Negócios em Pauta 19/03/2024

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 18 de março de 2024

A – Veleiro ‘mais belo do mundo’ chega a Buenos Aires

O veleiro militar italiano Amerigo Vespucci, que realiza um tour pelo mundo para divulgar o “Made in Italy”, chegou a Buenos Aires, na Argentina, pela segunda vez em mais de 70 anos. “Non chi comincia ma quel che persevera” (“Não quem começa, mas quem persevera”, em tradução livre) é o lema do navio, o mais antigo e “belo” ao serviço da Marinha Italiana. A embarcação completou 93 anos no último dia 22 de fevereiro e permanecerá no porto de Buenos Aires até a próxima quinta-feira (21). Várias atividades e duas exposições fazem parte da visita histórica, a segunda depois da ocorrida em 1952. O Amerigo Vespucci ganhou seu apelido de “veleiro mais belo do mundo” ao cruzar com um porta-aviões norte-americano no Mediterrâneo em 1962. De acordo com os regulamentos de navegação, os navios maiores têm prioridade sobre os menores, por isso o porta-aviões pediu ao veleiro que se identificasse com os tradicionais sinais luminosos. Na ocasião, o navio italiano respondeu com o código: “Navio de treinamento Américo Vespúcio, Marinha Militar Italiana”, enquanto que o comandante americano afirmou: “Você é o navio mais bonito do mundo” (ANSA).

B – Capacitando Jovens

Estão abertas as inscrições para o programa Power4Girls – Empower to Lead!, ou apenas P4G, voltado para estudantes de 15 a 18 anos, do ensino médio, matriculadas em escolas técnicas/tecnológicas federais ou estaduais, ou em escolas técnicas sem fins lucrativos. O programa, com seis meses de duração, é uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil em parceria com o Instituto Glória, e tem como propósito capacitar jovens brasileiras secundaristas do ensino técnico em empreendedorismo, planejamento estratégico, inovação e responsabilidade social, preparando-as para oportunidades e desafios do século XXI. Saiba mais em: (https://power4girls.com.br/).

C – Ciências e Engenharia

A Poli-USP promove nesta quarta (20) e quinta-feira (21) a 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Estudantes do ensino médio e fundamental de todo o país apresentam trabalhos e concorrem a medalhas, certificados, bolsas e indicações para outras feiras. A feira de ciências estimula a curiosidade dos alunos, além de possibilitar que criem uma rede de contatos com pessoas também engajadas no meio científico.A feira acontece na Cidade Universitária, em São Paulo, das 8h30 às 16h30. A entrada é livre, mas visitantes em grupo devem fazer cadastro no site (https://febrace.org.br/).

D – Raízes Vivas

A cidade de Villa del Conte, na província de Pádua, anunciou que plantará árvores com os nomes mais comuns de recém-nascidos registrados no município no norte da Itália. A iniciativa, intitulada “Raízes vivas”, será oficializada no próximo sábado (23) com uma cerimônia na região do Vêneto. As novas árvores serão plantadas em parques públicos da capital e do vilarejo de Abbazia Pisani e receberão placas com seus respectivos nomes. Ao todo, foram escolhidos os 13 nomes mais comuns no município, sendo sete femininos e seis masculinos. Entre eles estão Chiara, Paolo, Anna, Riccardo e Maria. Símbolos de vida, força e atenção ao meio ambiente, as novas árvores são todas estritamente autóctones, como freixo, bordo e carpa, e de altura já considerada (Ansa).

E – Vagas de Emprego

O Grupo GR, uma das maiores empresas de segurança e terceirização de serviços do país, está com 144 oportunidades de trabalho abertas para diferentes funções em São Paulo. Entre os destaques estão 66 vagas para controladores de acesso, 19 para agentes de conservação, 18 para vigilantes e 10 para auxiliares de serviços gerais.? A empresa, que está com 186 vagas de emprego este mês em todo o Brasil, oferece treinamentos contínuos e possibilidade de crescimento profissional.?As informações sobre vagas e orientações para os candidatos se inscreverem aos processos seletivos estão no site oficial da empresa (www.grupogr.com.br), no ícone Trabalhe Conosco.?

F – Oportunidades Espaciais

Muitas tecnologias que foram forjadas durante décadas para atender as necessidades da exploração espacial, hoje fazem parte do dia a dia das pessoas na Terra. São soluções que muitas vezes parecem distantes, com seus lançamentos de foguetes, satélites, experimentos, mas interferem completamente aqui no chão. E são essas possibilidades que estarão em destaque no SpaceBR Show, evento organizado pela MundoGEO e que será realizado entre 21 e 23 de maio, no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, em São Paulo. Inscrições e programação completa em: (www.spacebrshow.com).

G – Acordo de Cooperação

A Biblioteca Apostólica Vaticana e a Fundação Biblioteca Nacional do Brasil assinaram um memorando de entendimento para cooperação técnica e científica que prevê, entre outras coisas, o desenvolvimento de projetos conjuntos na conservação de seus respectivos acervos. A cerimônia, foi realizada ontem (18) na Cidade do Vaticano. Agora, as duas instituições poderão organizar conferências, seminários, workshops, cursos, exposições e outros eventos culturais e científicos; apoiar programas e projetos de digitalização de seus acervos; receber visitas de técnicos e especialistas; e incentivar o intercâmbio de publicações e materiais multimídia para enriquecer o catálogo de cada entidade (Ansa).

H – Cerveja Ouro

Uma cerveja artesanal italiana foi premiada em uma competição organizada em Davis, nos Estados Unidos. A Malteria Italiana Artiginale (MIA), sediada em Gualdo Cattaneo, na província de Perugia, faturou uma medalha de ouro na categoria “pale”. A cerveja é inteiramente produzida na Itália, desde o cultivo na região da Úmbria até a maltagem, e ela é regularmente encontrada nos mercados do país europeu. “O prêmio veio porque nosso malte tem muito desempenho. Ele oferece um aroma e um extrato agradável. Além disso, por não ser uma categoria de nicho, a concorrência é grande, portanto esta medalha representa um resultado excepcional”, declarou Gian Franco Regnicoli, mestre cervejeiro da MIA (Ansa).

I – Excelência em Competitividade

O CLP (Centro Liderança Pública) abriu as inscrições para o Prêmio Excelência em Competitividade, na categoria ‘Destaque Boas Práticas’. O prêmio reconhece os estados que se destacam na priorização da competitividade ao definir a agenda do estado por meio de políticas de alto impacto, que influenciam diretamente os indicadores que compõem o Ranking de Competitividade dos Estados. Os interessados têm até o dia 25 de abril para se inscreverem no site. Desde sua criação, em 2015, o prêmio contabiliza mais de 700 iniciativas enviadas. Na edição de 2023, ele contou com 153 boas práticas inscritas de 23 estados diferentes. Mais informações: (https://www.clp.org.br).

J – Parceria Estratégica

A Nissan e a Honda anunciaram que as duas empresas assinaram um memorando de entendimento por meio do qual vão iniciar um estudo de viabilidade para uma parceria estratégica nas áreas de eletrificação e inteligência veicular. Para acelerar os esforços visando a neutralidade de carbono e zero fatalidade em acidentes de trânsito, será fundamental fortalecer as tecnologias ambientais e de eletrificação, bem como o desenvolvimento de softwares. As duas empresas firmaram o memorando de entendimento com base na crença de que é fundamental unirem suas forças e explorarem a possibilidade de colaboração futura. O escopo do estudo de viabilidade inclui plataformas de softwares automotivos, componentes-chave relacionados aos veículos elétricos e a complementariedade de produtos.

K – Beatificação de Brasileiro

O papa Francisco abriu caminho para a beatificação do padre brasileiro Libério Rodrigues Moreira. O líder da Igreja Católica assinou um decreto que reconhece as “virtudes heroicas” do religioso, falecido em 1980. Esse procedimento comprova os requisitos de vida necessários para o início formal dos processos de beatificação e canonização. O padre Libério nasceu em 30 de junho de 1884, em Lagoa Santa (MG), e foi ordenado pelo arcebispo Dom Silvério Gomes Pimenta. O religioso, que dedicou a vida à Diocese de Divinópolis e é muito popular em Minas Gerais, ficou marcado por vários milagres atribuídos a ele. Todos foram importantes para o processo de beatificação iniciado em 2012 (Ansa).