Negócios em Pauta 11/12/2018

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

A – Imposto Solidário

No fim do ano ações de solidariedade se espalham pelo País. Uma possibilidade ainda pouco utilizada pela população é a destinação de parte do Imposto de Renda (IR) para projetos sociais. Até o próximo dia 28, os contribuintes podem doar até 6% do IR devido para este fim. Na prática, o contribuinte doa agora, mas consegue fazer a restituição do montante na hora da declaração do imposto de renda. Fazendo a doação para a instituição escolhida, a população tem como acompanhar durante o ano como essa organização utiliza seus recursos, em quais ações aplica o valor arrecadado e quem são os beneficiados. É uma participação importante como cidadão a respeito do destino do seu dinheiro. Mais informações, acesse (www.impostosolidario.org.br).

B – Valor Histórico

Nesta quinta-feira (13) acontece um empolgante leilão que contempla uma ampla e raríssima coleção de arte sacra dos séculos 16, 17 e 18, com imagens do Aleijadinho e Mestre Piranga, dentre outros santeiros. Organizado pela Dutra Leilões, destaque para a coleção de belíssimos grupos escultóricos de Santanas Mestras, bem como um par de cadeiras que pertenceu ao mobiliário da Marquesa de Santos. O leilão apresenta diversos outros itens interessantes, como lotes de porcelanas da Cia-das-Índias e europeias ligadas à nobreza brasileira; pinturas europeias e brasileiras; peças da iconografia do século 19 do Rio de Janeiro, e uma gravura de Lasar Segall. Exposição: das 14h às 20h, na Rua Ouro Branco, 174 – Jd. Paulista. Outras informações tel. (11) 3887-3234.

C – Educação no Trânsito

A Mercedes-Benz do Brasil, por meio do projeto de educação no trânsito Mobile Kids, já alcançou aproximadamente 40.000 alunos de mais de 100 escolas das redes públicas e particulares do Estado. A distribuição da cartilha pedagógica tem como objetivo ensinar crianças, entre 6 e 10 anos, sobre a importância de um trânsito seguro para motoristas e pedestres. A cartilha Mobile Kids, projeto original do Grupo Daimler, é composta por cartões, fichas, desenhos explicativos e jogos de cartas, que representam a realidade do trânsito e estimulam as crianças a aprender comportamentos seguros, incentivando-as a também compartilhar os conhecimentos com seus familiares. Mais informações: (http://www.mercedesbenz.com.br/institucional/imprensa/releases).

D – Recorde de Produtividade

O Porto de Paranaguá movimentou 4,4 milhões de toneladas de cargas no mês de novembro e já soma 48,8 milhões de toneladas no acumulado do ano. O número é equivalente a 97% da quantidade movimentada em todo o ano passado, quando o porto paranaense atingiu o recorde histórico, com 50,3 milhões de toneladas transportadas. A expectativa do Governo do Paraná é ultrapassar a marca anterior e fechar 2018 com novo recorde de produtividade. A soja continua sendo o principal produto transportado. Entre janeiro e novembro, foram 14,4 milhões de toneladas exportadas. Aumento de 32% no comparativo com o mesmo período de 2017, quando 10,9 milhões de toneladas foram escoadas pelo porto. Outras informações: (http://www.portosdoparana.pr.gov.br).

E – Investindo em Bolsa

Mudanças político-econômicas geram a dúvida: qual o melhor investimento para o próximo ano? De acordo com André Malucelli, diretor de investimentos do Paraná Banco, para quem deseja correr um pouco de risco, é válido direcionar entre 10% e 15% de suas reservas para investimentos na bolsa – desde que compre ações ainda em 2018. A expectativa é que muitas ações se valorizem já no começo do próximo ano. Este pode ser o momento para investir em empresas nas quais se aposta no crescimento. Para quem busca diversificar investindo em bolsa, os fundos de renda variável podem trazer boa rentabilidade ao longo do tempo, com maior praticidade, orienta o diretor de investimentos do banco (www.paranabanco.com.br).

F – Carne Bovina

A Marfrig Global Foods, uma das líderes mundiais do setor de carne bovina, acaba de informar à CVM a aquisição – por 54,9 milhões de dólares – de 91,89% do capital da argentina Quickfood. Líder no mercado de produtos derivados de carne bovina e dona de marcas emblemáticas do mercado argentino, a Quickfood esteve sob o controle da BRF nos últimos sete anos. Possui três fábricas na Argentina, localizadas nas cidades de San Jorge, Baradero e Arroyo Seco. Juntas, essas unidades têm uma capacidade de abate de 620 cabeças de gado por dia e processam mais de 6 000 toneladas mensais de produtos como hambúrgueres, salsichas, frios e vegetais congelados.

G – Complexo Portuário

As solicitações de atracação de navios no Porto de Santos pelas agências de navegação, por meio do sistema Porto Sem Papel (PSP), passam a ser totalmente eletrônicas a partir desta segunda-feira (10). No momento, os procedimentos ainda incluem, além da inserção eletrônica das informações, o envio da lista de mercadorias perigosas em papel à Codesp. A medida eliminará o trâmite de cerca de 1,8 milhão de impressos por ano e agilizará o fluxo de informações para atracações no complexo portuário santista. Além disso, vai gerar para a Codesp uma economia de, aproximadamente, R$ 90 mil por ano, na logística que envolve esse processo, e ganhos ambientais com a eliminação do uso do papel. Para saber mais: (www.portodesantos.com.br).

H – Vagas de Doutorado

Os institutos Max Planck da Alemanha abriram vagas para cursos de doutorado e estágios de pós-doutorado, conforme convocatória anunciada para a América Latina. As inscrições estão abertas até 28 de fevereiro. São 35 vagas nos grupos de pesquisa dos institutos e das Escolas Doutorais de Pesquisa Max Planck, que têm demanda para incorporar pessoal para o desenvolvimento de projetos específicos. As inscrições podem ser feitas nos sites indicados nos arquivos disponíveis na página da convocatória da Sociedade Max Planck (https://www.latam.mpg.de/46178/noviembre.pdf). Mais informações: (www.latam.mpg.de/31128/Ofertas-laborales).

I – Profissionais e Enófilos

A Sommelier School, escola brasileira de formação de sommeliers, é a licenciada exclusiva em todo o Brasil da ISG – International Sommelier Guild, uma das mais respeitadas escolas de sommeliers do mundo, sediada nos EUA e presente em diversos países através de escolas licenciadas. A formação completa qualifica e prepara os alunos para os títulos de “Master of Wine” e “Master Sommelier Internacional”. Já o curso “Sommelier School” criado pela própria escola, é composto por três módulos – Básico (8 aulas), Intermediário (20 aulas) e Avançado (16 aulas). É direcionado para profissionais que buscam formação de qualidade e que atende aos padrões para atuação nos setores de alimentos e bebidas em brigadas de hotéis e restaurantes, para promotores e atendentes de lojas e mercados. Mais informações e inscrições (www.sommelierschool.com.br).

J – Mais Médicos

Os profissionais brasileiros e estrangeiros formados no exterior (sem registro no Brasil) terão oportunidade para escolher vagas abertas pela saída dos cubanos na cooperação Brasil/Opas/Cuba no ‘Programa Mais Médicos’. Os candidatos terão entre hoje (11) e sexta-feira (14) para enviar documentação ao Ministério da Saúde e, assim, estarem aptos para validação da inscrição no Programa. São 17 documentos exigidos, entre eles, o reconhecimento da instituição de ensino pela representação do país onde os profissionais obtiveram a formação. Outras informações: (www.saude.gov.br).