Negócios em Pauta 14/10/2016

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 13 de outubro de 2016

A – Encontro de Contabilistas

Nos próximos dias 20 e 21, no campus Rudge Ramos da Universidade Metodista, em São Bernardo do Campo, acontece a a Convenção Regional dos Profissionais, Empresários e Estudantes da Área Contábil. Uma oportunidade de se atualizar sobre diversos temas pertinentes ao seu dia a dia de trabalho. O evento está embasado em 14 atividades entre fóruns e palestras voltados aos que atuam nas áreas de Auditoria, Gestão, Tributos, Consultoria, Terceiro Setor, Normas Contábeis, Compliance, Ética e Controladoria de empresas de pequeno, médio e grande portes. No encontro estarão presentes renomados profissionais. Mais informações: (www.crcsp.org.br).

B – Bolos Caseiros

A microfranquia Delícia de Bolos Caseiros chega ao mercado como uma oportunidade para as boleiras do país entrarem para o mercado formal de trabalho. Com uma microfranquia, ao se tornar empresária, a boleira terá mais oportunidades de mercado e assim atingir um maior número de clientes, além de gerar empregos para outras pessoas. Com o CNPJ da empresa, fica mais fácil também a aquisição de produtos e equipamentos para o preparo de bolos e expansão dos negócios. Outra vantagem de ter um negócio formal, é a aquisição de todos os direitos previdenciários, como: aposentadoria por idade, salário maternidade, auxílio doença, entre outros. Saiba mais em (www.deliciadebolos.com.br).

C – Ovos Cage-free

O McDonald’s, segunda maior rede de lanchonetes do mundo, se comprometeu a eliminar o uso de ovos de galinhas confinadas em gaiolas de toda sua cadeia de produtos após conversas com a Mercy For Animals Brasil e outras organizações de proteção animal. A empresa anunciou que está estendendo seu compromisso de somente utilizar ovos ‘‘cage-free’’ para Brasil, México e quase toda a América Latina. Em 2015, a empresa já havia se comprometido a banir de suas operações nos Estados Unidos o uso de ovos de sistemas que utilizam confinamento em gaiolas até 2025. A decisão reduzirá significativamente o sofrimento intenso de milhões de galinhas exploradas para produção de ovos.

D – Busca por Talentos

A Fundação Estudar está com inscrições abertas para a Ene, sua Conferência de Carreiras destinada a universitários e recém-formados. Marcado para o dia 21 de novembro, o evento será inteiramente focado no mercado financeiro, a fim de conectar os jovens participantes com organizações desta área. Contará com a presença de 20 empresas dos mais variados segmentos, como bancos de atacado e varejo, bancos de investimentos, fundos de venture capital, fundos de private equity, seguradoras e gestoras de meios de pagamentos. Organizações como Ambev, Anima Investimentos, Grupo Recovery, Nubank e BTG Pactual estarão presentes no evento. Serão selecionados 350 jovens de alto potencial. Mais informações: (www.estudar.org.br).

E – Perfil dos Municípios

A Fundação Seade lançou o aplicativo para celular Perfil dos Municípios Paulistas, que dá acesso a 52 tipos de informações sobre temas como habitação, educação, economia, saúde, população (nascimentos, óbitos, casamentos), história dos municípios (aniversário, padroeiro etc.) e nome dos prefeitos e presidentes das câmaras municipais do Estado de São Paulo. As informações dos municípios podem ser comparadas com os dados do próprio Estado e regiões onde estão localizados. Além disso, é possível visualizar a evolução dos resultados em formato de gráfico e entender cada indicador ali disponibilizado. Mais informações, acesse: (http://www.seade.gov.br/seade-lanca-aplicativo-com-dados-de-todos-municipios-paulistas/).

F – Nanotecnologia e Inovação

Recheadas de novidades e oportunidades de negócio, a Nano Trade Show e a Venture Capital Expo vão reunir representantes da indústria, empresas, cientistas, pesquisadores, universidades, startups e investidores do Brasil e do exterior. Os eventos acontecem simultaneamente, de 9 a 11 de novembro, no Centro de Eventos Pro Magno. Paralelamente às feiras, será realizada a 1ª edição do PITCh – Prêmio de Inovação com Tecnologias Chaves, que visa reconhecer, gerar notoriedade e chancelar profissionais, empresas e universidades ou instituições cujas inovações foram capazes de gerar benefícios diretos à indústria e, consequentemente, à sociedade. Saiba mais em (www.nanotradeshow.com.br).

G – Contadores e Sindicatos

A FecomercioSP, em parceria com sindicatos patronais, realiza em sua sede, no próximo dia 18, a primeira edição do evento “ECOS – Encontro de Contadores e Sindicatos Patronais”. O encontro objetiva esclarecer dúvidas dos contabilistas sobre o eSocial, que tem o prazo de 1º de janeiro de 2018 para que empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões passem a utilizá-lo como ferramenta. Para os demais empregadores e contribuintes o prazo estabelecido é 1° de julho de 2018. Ocorrerá também um debate sobre aspectos da Convenção Coletiva de Trabalho e auxílio aos escritórios de contabilidade na solução de problemas enfrentados pela classe. Inscrição gratis: (http://goo.gl/xGJS0J).

H – Saquê Artesanal

A Tradbras, empresa focada na importação e exportação de produtos da cultura oriental, comemora a exclusividade da distribuição do Neko Sake, desenvolvido especialmente para o Brasil. Produzido artesanalmente em uma pequena fábrica de Hokkaido, norte do Japão, a bebida utiliza um blend de arrozes próprios para saquê da própria região. Levemente seco, fresco, com aromas nítidos, puros e leves, o produto possui a classificação Futsuushu (polimento do arroz 28%) e Nihonshudo +2. O produto, que estará disponível nos principais restaurantes de todo o país, possui graduação alcoólica de 14,2% e será comercializado na garrafa de 600ml. Para mais informações, acesse: (www.tradbras.com.br).

I – Ciência Mineral

Grandes nomes do Setor Mineral já confirmaram presença no Word Mining Congress (WMC 2016), um dos mais importantes eventos de mineração do mundo. Organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração, o WMC 2016 aconytece entre os próximos dias 18 e 21, no Centro de Convcenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. Com o tema “Mineração no mundo em inovação”, o evento apoiará, técnica e cientificamente, a cooperação para o progresso nacional e internacional nas áreas de mineração e o desenvolvimento de recursos minerais naturais. Além disso, o evento busca implantar uma rede mundial de intercâmbio de informações com relação à ciência mineral, tecnologia, economia, saúde e segurança nas operações de mineração e à proteção ambiental. Outras informações: (www.ibram.org.br).

J – Inteligência de Mercado

O Centro Universitário Senac lança, para o 1º semestre de 2017, a pós-graduação em Inteligência de Mercado, que surge para auxiliar organizações por meio de técnicas, métodos e ferramentas para a localização, análise e utilização de informações. O curso é direcionado aos profissionais graduados em áreas do conhecimento, especialmente em administração, tecnologia da informação, engenharias, comunicação, ciências sociais, marketing, propaganda e outras afins. A especialização visa formar profissionais para atuar como analistas, coordenadores ou gerentes de inteligência de mercado com o seguinte objetivo: aperfeiçoar o processo de tomada de decisão empresarial por meio do melhor uso de informações, com atitude empreendedora e ética. Informações e inscrições: (www.sp.senac.br/posgraduacao).

K – Mondial de La Bière

Para comemorar o sucesso da sua linha de cervejas especiais, a Cervejaria Leopoldina fará o lançamento oficial da marca durante o Mondial de La Bière (www.mondialdelabiererio.com.br). O festival acontece entre os próximos dias 12 a 16, no Pier Mauá, no Rio Janeiro. Oportunidade de apreciar todos os tipos de cerveja da marca, que incluem as linhas Old Strong Ale, IPA, Pilsner, Witbier e Weissbier. Elaborada pelo Grupo Famiglia Valduga, a Cervejaria Leopoldina foi a nova aposta da empresa e já é considerada uma marca de sucesso. O nome é uma homenagem à Maria Leopoldina, arquiduquesa da Áustria e imperatriz-consorte de Dom Pedro I, que chegou ao Brasil em 1824, abraçou a causa independentista e foi admirada pelos brasileiros da época (www.famigliavalduga.com.br).

L – Rodeio de Eletricistas

Com direito a torcida uniformizada, berrante e espírito de competição, o VI Rodeio Nacional de Eletricistas acontece de 5 a 7 de novembro, em Curitiba. Representando São Paulo no torneio, 5 eletricistas da AES Eletropaulo e 5 da JF Steel miram título inédito e já estão em treinamento para disputar o primeiro lugar no desafio que reunirá técnicos de todo o Brasil. No rodeio, cada equipe será avaliada por dois juízes e terá um padrinho para dar diretrizes na realização das tarefas. Durante a competição, os eletricistas passarão por dez tarefas que vão desde ‘a inspeção de ferramentas e equipamentos, até ‘equipar-se com EPI com olhos vendados’.

M – Gestão Tributária

O IBPT promove a 20ª edição do Seminário Nacional de Excelência na Gestão Tributária, nos próximos dias 20 e 21, visando esclarecer e compartilhar novas experiências no contexto do gerenciamento da tributação nas empresas industriais, mercantis e de prestações de serviços. A atividade conta com a participação de renomados palestrantes, que irão explorar o universo do compliance tributário com casos práticos nos lineamentos do planejamento, coordenação e controle fiscal, que permitem aos participantes obterem novas perspectivas de como elaborar a estrutura e a forma de seus negócios empresariais, com o objetivo de alcançar consequências tributárias menos onerosas. Mais informações e inscrições (http://seminario.ibpt.com.br/).

N – Escolas da Cachaça

Um encontro para aprender sobre Cachaça. É assim que a Confraria Paulista da Cachaça vai receber o público durante o 12º Encontro Aberto da Confraria Paulista da Cachaça, que acontecerá no próximo dia 25 (terça-feira), às 19h00, na Choperia São Paulo (Rua dos Pinheiros, 315). O valor da entrada é de R$ 40,00 e contemplará a degustação de até 20 rótulos de cachaças e água. Uma palestra, com Felipe Jannuzzi, do Mapa da Cachaça, que abordará o tema “Territórios e Escolas da Cachaça – Regionalismos e Filosofias de Produção”. Outra parte interessante do evento será a participação de Fábio Magueta, Chefe de Bar do Rock Wheels, que irá ensinar um drink com cachaça aos presentes.