Negócios em Pauta 18/05/2023

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 17 de maio de 2023

A – Foto de Papa com bandeira da Ucrânia vira selo do Vaticano

A fotografia do papa Francisco segurando uma bandeira da Ucrânia virou um selo postal do Vaticano nesta terça-feira (16). A imagem foi tirada durante uma audiência geral em abril de 2022, quando o líder da Igreja Católica definiu a população ucraniana como um “povo nobre”. O lançamento do selo faz parte de uma iniciativa da empresa PostEurop, que visa emitir uma série de selos com o tema “Paz, o maior valor da humanidade”. De acordo com o Vatican News, a proposta também foi aderida pela operadora postal ucraniana Ukrposhta (ANSA).

B – Belém e Macapá

O consórcio Novo Norte Aeroportos, liderado pela Dix Empreendimentos, empresa do grupo Agemar, assumiu este mês a gestão dos aeroportos de Belém e Macapá. Com o início da concessão, arrematada em leilão realizado em agosto do ano passado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o consórcio dá início ao seu plano de administração já anunciando a ampliação dos investimentos previstos no contrato. Segundo Fábio Fischer, vice-presidente do Conselho de Administração da Agemar, a ideia é ampliar os negócios a partir da transformação dos dois aeroportos em polos de distribuição de cargas para atender ao setor industrial, segmentos ligados ao agronegócio e de carga geral.

C – Aceita Astral

Neste sábado (20), a cidade de Atibaia sedia mais uma edição da Aceita e desta vez discute de forma bem humorada as características do horóscopo. A taróloga Monique Schmitz estará presente no evento com uma tenda esotérica atendendo ao público com previsões para vida amorosa, profissional e tudo mais que só pode perguntar às cartas de tarot. Na pista indoor da Garden Hall os djs Pedro Clivs e Ruth Dalps dividem o comando da cabine com pop, eletro, funk e drag music. Já na área externa, a Aceita preparou um lounge com um repertório repleto de hits nacionais e os pedidos de música feitos pelas redes sociais para que os jovens místicos possam conversar e trocar experiências sobre seus chakras, reiki e cristais sentindo o aroma dos incensos espalhados por todo o ambiente.
Acesse: (www.aceitafesta.com.br).

D – Venda de Imóveis

As vendas de novos imóveis registraram uma alta de 8,7% no acumulado de 12 meses, encerrados em fevereiro, na comparação com o mesmo período do ano passado. O setor comercializou 152.676 unidades habitacionais, segundo o indicador ABRAINC-FIPE – levantamento elaborado pela FIPE com dados de 20 empresas associadas à Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC). Os números também apontam que as entregas de imóveis apresentaram um crescimento de 11,7%, totalizando 90.079 unidades. Isto reflete a boa capacidade do setor em entregar o alto volume de unidades produzidas nos últimos anos. O aumento ainda indica que o setor segue cumprindo seus cronogramas com a finalização dos imóveis dentro do prazo estabelecido, proporcionando maior satisfação e segurança aos compradores.

E – Aceleração para Startups

A Liga Ventures, maior rede de inovação aberta da América Latina, que conecta startups e grandes empresas para geração de negócios, anuncia mais uma iniciativa em parceria com a Coty, uma das principais empresas de beleza do mundo. Trata-se do programa de inovação Inovare, que faz parte das ações do Grupo Coty no Brasil focadas em trazer cada vez mais inovação para os negócios e se manter conectada ao ecossistema de startups. O objetivo do programa é encontrar cinco startups que queiram inovar em grandes mercados e estejam comprometidas em usar a tecnologia e a criatividade para atuar na solução de desafios relacionados a diversas frentes do negócio. Após inscrição e preenchimento do formulário, as startups participarão do processo de seleção feito pela Liga Ventures, por meio de avaliações e entrevistas por vídeo. As startups interessadas podem se inscrever até o dia 18 de junho pelo site (https://liga.ventures/).

F – Etapa Seletiva

A cidade de Santos foi a escolhida para receber a nova etapa seletiva do Max Fashion Tour, que objetiva encontrar novos talentos da moda escondidos no nosso país. O evento, organizado pela agência de modelos Max Fama, acontece entre os próximos dias 19 e 21, no Centro de Convenções Blue Med Convention Center, localizado no bairro Ponta da Praia, com inscrições gratuitas. Para participar da seleção do Max Fashion Tour é necessário fazer uma inscrição prévia no site (www.maxfama.com.br), na aba “Max Fashion Tour”. O candidato irá receber um e-mail de confirmação e, posteriormente, um contato telefônico, com a informação do horário e dia que ele deverá comparecer.

G – Vestibular da Univesp

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) aplica no próximo dia 28, a prova (objetiva e redação), do processo seletivo 2023, às 13h, de forma presencial, em diversas regiões do Estado de São Paulo, para mais de 99 mil candidatos, o maior número de inscrições efetivadas da história da instituição. Os locais podem ser conferidos no site: (www.vestibular.univesp.br). O gabarito oficial será divulgado no dia 29, no mesmo endereço. O início do ano letivo está previsto para o final de julho. A prova terá duração de 5 horas e será dividida em duas partes (redação e 56 questões voltadas às disciplinas de Português, Matemática, Física, Biologia, Química, História, Geografia e Inglês).

H – Expo Noivas

A 4ª EXPO NOIVAS do Castelo dos Vinhais está chegando e o lugar é perfeito para encontrar soluções e profissionais experientes que atendem o segmento, além do cenário, em Vinhedo, que é encantador. Maio é considerado o mês das noivas e também é um dos meses mais concorridos para conseguir agenda, tanto para o dia do sim nas igrejas quanto na agenda dos profissionais. Casamento exige organização! Em formato de feira, no próximo dia 28, o evento irá apresentar as principais tendências do mercado, especialistas e diversos ambientes decorados, no estilo “Wedding Experience”, podendo os casais vivenciarem uma experiência em cada um destes ambientes. O intuito é ajudar os noivos a encontrarem ideias que se encaixem na realização do casamento dos sonhos. Saiba mais: (https://castelodosvinhais.com.br/expo-noivas-2023/).

I – Setor de Telecomunicação

A Agora Tecnologia, líder em distribuição de soluções do setor de tecnologia, apresenta no Encontro Nacional Abrint 2023 — Potencializando Conexões seu portfólio completo de produtos e soluções de conectividade para ISP’s (provedores de internet). Organizado pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações, o evento será realizado entre os próximos dias 24 e 26 de maio, no Transamérica Expo Center. Considerado o maior evento relacionado ao universo dos provedores de internet, reunirá as principais tendências do mercado de telecomunicações, além de debates e palestras de temas relevantes ministrados pelos mais renomados especialistas do setor. Na edição de 2022, mais de 14 mil pessoas participaram do evento, registrando recorde de público. (https://www.eventonacional.abrint.com.br/).

J – Energia Solar

São Paulo acaba de assumir o protagonismo da produção de energia solar entre os estados brasileiros, registrando maior potência instalada de energia fotovoltaica na geração própria em telhados, pequenos negócios e terrenos. Segundo recente mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a região possui mais de 2,8 gigawatts em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. A região possui mais de 311 mil conexões operacionais, espalhadas por 645 municípios, ou 100% dos municípios paulistas. Atualmente são mais de 362 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica.

K – Mestrado e Doutorado

Estão abertas as inscrições para os processos seletivos de ingresso no mestrado, no doutorado e no doutorado direto do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística. A iniciativa é oferecida em parceria pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e pelo Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São disponibilizadas 10 vagas para mestrado e 10 para doutorado direto, oportunidades que são destinadas para quem completar a graduação e realizar a colação de grau até a data de matrícula no Programa. Há, ainda, 15 vagas disponíveis para doutorado, voltadas a candidatos que já possuem o título de mestre. Inscrições podem ser realizadas até dia 2 de junho acessando o site: (https://www.icmc.usp.br/pos-graduacao/pipges/ingresso) – (clique em “alunos regulares”).