Negócios em Pauta 18/07/2017

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 17 de julho de 2017

A – Economia & História

O governador Geraldo Alckmin assinou decreto de cessão do Palácio dos Campos Elíseos ao Sebrae, onde funcionará o Centro Nacional de Referência e Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa. O projeto irá beneficiar cerca de 20 mil empreendedores e potenciais empresários por ano. Construído no século 19, o prédio chama atenção pela arquitetura. Foi restaurado e agora será um polo de encontro entre investidores e empreendedores desta nova economia criativa. O subsolo abrigará salas de startups e será ocupada por novos empreendedores que pensarão ações para empresas em fase inicial que buscam explorar inovações no mercado. É o passado lançando suas bases para o futuro.

B – Formação em Gastronomia

Criado para inovar o mercado gastronômico, o Instituto Gourmet é uma escola de culinária que une a praticidade e arte na cozinha. Destinada aos interessados em ingressar profissionalmente na área gastronômica e para aqueles que fazem da cozinha um momento de descontração e hobby, a rede tem como diferencial formar profissionais com cursos de qualidade. Com ingresso no franchising, o Instituto Gourmet já conta com 10 unidades e a expectativa é crescer acima de 600%, finalizando 2017 com faturamento de R$ 5 milhões. A franquia atua com opções de cursos de curta ou longa duração. Com temas variados e de acordo com a necessidade de cada um, a escola oferece aulas que vão de workshops a temas específicos e mais atuais da cozinha e confeitaria. Outras informações no site: (http://institutogourmet.com/).

C – Venda Responsável

A cervejaria Ambev treinou cerca de 24 mil profissionais durante o primeiro semestre de 2017 para venda responsável de bebidas alcoólicas. Por meio de orientações em vídeo, a empresa preparou garçons, vendedores ambulantes e atendentes para a promoção do consumo responsável durante grandes eventos que patrocina, como Carnaval de Rua de São Paulo, Salvador, Minas Gerais e Brasília, Festa de São João e Festa do Peão de Americana. Um dos pontos mais importantes do treinamento é o alerta para que esses profissionais sempre peçam o documento de identidade no momento da venda de bebidas, evitando o consumo por menores de 18 anos. Além disso, eles são orientados sobre os riscos do consumo em excesso e de associar bebida alcoólica à direção.

D – Combate à Fome

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Josué de Castro, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, Consea/SP da Secretaria de Agricultura. A iniciativa premiará a formulação de soluções concretas para o combate à fome e a promoção de segurança alimentar e nutricional. Serão premiadas iniciativas em duas categorias: Melhor pesquisa científica e Melhor programa ou projeto de política pública. Podem participar universidades e instituições de pesquisa públicas e privadas e órgãos públicos municipais ou estaduais de São Paulo. As inscrições ficam abertas até o dia 15 de agosto e podem ser feitas no endereço: (http://www.consea.agricultura.sp.gov.br/josue-de-castro-2017).

E – Fábrica no Brasil

Dentro de seu plano de expansão de marca, a Estrella Galicia anuncia sua primeira fábrica fora da Espanha, país de origem. E a cidade escolhida para receber a estrutura foi Poços de Caldas, com um investimento de R$ 100 milhões na primeira fase de implantação. Inicialmente prevista para 20 milhões de litros anuais, a fábrica será facilmente adaptável e ampliável para uma superior demanda. Nessa nova fase de investimento da Estrella Galícia no Brasil, estima-se que a companhia chegará a 100 postos de trabalho diretos em todo o país. Há mais de um século produzindo uma das melhores cervejas Premium da Espanha, a tradição da Estrella Galicia vem passando de geração em geração na família Rivera. Em 2011, a marca desembarcou no Brasil com o objetivo de conquistar o paladar dos brasileiros.

F – Investir na Carreira

Promovido pela Laiob (Latin America Institute of Business), entre os dias 8 e 12 de agosto acontece, no Centro de Eventos Villa Lobos Office Park, o evento realizado em parceria com o site de carreiras Wall Jobs e a Fundação Estudar, que objetiva preparar gestores, empresários, executivos, estudantes de especialização e MBA para lidar com os problemas do amanhã aos que desejam se manter à frente dos acontecimentos, aprimorar ainda mais suas competências de gestão e as estratégias de negócios. Ministrado totalmente em inglês com opção de tradução simultânea, é baseado no programa de Management, realizado na Ohio University, será realizado pela primeira vez na América Latina e contará com a presença de três renomados professores da Ohio University. Para saber mais, acesse (www.laiobseminarios.com/).

G – Football Summit

Empreendedores e idealizadores de startups voltadas ao mundo do esporte e, principalmente, do futebol têm até o dia 10 de setembro para se inscrever no Word Football Summit 2017. O desafio global organizado pela Microsoft busca ideias inovadoras e estimula projetos transformadores que podem definir o futuro do setor. A edição de 2017 do WFStartCup vai reunir diversos empreendedores e investidores de diferentes países para apresentar, discutir e dar visibilidade a propostas originais direcionadas ao futebol e iniciativas esportivas que tenham potencial para implementação internacional. As sete startups finalistas terão a oportunidade de apresentar seus projetos para grandes empresas e possíveis parceiros durante o WFStartCup 2017, que será realizada em Madri. Informações: tel. (41) 3339-6669 ou (www.centroeuropeu.com.br).

H – Programa Exclusivo

Segundo o jornal britânico “Financial Times”, Stanford tem o melhor MBA para empreendedores. Quem sonha com um diploma de Stanford Graduate School of Business tem a chance de acrescentar à sua formação um curso oferecido pela Escola de Negócios sem sair do Brasil. A universidade traz ao país, pelo terceiro ano seguido, um programa exclusivo, com foco em inovação e empreendedorismo, o Stanford Ignite. Por aqui, o curso já formou mais de 80 pessoas e aproximadamente duas mil no mundo. Neste ano, o Ignite acontece entre os dias 18 de agosto e 22 de outubro, por sete finais de semana não consecutivos. Mais informações: (www.academiccourses.com.br).

I – Azul em Jericoacoara

A Azul recebeu aprovação das autoridades brasileiras para realizar voos regulares entre Recife e Jericoacoara a partir do próximo dia 28; e São Paulo (Viracopos) e Jericoacoara a partir de 12 de agosto. Inicialmente, a companhia irá operar duas frequências semanais saindo do Recife e, em agosto, ampliará a oferta para quatro voos semanais, as quartas, sextas, sábados e domingos. De Viracopos, os voos sairão semanalmente, aos sábados. As passagens já estão disponíveis para compra em todos os canais da Azul. Os voos serão cumpridos com o jato Embraer 195, de 118 assentos e com mais de 40 canais de TV SKY ao vivo em telas individuais, além do tradicional serviço de bordo da companhia, com snacks e bebidas à vontade e sem custo adicional.

J – Cursos Profissionalizantes

O Instituto da Oportunidade Social acaba de abrir as inscrições para os cursos gratuitos profissionalizantes para jovens e pessoas com deficiência. São mais de 1.200 vagas no total, distribuídas entre unidades em diversas regiões de São Paulo e nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Joinville. As inscrições podem ser feitas até 2 de agosto no site (http://ios.org.br/index.php/para-alunos/inscricao/) ou presencialmente nas unidades do IOS (http://ios.org.br/index.php/unidades/). Diversos cursos de capacitação profissionalizantes serão oferecidos, entre eles o curso presencial em Gestão Empresarial com software ERP TOTVS, que inclui conceitos administrativos, regras de negócio e aulas práticas no software, pacote Office, além de Português e Matemática.