A – Kombi elétrica supera as expectativas de vendas
O ano de 2022 foi dominado pela Kombi elétrica. O modelo, que já circula em testes de engenharia pelo Brasil, iniciou sua pré-venda na Europa em maio do ano passado. Mas antes mesmo de o veículo chegar às concessionárias por lá, 21 mil unidades já haviam sido encomendadas, superando as previsões da marca para o ano. Até dezembro, os pedidos para o ID. Buzz somavam 26.600 unidades — e 10 mil unidades estão a caminho das concessionárias. “Estamos felizes com o lançamento da nossa primeira Kombi totalmente elétrica. Agora, nossa tarefa é aumentar ainda mais a produção e entregar os veículos aos nossos clientes e fãs. Nos últimos meses, já conseguimos fazer isso e, desde setembro, aumentamos significativamente as entregas”, disse Lars Krause, membro do Conselho de Administração da VWCV para Vendas e Marketing (VW News).
B – Não Me Perturbe
A plataforma Não Me Perturbe, em operação desde julho de 2019, fechou o ano de 2022 com 11 milhões de números de telefone cadastrados para não receber chamadas de telemarketing de empresas de telecom, e de oferta de crédito consignado. A iniciativa, criada pelas operadoras de telecom, faz parte das medidas de autorregulação do setor para melhorar a relação com os consumidores. O número de cadastros representa 3,8% da base de 288,6 milhões de telefones fixos e móveis existentes no Brasil. Quem quiser bloquear seus números de celular e telefone fixo para não receber ligações de telemarketing desses dois setores deve fazer o cadastro no site (https://www.naomeperturbe.com.br/) ou por meio dos Procons em todo o país.
C – Exportação de Cachaça
A Cachaça, segunda bebida alcóolica mais querida pelos brasileiros, atrás apenas da cerveja, vem conquistando também cada vez mais os consumidores de todo o mundo. No ano passado, as exportações do setor deram um salto e bateram o recorde dos últimos doze anos. O valor exportado em 2022 foi de US$ 20,08 milhões, segundo dados do ComexStat (Ministério da Economia), compilados pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), o que representa um aumento de 52,38% em relação a 2021. Em volume, o aumento foi de 29,03%, totalizando mais de 9,3 milhões de litros. A bebida foi exportada para mais de 75 países, sendo que os principais países de destino (em valor) foram: Estados Unidos, Alemanha, Portugal, França e Itália.
D – Marcas Valiosas
O Itaú avançou 93 casas no ranking das 500 marcas mais valiosas do mundo da consultoria britânica Brand Finance, saltando da 335º para a 242º posição, resultado de uma valorização de 32%. A marca Itaú foi estimada em US$ 8,7 bilhões. Bradesco e Banco do Brasil voltaram para a lista este ano, em 565º e 481º lugares, valendo respectivamente US$ 5,1 bilhões e US$ 4,9 bilhões. A Amazon retomou a liderança do ranking, que havia perdido para a Apple em 2022, apesar de seu valor de marca ter caído 15% este ano, de US$ 350,3 bilhões para US$ 299,3 bilhões. O relatório Global 500 foi divulgado esta quarta-feira (18) no Fórum Econômico de Davos (Mediatalks).
E – Fusões e Aquisições
Mesmo com um mercado global de fusões e aquisições mais “frio” em relação ao ritmo de negociações de 2021, o relatório “2022 M&A Report”, do Boston Consulting Group, mostra que o setor chegou a um valor total de US$ 1,85 trilhão –nível de atividade de fusões e aquisições mais alinhado com as médias pré-pandemia. As condições macroeconômicas desafiadoras, que puseram fim à onda de compras que se seguiu depois do afrouxamento das restrições da pandemia, não impediram que as empresas chegassem a realizar mais de 22.000 negócios nos primeiros sete meses de 2022. Segundo Heitor Carrera, diretor executivo e sócio do BCG, apesar de o nível fusões e aquisições de 2022 ter voltado a níveis pré-pandemia, o mercado irá desacelerar até o final do ano.
F – Calendário do E-commerce
As expectativas para trilhar mais um período de sucesso são grandes entre os varejistas. E, com foco em apoiar o desenvolvimento desses negócios, o Olist, ecossistema líder em soluções de e-commerce para PMEs, lança a campanha V.O.E – “Em 2023, V.O.E. com o Olist: Venda, Organize, Escale”. Entre as iniciativas da campanha, o Calendário do E-commerce 2023 chega para guiar os comerciantes a se preparar e identificar oportunidades de alavancar as vendas em sazonalidades e datas especiais do varejo. Nele é possível encontrar as principais datas do varejo, oportunidades de nicho, dicas de especialistas e conteúdos extras — tudo para auxiliar o varejista em seu caminho rumo ao sucesso. O calendário está disponível em: (https://download.olist.com/material-calendario-do-e-commerce).
G – Reaproveitamento de Resíduos
Imagina fabricar mochilas, bolsas, sandálias, entre outros itens de moda, utilizando couro de banco, borrachas, cintos de segurança e até airbags como matérias-primas? Esse é o processo que vem sendo desenvolvido pela Roda com a colaboração da Stellantis: criar uma coleção que, além de ser uma forma de conscientização de consumo e sustentabilidade, também gera impacto socioambiental. A iniciativa ‘Vem Pra Roda’ completou um ano e já reaproveitou cerca de sete toneladas de resíduos dos carros produzidos no Polo Automotivo Stellantis Goiana, em Pernambuco, o que gerou mais de cinco mil novos produtos que puderam ser comercializados.
H – Mostra de Cinema
Foram prorrogadas até o próximo dia 31, as inscrições para os programas competitivos da 12ª Mostra Ecofalante de Cinema: a Competição Latino-Americana e o Concurso Curta Ecofalante. A participação é gratuita e o evento será realizada em São Paulo, no mês de junho. Interessados podem inscrever seus filmes através do site: Competição Latino-Americana (https://ecofalante.org.br/competicao/latina) e Concurso Curta Ecofalante (https://ecofalante.org.br/competicao/curta). A programação conta com o Panorama Internacional Contemporâneo, que apresenta os mais novos filmes dos principais festivais de cinema e documentário do mundo; o Panorama Histórico, com filmes clássicos de diretores renomados; e o Programa Ecofalante Universidades, que leva filmes e debates para dentro do ambiente de ensino.
I – Propriedade Compartilhada
A Prime You — empresa de compartilhamento de aviões, helicópteros, embarcações, imóveis e carros esportivos — inova mais uma vez e incorpora ao seu portfólio de ativos um Legacy 650. Assim, torna-se a primeira empresa do Brasil a ter um jato com capacidade para realizar voos para outros continentes no sistema de propriedade compartilhada. Resultado de um investimento de US$ 14 milhões, o Legacy 650 já está com as suas três cotas comercializadas. A empresa vai incorporar ainda, nos próximos três anos, seis novos jatos executivos: três Phenom 100 e três Phenom 300 –, além de outro Legacy 650, cujas cotas já podem ser reservadas. O investimento previsto é de US$ 78 milhões. Saiba mais: (https://primeyou.com.br/).
J – Carta de Intenções
A Lufthansa formalizou ontem (18) uma nova oferta por uma participação minoritária da ITA Airways, companhia aérea estatal da Itália. Os valores ainda não foram divulgados, mas a notícia confirma os rumores das últimas semanas de que o grupo alemão havia avançado em suas conversas com o governo italiano. Em nota, a Lufthansa diz ter apresentado uma “carta de intenções” ao Ministério da Economia e das Finanças. “Se ambas as partes decidirem assinar o memorando de entendimento, novas negociações e discussões serão conduzidas em base exclusiva”, afirma a companhia alemã. A Itália já é o mercado mais importante para a Lufthansa depois de Alemanha e Estados Unidos, principalmente em função de sua “forte economia orientada à exportação e por ser um dos lugares turisticamente mais atrativos da Europa” (Ansa).
K – As Provas no Ano
A Fórmula 1 confirmou que a temporada de 2023 da categoria terá 23 corridas, sendo duas delas na Itália. A primeira etapa do campeonato acontecerá em Sakhir, no Bahrein, entre os dias 3 e 5 de março. Já o último Grande Prêmio está marcado para 24 a 26 de novembro, em Abu Dhabi. A Itália, por sua vez, receberá duas provas ao longo de 2023. A primeira será entre 19 e 21 de maio em Ímola, enquanto a segunda ocorrerá de 1º a 3 de setembro, em Monza. O circuito de Interlagos receberá a principal categoria do automobilismo mundial entre 3 e 5 de novembro. A prova será a antepenúltima da temporada. Agora, os fãs da F1 aguardam os lançamentos dos carros das equipes. Todas eles deverão ocorrer em fevereiro, com a Red Bull inaugurando a série no dia 3 (Ansa).