Negócios em Pauta 20/02/2020

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

A – Aplicativo Carnaval 4.0

Neste domingo (23), às 5h30, o Instituto Mauá de Tecnologia entra no Sambódromo, para fazer parte do Carnaval. Resultado de um trabalho colaborativo amplo e inédito de artistas, acadêmicos, estudantes e especialistas de tecnologia e em parceira com a GS1 Brasil. O aplicativo Carnaval 4.0 foi desenvolvido especialmente para a Sociedade Rosas de Ouro para interação com o público no desfile de 2020. A escola apresenta o samba-enredo “Tempos Modernos” no qual vai mostrar a importância da 4.ª Revolução Industrial para o desenvolvimento do País.

B – Contabilidade e Tecnologia

A Conta Azul, fintech de gestão B2B mais inovadora do Brasil, anunciou a abertura dos ingressos da Conta Azul CON 2020, conferência que discutirá as inovações e transformações do mundo contábil. O evento será realizado nos dias 14 e 15 de outubro, no Transamerica Expo Center. A expectativa é reunir 5 mil profissionais contábeis de toda América Latina em 2 dias de conteúdos, que serão distribuídos em 5 trilhas e mais de 50 palestrantes. A novidade este ano é a criação de workshops que serão realizados no pré-evento, uma feira de negócios maior no espaço do evento de 18.000 m². Os ingressos do primeiro lote podem ser adquiridos pelo site (www.contaazul.com/con).

C – Vagas de Empregos

A Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) divulga em seu site e redes sociais as oportunidades de emprego oferecidas pelas concessionárias que integram o Programa de Concessões Rodoviárias. As 20 empresas responsáveis pela operação e manutenção nos 9,8 mil km da malha concedida fecharam o ano de 2019 com um total de mais de 25,7 mil empregos e as oportunidades de uma vaga surgem a cada nova obra. A agência atua como ponte entre os trabalhadores e as vagas oferecidas pelas concessionárias. No site (http://www.artesp.sp.gov.br) foi criada uma página com os links para os “trabalhe conosco” das 20 concessionárias do programa.

D – Mediação Ambiental

No dia 6 de março, às 9h, em sua sede institucional, a OAB-SP traz para o centro do debate, os desafios e oportunidades da advocacia na mediação ambiental, em mais um evento da série “Café com mediação”. A proposta faz parte de um dos objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, da ONU, do qual a Ordem paulista é signatária. Glaucia Savin, presidente da Comissão de Meio Ambiente, explica que a ideia surge com a percepção de que na área ambiental, o Judiciário não consegue dar respostas adequadas aos conflitos. Com a participação de especialistas, busca-se entender qual é o principal empecilho para a mediação na área ambiental. A programação e as inscrições estão disponíveis no link: (https://bit.ly/2P4T7Oq).

E – Marketing Digital

A Adobe anuncia o lançamento da Experience League, plataforma gratuita criada para ajudar os clientes a desenvolverem habilidades em marketing digital e trocar conhecimento com outros profissionais de todo o mundo. A plataforma é personalizada de acordo com as necessidades do usuário e amplia a compreensão sobre as soluções de marketing. Usando os dados do perfil e uma combinação de IA, analytics e machine learning, a plataforma fornece recomendações personalizadas e únicas para cada usuário, baseadas no seu nível de experiência, preferências de aprendizado, objetivos específicos e interesses, de forma a ativar o melhor do potencial dos usuários. Confira em: (https://experienceleague.adobe.com/#recom).

F – Gestão de Riscos

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está com inscrições abertas para a primeira edição em português do curso online e gratuito sobre Gestão de Riscos em Projetos. As aulas são destinadas aos empreendedores, gestores, empresários, profissionais autônomos e estudantes universitários que desejam iniciar ou aprimorar sua jornada adquirindo conhecimentos sólidos sobre como gerenciar riscos em negócios. A capacitação terá início no dia 16 de abril, com conteúdo previsto para cinco semanas – em média são seis horas semanais. As inscrições podem ser feitas pelo link: (http://www.edx.org/course/gestao-de-riscos-em-projetos-de-desenvolvimento).

G – Poderosos do Varejo

As perspectivas para a economia global e para o setor de varejo no mundo em 2020 ainda são incertas. Nesse cenário, a pesquisa “Os Poderosos do Varejo Global 2020”, elaborada pela Deloitte, identifica os 250 maiores varejistas em todo o mundo, com base em dados do ano fiscal de 2018, encerrado em junho do ano passado. Embora o cenário econômico brasileiro ainda esteja complexo, há sinais positivos de recuperação. O País está presente no ranking do relatório da Deloitte com quatro grandes redes varejistas: Via Varejo, na 143ª posição, seguida pelas Lojas Americanas (211ª), Magazine Luiza (238ª) e Raia Drogasil (239ª). A Via Varejo entrou no ranking nessa edição; as outras três empresas brasileiras já apareciam no relatório anterior.

H – Estudantes de TI

A Indra, uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria, abre inscrições para seu programa de estágio em tecnologias digitais. Ao todo, são 24 vagas para estudantes de Tecnologia da Informação que tenham disponibilidade para trabalhar nas cidades de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. Os interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever até o dia 2 de março por meio dos links: São Paulo (https://indra.gupy.io/jobs/169992); Campinas (https://indra.gupy.io/jobs/170748); e Rio de Janeiro (https://indra.gupy.io/jobs/170776).

I – Master in Management

A Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV está com processo seletivo para um programa único no Brasil. Com inscrições abertas até o dia 6 de março, o Master in Management tem como foco recém-graduados de qualquer área de formação. Há duas possibilidades de formatos de curso para escolha do aluno. No regular, a duração é de 15 meses com aulas, somente em inglês, no período diurno integral. No formato de dupla graduação, as aulas ocorrem na FGV EBAPE e na Católica-Lisbon School of Business and Economics, em Portugal. Nesse caso, o curso dura 21 meses. O curso objetiva preparar os alunos para entrada imediata no mercado de trabalho no Brasil e no exterior (http://ebape.fgv.br/en/programs/mim/home).

J – Ensino 100% à Distância

A Multivix, o maior grupo educacional do Espírito Santo, implementou a assinatura eletrônica e transformou seus processos totalmente digitais para otimizar ainda mais a rotina dos alunos de EaD. Com a solução da DocuSign, empresa pioneira e líder em assinaturas eletrônicas, o grupo tornou o processo de matrículas e rematrículas mais prático, uma vez que não exige a presença do aluno nos polos de ensino para assinar os contratos, proporcionando que o estudante realize todos os trâmites com a faculdade remotamente. Adotar e desenhar um ambiente 100% digital e que facilite o ingresso do aluno que mora longe dos grandes centros, pode levar o acesso à educação a mais lugares. Saiba mais em: (www.docusign.com.br).

K – Estudos Eleitorais

A Escola Judiciária Eleitoral do TSE (EJE/TSE), em parceria com a Comissão TSE Mulheres, prorrogou a data-limite para o envio de textos para a edição especial da revista ‘Estudos Eleitorais’ que será publicada em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Os trabalhos poderão ser enviados até o dia 15 de março para ([email protected]). O objetivo com a edição especial da publicação é traçar um panorama e contextualizar a realidade e os avanços das mulheres nas questões que envolvem a participação feminina na política e sua representatividade nos espaços de poder. Serão aceitos vários gêneros textuais, como artigos, poesias, contos e ensaios, que podem ser escritos em coautoria.