Negócios em Pauta 07 a 09/06/2016

A – Temporada da Tainha

Com a chegada da temporada da pesca da tainha em Florianópolis, o Costão do Santinho anuncia pacote com programação especial e gastronomia diferenciada. Durante todo o mês o resort aproxima seus hóspedes dessa importante cultura local e oferece a oportunidade de experimentar pratos feitos com o peixe pelo chef José Ricardo. Enquanto ocorre a pesca da tainha, algumas atividades, como o surfe, ficam paralisadas ou têm seus períodos de prática alterados, tudo isso para contribuir com os pescadores e manter viva uma das maiores tradições dos catarinenses. Os hóspedes do Costão podem conhecer sobre a cultura de pesca, conversar com pescadores e, até mesmo, acompanhar e ajudar nas puxadas das redes do mar. Mais informações acesse (www.costao.com.br) ou tel. 0800.645.0921.

B – Semana da Gastronomia

A Anhembi Morumbi promove a 1ª Semana da Gastronomia Anhembi Morumbi, entre terça (10) e sexta-feira (13). Com o tema “Gastronomia sem fronteiras”, palestras, demonstrações e workshops gratuitos acontecerão simultaneamente nos câmpus Vila Olímpia e Mooca da Instituição, que contam com um total de 18 cozinhas. O evento tem como principal objetivo fomentar a cultura gastronômica e difundir os conhecimentos dos docentes e chefs bem sucedidos no mercado de trabalho. Ministram aulas os chefs Rafael Barros, Ivan Achcar, Paulo Machado, Salvatore Loi, Morena Leite, Mara Mello, Renato Caleffi, Lucas Corazza, Arthur Sauer, empresários do setor e o jornalista gastronômico Arnaldo Lorençato e o crítico Josimar Melo. Inscrições (http://anhem.bi/semanagastronomia).

C – Tempos de Crise

Em sua quarta edição, o VTEX Day anuncia a presença do jurista e ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa como um dos keynotes do evento, que ocorre nesta quinta-feira (12), na Bienal do Parque Ibirapuera, às 10h00 no espaço dedicado a E-commerce Conference. Na palestra “As instituições em mutação”, Barbosa falará sobre as grandes transformações em que a sociedade e as empresas brasileiras estão inseridas, além de abordar a necessidade de inovar e empreender nos tempos de crise. Também participam do evento: Igor Beuker, trendwatcher e especialista em marketing; Andreas Weigend, especialista em Big Data e former chief scientist da Amazon; Paula Bellizia, presidente da Microsoft Brasil; Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza; Nicolas Simone – VP Corporativo de TI do grupo O Boticário e Marcelo Padovani, CEO da Fravega. Inscrições e mais informações em (http://www.vtexday.com/).

D – Restaurante Sobre Rodas

Montar um negócio próprio exige conhecimento e apoio para minimizar erros e prejuízos. Por isso, com o objetivo de oferecer suporte ao mercado de food trucks – que segue em franca expansão em todo o Brasil –, a Friboi, marca número 1 em carnes no Brasil, coloca no ar o hotsite intitulado Food Trucks de Confiança Friboi (http://friboi.com.br/food-truck), material que abrange o passo a passo de como criar um restaurante sobre rodas. Pensando em qualificar os novos empreendedores nas áreas de gestão de negócio, gastronomia, manuseio e conservação de alimentos, a página é uma cartilha digital criada com base em estudos elaborados pelo Sebrae-SP, além dos materiais didáticos que são apresentados nas aulas do Curso Food Trucks, também oferecido pelo Sebrae-SP em parceria com a Friboi. A página reúne diversos conteúdos para tirar dúvidas, desde a concepção do negócio até as principais normas de boas práticas conforme o regulamento sanitário.

E – Capacitação de Jovens

A Fundação Estudar está com inscrições abertas para o Imersão Empreendedorismo, programa de preparação e capacitação de jovens. Acontece de 2 a 4 de junho, das 8h00 às 18h00. Universitários e recém-formados interessados em ter o seu próprio negócio irão dialogar com 10 empreendedores para entender como é a rotina de trabalho nas organizações onde eles atuam. Endeavor, Startup Farm e Voxus estão confirmadas entre as palestrantes. O Imersão promove aprendizado prático, mostrando aos participantes quais são os desafios enfrentados e como é o dia a dia do empreendedor, desconstruindo alguns paradigmas sobre a área. Prevê bate-papos com jovens profissionais, visitas a pelo menos duas empresas, atividades mão na massa por meio de estudos de caso e um painel com um executivo sênior. O conteúdo do programa é dividido em quatro principais áreas de atuação: Negócios Online; Negócios Offline, Negócios de Impacto Social e Ecossistema Empreendedor. Saiba mais em (www.napratica.org.br/imersao).

F – Oficina de Joalheria

Entre os dias 3 e 5 de junho, quem visitar a estância climática de Cunha, a 241 km da capital paulista, poderá levar um anel de prata personalizado e com pedra brasileira para casa, além de aproveitar o clima ameno do outono em meio à Mata Atlântica. A Pousada dos Anjos preparou um programa especial com uma oficina de joalheria conduzida pelo artesão Ricardo Pompilio. Cada participante forjará sua própria peça, da concepção ao polimento, resultando em uma joia única, e também aprenderá as noções básicas com o autor especializado no processo de forjamento a frio. O programa começa na sexta (3), com apresentação de conceitos básicos, como materiais, propriedades, qualidades, ligas e quilates. Já no sábado, os participantes criarão seus anéis, escolhendo os materiais e as ferramentas e realizando recorte, moldagem e solda à tarde, além do acabamento. Saiba mais em (www.pousadadosanjos.com.br).

G – Sistemas de Museus

O 8º Encontro Paulista de Museus será realizado em celebração aos 30 anos do Sistema Estadual de Museus (Sisem) de 13 a 15 de junho. Com o tema “Redes e Sistemas de Museus: Ações Colaborativas”, o evento ocorrerá em diversos locais: Sala São Paulo, Auditório da Secretaria da Cultura do Estado, Sesc Bom Retiro, Pinacoteca, Estação Pinacoteca e Escola de Música do Estado de São Paulo. O Encontro terá lançamento do Cadastro Estadual de Museus, que está sendo discutido e elaborado há mais de um ano com a participação de instituições do Estado de São Paulo e de profissionais da área da cultura. Os painéis contarão com a presença de especialistas do Brasil e de instituições do Canadá, Colômbia e Reino Unido. Mais informações: (www.sisemsp.org.br) e tel. 3339-8111.

H – Desenvolvimento para Empreendedores

A marca Exame inicia em junho uma série de cinco encontros com empreendedores que querem transformar suas pequenas e médias empresas em grandes companhias. Trata-se do Exame Mentoria PME, um programa de desenvolvimento para empreendedores, realizado por jornalistas da Editora Abril em parceria com a Fundação Dom Cabral, onde o empreendedor tem a oportunidade de ser orientado por um experiente e renomado CEO e compartilhar com ele as questões críticas para o crescimento de sua empresa. Ao longo do ano, o empreendedor terá a oportunidade de aprofundar o entendimento do seu negócio e ampliar o repertório de conhecimentos e soluções para fazer sua empresa crescer de forma estratégica. Isso se dará por meio das sessões individuais de mentoria com o CEO e exposição com painel de debates. Informações (www. mentoria.exame.com.br).

I – Projetos de Arquitetura

Entrega de plantas de casas e de apartamentos, além de soluções de decoração, com preço acessível e atendimento totalmente online. Essa é a proposta da Arquilego, plataforma virtual de arquitetos. No modelo da plataforma, o cliente envia um croqui de sua casa, apartamento, cômodo ou até mesmo terreno. O esboço pode ser feito à mão ou digitalizado e é enviado junto a fotos e referências, como uma imagem de revista. Com o material em mãos, um briefing é elaborado e repassado a um dos sete profissionais da equipe, que prepara uma versão preliminar do projeto. Após a aprovação do cliente, o próximo passo é produzir a versão executiva, mais detalhada. O tempo médio de cada trabalho é de 20 dias. Outras informações estão no site (www.arquilego.com.br).

J -Engenharia Automotiva

O Centro de Engenharia Automotiva da Poli-USP está com inscrições abertas para vagas remanescentes da turma 2016 do curso de Especialização em Engenharia Automotiva. Pós-graduação “lato sensu”, com carga horária mínima de 372 horas/aula, o curso prepara o profissional para trabalhar com produtos, serviços e processos industriais e solucionar desafios tecnológicos e de gestão da empresa do setor automotivo. A ficha de inscrição e a lista de documentos necessários estão disponíveis no site (www.automotiva-poliusp.org.br/pos-graduacao/especializacao/inscricoes/). Há taxa de R$ 300,00. Os candidatos aprovados no processo seletivo iniciam o curso em 29 de julho. As aulas são ministradas no campus da USP, em São Paulo. Outras informações tel. 3817-5488 (mpauto@usp.br).

K – Grandes Mudanças

Com o objetivo de apresentar estratégias e perspectivas para o setor, o Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria da Fiesp, promove o 11º Congresso da Micro e Pequena Indústria 2016, no próximo dia 23, no Hotel Renaissance. A agenda de debates abordará temas como: “Modelos de Negócios: inovando e engajando as pessoas”; “Comércio Exterior: acessando o mercado externo”; “Comunicação: potencialize esta ferramenta nos seus negócios”; “Da oportunidade ao êxito: mudar é complicado? Acordar é perecer!”. É dirigido a empresários de diversos segmentos, além de proporcionar um espaço para networking, troca de experiências entre profissionais, com atividades paralelas, focados no tema da programação do evento, com atendimentos personalizados e individualizados as empresas participantes. As inscrições são gratuitas em (http://www.fiesp.com.br/agenda/xi-congresso-da-micro-e-pequena-industria/), que traz a programação completa do evento.

L – Contabilidade e Auditoria

A 6ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente, que será realizada nos dias 13 e 14 de junho, no Theatro Net, contará com centenas de profissionais do setor. Organizada pelo Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – o evento terá palestrantes com experiência em Contabilidade e Auditoria Independente tanto no cenário nacional quanto internacional. As palestras terão foco em questões atuais e emergentes no mercado e também nas perspectivas para o futuro. Na lista de palestrantes internacionais está Marek Grabowski, do Financial Reporting Council – órgão regulador da atividade no Reino Unido, que falará sobre a experiência de aplicação do novo Relatório do Auditor no país. Outro convidado do exterior é James Gunn, da International Federation of Accountants, que tratará da adoção do novo Relatório do Auditor. Mais informações: (http://www.ibracon.com.br/conferencia/edicao6/index.php).

M – Compras de Mercado

Com a correria do dia a dia, nem sempre dá tempo de comprar os principais itens da despensa e estocá-los para uma emergência. Para facilitar a vida de quem só fez a lista de compras do supermercado mas não foi efetivamente comprar, a Americanas.com criou um “mercadinho” online, pensando naqueles dias que, ao chegar em casa, descobre-se que não tem mais fralda para o bebê ou que acabou a ração do cachorro. Assim como as gôndolas de grandes estabelecimentos, o mercadinho da Americanas.com também é divido por seções: bebês, limpeza, alimentação, pet shop, beleza, higiene, perfumaria, jardinagem, papelaria, moda, bebidas e até suplementos. Na seção de pet shop, por exemplo, é possível encontrar diversas opções de ração, brinquedos, itens higiênicos e até medicamentos para cachorros, gatos, peixes e pássaros. Mais informações em (www.americanas.com.br/mercadinho).

N – Transporte de Cargas

Essencial para os profissionais do mercado de pneus, a PneuShow chega à 12ª edição consagrada como o único evento da América do Sul direcionado ao fomento do setor, além de oferecer aos visitantes o que há de mais inovador em pneus novos e reformados, máquinas, equipamentos e soluções para transportadores de carga e passageiros, e todos que tem o pneu como componente de seu negócio. O evento ocorre de 28 a 30 de junho, no Expo Center Norte. O pneu é fundamental para todos os setores e movimenta mais de 60% de todos os produtos e bens transportados no país. Só no ano de 2015, segundo dados da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, foram vendidas 964 mil unidades para o segmento de carga e 60,6 milhões de pneus para o ramo de reposição. Informações (www.pneushow.com.br).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link