sobrevivência” e “Compreendendo as medidas legais do governo para aplicação na sua realidade”, entre outros.

J – Volta pra Casa

O Grupo Air France-KLM está fazendo todo o possível para garantir que cidadãos franceses, holandeses, europeus e de diversas nacionalidades atualmente no exterior possam voltar para casa. As equipes das companhias estão totalmente mobilizadas para esse propósito. Trabalham em estreita colaboração com os Ministérios de Relações Exteriores e as embaixadas para identificar as necessidades de repatriamento de franceses, holandeses, europeus e de diversas outras nacionalidades e para implementar soluções de transporte adicionais em tarifas específicas o mais rápido possível. O Brasil está incluído na lista de países que receberão tais voos, para todas as suas bases — Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo.

K – Estágio para Talentos

A OYO Hotels & Homes, maior rede de hotéis no Brasil, inicia o processo de recrutamento de talentos para o Programa de Estágio Mentes Criativas, com objetivo de encontrar pessoas curiosas, empreendedoras, com senso crítico e sem medo de se aventurar. A empresa opera, atualmente, mais de 500 hotéis no país com equipes em diversas cidades, e as vagas disponíveis são para São Paulo. O candidato deve acessar o site do Programa #MentesCriativasOYO e se inscrever até o dia 3 de abril. Ao todo, o processo contempla cinco fases, que vão desde o teste de fit cultural até a entrevista com o gestor da área. Saiba mais em: (https://sites.google.com/oyorooms.com/programadeestagio).