Negócios em Pauta 20 a 22/02/2021

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

A – Ambiente Seguro

Proporcionar segurança e tranquilidade ao público é primordial para tornar a volta ao normal mais rápida e eficiente. Com o objetivo de auxiliar a sociedade nessa retomada, a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, implementou o Selo de Confiança emitido pela área de certificação. Através dessa iniciativa, as empresas podem solicitar a avaliação da implantação de medidas sanitárias e de segurança em suas atividades. A avaliação fica a cargo de auditores altamente capacitados que consideram os seguintes itens: administração, colaboradores, instalações físicas e procedimentos, incluindo os específicos para casos de suspeita de contaminação. O Selo de Confiança é a garantia da adoção de boas práticas.

B – Mulheres Empreendedoras

Na semana do Dia Internacional da Mulher, o Instituto Souza Cruz oferece o curso Decola Jovem, gratuitamente, para despertar o potencial de jovens em situação de vulnerabilidade. São mulheres com idade entre 18 e 35 anos moradoras dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. A formação é online e direcionada a quem já é uma microempreendedora, ou para quem sonha em tirar uma ideia do papel e transformá-la em um negócio rentável. As aulas acontecem de 8 a 12 de março, das 19h às 22h, pelo Youtube. Ao final do curso, as alunas certificadas receberão uma mentoria durante 90 dias, com acompanhamento de consultores especializados em negócios, para incentivá-las a continuarem seus empreendimentos. As inscrições seguem abertas no site (www.decolajovem.com.br).

C – Formação para Desenvolvedores

Que os desenvolvedores são peças-chave para a solução de questões em todas as áreas não é uma novidade. O que seriam das lojas físicas sem um desenvolvedor para criação do seu e-commerce durante o isolamento? Como manter as aulas online sem o desenvolvimento de um software. Assim, a Rocketseat, edtech que oferece conteúdos e desafios para formar profissionais de programação com metodologia e plataforma próprias, está lançando o Discover, curso totalmente gratuito para novos desenvolvedores. O propósito é ajudar todo o ecossistema de programação a acompanhar a evolução da tecnologia de forma sustentável e assim suprir o gap dos mais de 264 mil profissionais da área que serão necessários até 2024. Inscrição e mais informações: (https://rocketseat.com.br/).

D – Negócios com a UE

Direcionado aos empresários que têm interesse de iniciar ou ampliar a comercialização com países do bloco europeu, a Fecomercio Internacional – unidade de negócios da FecomercioSP – e a Delegação da União Europeia no Brasil realizam o webinário ‘Como fazer bons negócios na União Europeia?’ – Especialistas nacionais e internacionais abordarão questões como a relação entre o Mercosul e a UE, as tendências de consumo no bloco europeu, o comércio eletrônico em âmbito internacional e os cuidados para atuar dentro do que determinam as legislações de proteção de dados, além de orientações para abrir um negócio ou expandir as atividades em território europeu. A transmissão será realizada na próxima quarta-feira (24), às 10h, gratuitamente, via Zoom. Para participar, basta fazer a inscrição prévia no link: (https://bit.ly/37hcJro).

E – Foco nas Abelhas

Estão abertas as inscrições para o Concurso Fotográfico Abelhas sem Ferrão em Foco. Com o tema “As abelhas sem ferrão do Brasil e suas interações com o ambiente”, a competição é promovida pelo Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Apicultura e Meliponicultura (LApis) do IFRS – Campus Ibirubá em conjunto com a A.B.E.L.H.A., no âmbito do projeto Meliponário Escola, uma cooperação entre a universidade e a Associação. A ideia é que todo os interessados possam participar, estudantes, profissionais, entusiastas da abelhas e cidadãos amantes da natureza. Os participantes darão ainda uma grande contribuição para conscientizar a população em geral sobre a importância das abelhas sem ferrão para o meio ambiente e a agricultura. A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 10 de março por meio do formulário: (https://bit.ly/abelhas2021).

F – Bolsas de Estudo

A Pearson está oferecendo através de um processo seletivo 100 bolsas de estudos para estudantes brasileiros terem acesso de forma antecipada e gratuita a um curso inédito da Holberton, pensado para o mercado brasileiro. A parceria objetiva desenvolver os talentos digitais do Brasil e a ferramenta brasileira definitiva de aprendizagem ao longo da vida da maior empresa de Educação do mundo: a Pearson Next. A trilha de aprendizagem desenvolvida pela escola do Vale do Silício para a Pearson oferece para alunos brasileiros com idades a partir de 16 anos , fundamentos básicos e avançados de habilidades técnicas e também soft skills. Os interessados podem se inscrever n o site: (https://ensino.pearsonnext.com.br/concurso-cultural-learn-at-pearson-next).

G – Programa de Talentos

A Pipefy, startup de gerenciamento de processos presente em mais de 150 países, anuncia a abertura de mais uma edição de seu tradicional programa de trainees, o Young Guns, que busca talentos para integrar a área de vendas da empresa. Candidatos de todo Brasil podem se inscrever, uma vez que as vagas são para trabalho remoto. Para participar, não há formação específica, e podem se candidatar graduandos, recém-formados ou quem está em fase de transição de carreira. Os principais requisitos são paixão por vendas e desejo de causar impacto. As inscrições estão abertas no site (https://www.pipefy.com/young-guns-business/).

H – Robôs Colaborativos

Um relatório divulgado no final de janeiro pela Federação Internacional de Robótica aponta que o uso de robôs na indústria de manufatura registrou um recorde global em 2019, com média de 113 unidades por 10 mil trabalhadores. Indústrias como a automotiva, plástica, química, eletrônica, metalúrgica e de alimentação são algumas das que têm se destacado na instalação de robôs nos últimos anos. O Brasil ainda tem muito a ser explorado nesse mercado. Ainda que o país conte com 15,3 mil robôs em operação segundo os dados mais recentes da IFR, e lidere a região sul-americana, ainda está atrás de países como México (40,3 mil) e Índia (26,3 mil), e bem distante de líderes como China (783 mil), Japão (355 mil) ou Estados Unidos (293 mil)³. Mais informações em: (www.abb.com/robotics).

I – Prouni Segunda Chamada

Os candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), para o primeiro semestre, têm até terça-feira (24) para comparecer às instituições de ensino para confirmar as informações declaradas na inscrição e fazer a matrícula. A lista com o nome dos selecionados, bem como o cronograma do programa, pode ser acessada em (http://prouniportal.mec.gov.br/). Para aqueles que não foram selecionados nas chamadas regulares, o programa oferece ainda a oportunidade de participar da lista de espera. Para isso, o estudante deve manifestar essa intenção pelo site nos dias 1º e 2 de março. A divulgação do resultado da lista de espera sai em 5 de março e as matrículas deverão ser realizadas entre 8 e 12 de março.

J – Centenário da Mitsubishi

Um dos principais grupos de empresas japonesas do mundo, a Mitsubishi Electric Corporation, completou 100 anos no último dia 1º de fevereiro. Em 1920, a companhia nasceu da então Mitsubishi Shipbuilding Company, que produzia motores elétricos para embarcações marítimas. A empresa decidiu subdividir sua fábrica, em Kobe, no Japão, para criar a Mitsubishi Electric que, mais tarde, se tornaria líder em maquinário elétrico e aparelhos domésticos. A empresa é parte do Grupo Mitsubishi, um conglomerado com mais de 600 empresas independentes, entre elas a Mitsubishi Motors, Nikon Corporation, Tokyo Marine, Mitsubishi Heavy Industries, entre outras. Somente a Mitsubishi Electric conta com mais de 200 subsidiárias em 39 países de todos os continentes, empregando mais de 146 mil colaboradores.

K – Gestão Financeira

Estão abertas as inscrições para Microempreendedores realizarem o curso gratuito “Desvendando o Crédito”, oferecido por meio de uma parceria entre Aliança Empreendedora e o Center for Inclusive Growth. O curso objetiva auxiliar microempreendedores com qualificação para a gestão de seus negócios e organização financeira para investimentos. Para acessar o conteúdo é preciso apenas preencher a ficha de inscrição no site (https://aliancaempreendedora.org.br) e começar a formação. Divididas em vídeos de até 8 minutos de duração, as aulas apresentam casos fictícios que exemplificam passos importantes da gestão como a análise das reais necessidades de empréstimo, organização financeira e planejamento para aplicar e quitar o crédito e a escolha da opção de crédito mais adequada para o perfil do microempreendedor.