Negócios em Pauta 23/06/2022

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 22 de junho de 2022

A – 25 anos de operações Brasil/Estados Unidos

Quando um avião da Delta pousou no Brasil pela primeira vez, em 1997, o mundo era diferente. Afinal, o uso do sistema wi-fi estava apenas sendo apresentado a residências e empresas. Fazia apenas seis anos que a companhia havia adquirido a Pan Am, de modo que a Delta ainda precisava estabelecer a enorme presença global que detém hoje. E levaria quase 20 anos até que os clientes pudessem viajar na luxuosa cabine Delta One. Hoje, depois de mais de 47 mil voos entre os dois países e de mais de 4,4 milhões de clientes transportados, a Delta voa diariamente de São Paulo para Atlanta e três vezes por semana de São Paulo para Nova York-JFK com os modernos Airbus A330-300 (para 293 passageiros) e A330-200 (para 234 passageiros), respectivamente, equipados com Delta One, Delta Comfort+ e Main Cabin.

B – Pedidos com PIX

O PIX no e-commerce cresce em ritmo acelerado. Em abril, o número de pedidos pagos via PIX atingiu um índice histórico, com 11,5% de participação. Em abril do ano passado, o PIX representava apenas 2,6% dos pedidos no comércio eletrônico, conforme levantamento feito pela Neotrust, empresa de inteligência que monitora o e-commerce brasileiro. A participação do PIX em faturamento também segue em alta no varejo digital. Em abril, o PIX representou 4% do faturamento total do e-commerce, o maior índice de 2022 e segundo maior da história, ficando somente atrás de dezembro de 2021, que apontou 4,2% – pelas compras de Natal e fim de ano. Saiba mais em: (www.neotrust.com.br).

C – Mercado de Aviação

Após uma primeira edição bem-sucedida no ano passado, a AviationXP volta à cidade de Goiânia nos próximos dias 29 e 30. O evento acontece no Aeroporto Santa Genoveva e reune diversos players do mercado de aviação geral, com exposição de aeronaves, produtos, serviços e debates de temas pertinentes à aviação na região Centro-Oeste. Entre os participantes, estão profissionais de aviação, donos de aeronaves, empresas de táxi aéreo, autoridades, administradores de aeroportos, empresas de ground handling, produtores do agronegócio e outros. O Centro-Oeste é um dos principais destaques do país quando se trata de aviação geral, principalmente impulsionada pelo agronegócio, que é a principal atividade econômica da região. Mais informações: (https://aviationxp.com.br/).

D – Dia do Imigrante

O Museu da Energia de São Paulo promove, neste sábado (25), a visita temática “Dia do Imigrante”. A atividade faz parte das comemorações pelos 17 anos do Museu, completados neste mês de junho. A entrada é gratuita e realizada nas dependências da instituição, um palacete no bairro de Campos Elíseos, na Alameda Cleveland, 601. Não é necessário se inscrever. O local sedia exposições, atividades educativas e visitas temáticas que permeiam a história de São Paulo e da energia elétrica no estado, com apoio da Fundação Energia e Saneamento. Mais informações: tel. (11) 3224-1489 e (www.museudaenergia.org.br).

E – Cadeia da Cerveja

No próximo dia 30 (quinta-feira), das 9h às 19h30, na Universidade Anhembi Morumbi (Rua Casa do Ator275, Vila Olímpia-SP), acontece o primeiro congresso “Cerveja é Gastronomia”. Para a realização do evento, a Abtacerva se juntou ao Sindicerv, Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, que há mais de 70 anos vem trabalhando nos debates, estudos, regulamentos, políticas públicas e normas que contemplem toda a cadeia produtiva da cerveja no Brasil. As duas associações se uniram com o objetivo de promover um dia de debates e reflexões sobre os principais temas latentes no setor. Serão 15 painéis de discussão sobre o setor cervejeiro e da gastronomia, que acontecem de forma concomitante entre as salas de aula, anfiteatro e cozinha. Link para inscrição: (https://www.sympla.com.br/congresso-abracerva-sindicerv—cerveja-e-gastronomia__1605817).

F – Mercado de Limpeza

Entre os dias 9 e 11 de agosto, nos Pavilhões 6 e 7 do São Paulo Expo, acontece a 27ª Higiexpo e 28º Congresso Higicon. Profissionais do mercado de limpeza profissional, asseio e conservação ambiental que querem conhecer as melhores práticas e entender o mindset das empresas de sucesso nestes setores encontrarão neste congresso o momento ideal para este aprendizado. O tema do Higicon será “Limpeza Profissional é Saúde: Ressignificando nosso Papel no Mundo”. Outros assuntos como estratégias de gestão para o alcance de resultados, produtividade e economia de recursos, tendências, inovações, desafios, conceitos de liderança e as oportunidades do mercado de limpeza profissional estarão no centro dos debates. Mais informações e inscrições em (www.higiexpo.com.br).

G – Personas Virtuais

A Lu do Magalú, avatar da rede de comércio Magazine Luiza, foi eleita pelo site Virtual Humans como a influenciadora virtual mais seguida do mundo. São cerca de 15 milhões de seguidores no Facebook, 1,3 milhão no Twitter, mais de 2,6 milhões no YouTube, 6,8 milhões no TikTok e 5,9 milhões no Instagram. Com tantos seguidores, a Lu se tornou a maior influenciadora avatar do mundo e esta tendência veio para ficar. Segundo a Gartner, empresa de consultoria e pesquisa em tecnologia da informação, até 2026 quase um terço do orçamento de celebridades e influenciadores será direcionado para perfis virtuais, personalidades criadas através de ilustração 3D e técnicas de animação, que dão vida para marca ou para a persona dela.

H – Peão de Barretos

A 65ª edição da Festa do Peão de Barretos acontece entre os dias 18 e 28 de agosto no Parque do Peão. Na grade artística, mais de 100 shows incluindo nomes como Jorge & Mateus, Gusttavo Lima, Cesar Menotti & Fabiano, Wesley Safadão, Maiara & Maraisa, Bruno & Marrone, Alok, Pedro Sampaio Guilherme & Benuto, Clayton & Romário, João Bosco & Vinicius, entre outros. Na programação esportiva tem rodeio todos os dias nas modalidades Touro, Cavalo – cutiano, sela americana e bareback, Três Tambores e Team Penning. A tradição dos peões de boiadeiro é mantida com o Concurso Queima do Alho, Concurso do Berrante, apresentações de catira e um palco destinado somente à moda de viola, o Raízes Sertanejas. Para saber mais, acesse: (www.independentes.com.br).

I – Criptomoedas e Blockchain

A Câmara Brasileira da Economia Digital (https://www.camara-e.net/) anuncia a criação do Comitê de Criptomoedas e Blockchain. O objetivo da entidade é proporcionar espaço para que as empresas associadas possam discutir o futuro do mercado de criptomoedas no Brasil, acompanhar a pauta legislativa e regulatória sobre o setor, refletir sobre as tendências mundiais, boas práticas e inovação. Dessa forma, é possível atuar em conjunto para aprimorar o desenvolvimento deste mercado. Com a criação deste comitê, a camara-e.net passa a reunir mais um segmento da Economia Digital, com a finalidade de fomentar os negócios digitais, o incentivo à inovação, à geração de conhecimento e ao desenvolvimento sustentável da Economia Digital.

J – Encontro de Negócios

Durante três dias, Ribeirão Preto será palco de um encontro que reunirá gestores, empreendedores e investidores de toda a região para debater inovação, tecnologia, realizar conexões e novos negócios. O ‘Inova Ribeirão 2022’, maior encontro de negócios em inovação da região, acontece entre os dias 5 e 7 de julho e deve reunir mais de 1.200 pessoas. Os temas:: Tendências e Futurismo, Empreendedorismo e Gestão da Inovação e Tecnologias que Transformam. Serão 35 painéis e workshops, com mais de 80 palestrantes. Ocorrerão palestras e apresentação de pitchs, além do Desafio Integra Cidadão, no qual pessoas serão desafiadas a desenvolver soluções que promovam a integração entre a população e o poder legislativo, com premiação em dinheiro aos melhores projetos. Inscrições e mais informações: (https://inovaribeirao.org.br/).

K – Protocolos de Segurança

A NA-AT Technologies, empresa mexicana especializada em biometria, soluções digitais e segurança, lança no mercado financeiro a NA-AT Suite, um mix de plataformas, soluções e produtos para reforçar os protocolos de segurança de operações bancárias, a fim de frear as fraudes por roubo de identidade. Em apenas seis meses, a companhia conseguiu reduzir mais de 15 milhões de dólares, referentes a fraudes por roubo de identidade, em um de seus clientes, no México. A NA-AT Suíte conta com soluções para as categorias Cloud Identity, Remote Onboarding e Digital Agreements, auxiliando as empresas no que diz respeito à otimização das operações relacionadas à validação de identidade, à oferta remota de produtos e serviços, bem como fechamento de contratos à distância. Saiba mais: (https://hola.firmaautografa.com/naat-suite-brazil?).