Negócios em Pauta 18/05/2022

em Negócios em Pauta
terça-feira, 17 de maio de 2022

A – Primeiro triciclo elétrico de produção 100% brasileira

A Voltz, montadora brasileira de motos elétricas, avança em tecnologia e inovação e lança o Miles, primeiro triciclo elétrico de fabricação e montagem 100% brasileira. A novidade chegará ao mercado com preços a partir de R$ 32 mil e a montagem vai ser realizada inteiramente na nova fábrica da Voltz em Manaus – que será oficialmente inaugurada no final deste mês. O triciclo Miles que está em fase de teste comporta duas baterias, sendo possível comportar até seis baterias, cada uma com capacidade de até 50km, e poderá entregar até 300km de autonomia. Sua velocidade máxima atinge é de até 55 km/h e o tempo de recarga das baterias é de até 5 horas. O novo veículo, que é automático, conta com uma garantia de dois anos. O triciclo tem um baú de 750L, que comporta cinco botijões de gás; capacidade de 290kg e motor de 125 cc (speed limited). No total, o Miles pesa 306kg. Saiba mais: (https://voltzmotors.com/miles/).

B – Infância e Adolescência

O Itaú Social está com as inscrições abertas para o Edital FIA (Fundos da Infância e da Adolescência), com o objetivo de apoiar projetos sociais que contribuam para a garantia de direitos de crianças e adolescentes diante do quadro de aumento das desigualdades. Os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente devem selecionar e inscrever propostas que contribuam para promover a proteção, apoio e desenvolvimento integral de crianças. Cada projeto pode receber até R$ 250 mil. As inscrições podem ser feitas no site (itausocial.org.br/editais), até o dia 29 de julho. Em 2021, o edital distribuiu cerca de R$ 13,3 milhões para 56 projetos sociais em 15 estados, em todas as regiões do país.

C – Mobilidade Urbana

Cinquenta adolescentes e jovens de São Paulo e 50 do Rio de Janeiro, com idades entre 14 e 24 anos, estão sendo formados para serem ativistas e, nos próximos dias, vão criar campanhas de mobilização para desencadear mudanças concretas de mobilidade em suas cidades. Eles fazem parte do Geração que Move, um programa de treinamento pela mobilidade urbana realizado pela ONG Nossas em parceria com o Unicef. A previsão é de que as campanhas alcancem 200 mil pessoas virtualmente e, em um segundo momento, seus criadores estarão presencialmente em escolas públicas de suas comunidades para multiplicar o ativismo em prol da mobilidade urbana por meio de oficinas educativas. Conheça o programa em: (https://www.nossas.org/).

D – Nível de Satisfação

Com menos de um ano de atividade no Brasil, a farmacêutica Organon foi certificada pelo Great Place to Work, consultoria que reconhece, por meio de pesquisa, companhias com alto nível de satisfação entre os funcionários. A empresa, que tem cerca de 400 colaboradores no país, é focada em saúde feminina. Contando com medicações no portfólio em diversas áreas terapêuticas, como saúde reprodutiva, contracepção, doenças cardíacas e câncer de mama, a Organon tem o propósito de contribuir para que as mulheres tenham mais saúde e bem-estar em todas as fases da vida. Saiba mais: (https://www.organon.com/brazil/)

E – Especializada em Podologia

A Doctor Feet, rede de franquias especializada em serviços de podologia e manicure, está completando 24 anos com foco total na retomada da expansão da rede. As projeções são de abrir mais 29 unidades neste ano. Ao longo dessa trajetória, a empresa construiu alicerces sólidos no mercado, tornando-se uma rede completa com produtos e serviços exclusivos para tratamentos dos pés e mãos, venda de produtos dermocosméticos, além de uma gama de itens médicos, ortopédicos, esportivos e fisioterápicos. A franquia revitalizou suas lojas com layouts mais modernos e com um mix de produtos que também passou a ter uma identidade visual diferenciada por categoria. Saiba mais: (https://doctorfeet.com.br/).

F – UE e Mercosul

O Centro de Estudos de Infraestrutura & Soluções Ambientais da Escola de Administração de Empresas da FGV promove no próximo dia 30, às 14h, um debate online e gratuito sobre a crise geopolítica e o acordo entre União Europeia e Mercosul – Qual o papel e as oportunidades? O Mercosul possui papel importante na retomada da economia, e o acordo entre europeus e sul-americanos volta a ser pauta das discussões mundiais, principalmente em decorrência da Guerra Rússia-Ucrânia. Há fatores impeditivos para que o acordo de livre comércio entre UE e Mercosul aconteça, sendo a questão central as políticas do meio-ambiente. Nesse contexto, qual é o papel da UE e do Brasil, e quais são as oportunidades? O objetivo desse webinar é esclarecer essas e outras questões pertinentes ao tema. Outras informações e inscrições: (https://evento.fgv.br/crisegeopolitica/).

G – Problemas Sociais

Até 31 de agosto, a plataforma do Prêmio Impactos Positivos estará aberta às candidaturas de empresas, organizações e outros stakeholders do ecossistema de impacto no Brasil. O objetivo é dar visibilidade às startups que estejam utilizando o poder dos negócios para resolver problemas sociais e ambientais do país. Criado em 2020 e conhecido como o “Oscar do Bem”, reconhece empresas e organizações que desenvolvem projetos, iniciativas e negócios inovadores que impactam positivamente a sociedade, contribuindo para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU. Tem como parceiro institucional a Enimpacto e apoiadores as organizações Assis e Mendes, Capitalismo Consciente, Gonew.co, Humanizadas e Instituto da Transformação Digital. Inscrições e outras informações: (https://impactospositivos.com/).

H – Certificação de Segurança

Os Correios foram reconhecidos pela União Postal Universal (UPU/ONU) como operador logístico seguro para o transporte de carga aérea internacional, conforme os requisitos da ONU. A estatal recebeu o Certificado de Segurança Postal por Equivalência, que reconhece a outorga de Agente de Carga Aérea acreditado e emitido pela Anac. Ambas as certificações reconhecem que todas as encomendas internacionais exportadas pelos Correios, via transporte aéreo, são inspecionadas e estão livres de ameaças à segurança da aviação. Também foram certificadas as instalações operacionais da empresa, para verificação de controle de acesso e segurança contra ilícitos, resguardando assim operadores, aeronaves, passageiros e população.

I – Atualizando a Navegação

A Waze lança uma nova campanha comunitária para melhorar e atualizar a pronúncia de ruas, avenidas e rotas em português. A ativação faz parte do trabalho de desenvolvimento da operação de conversão de texto em voz dos engenheiros da empresa, que visa tornar uma das suas vozes padrão mais fluente e compreensível para os usuários do aplicativo. Os usuários do Waze poderão ajudar a aprimorar a experiência de navegação para si e para outras pessoas ao relatar a pronúncia incorreta de nomes de ruas e rotas em todo o país, através do e-mail: ([email protected]). O feedback será enviado aos engenheiros e desenvolvedores da empresa e ajudará a atualizar e melhorar a experiência de navegação para milhões de motoristas do Brasil.

J – Mercado Automotivo

Menos de seis meses após ser adquirida pelo grupo austríaco Pentanova, a Eisenmann do Brasil, empresa de equipamentos de pintura industrial, está se reposicionando junto ao mercado automotivo e ampliando negócios, especialmente junto ao setor de equipamentos agroindustriais. Com fábrica em Cruzeiro (SP), a empresa iniciou o ano fazendo investimentos em projetos internos de desenvolvimento de engenharia e modernização das instalações industriais. O plano de expansão prevê investimento de até R$15 milhões. As projeções da empresa são de crescimento de 20% ao ano e de R$ 200 milhões de faturamento em 2022. Saiba mais em: (https://www.eisenmann.com.br/).

K – Design em Milão

No mundo todo, a arte e o design brasileiros são valorizados por sua técnica, qualidade e sustentabilidade. No setor de móveis, não é diferente: o Brasil é o 6º maior produtor e 28º maior exportador do setor. Para fortalecer ainda mais o segmento e impulsionar suas vendas internacionais, a ApexBrasil vai levar 42 empresas ao Fuorisalone, em Milão, entre os dias 6 e 12 de junho. A expectativa é que a missão gere US$ 3,5 milhões nos 12 meses seguintes em negócios para o setor moveleiro. Em 2021, segundo o ComexStat, as exportações brasileiras de móveis e suas partes atingiram a cifra recorde de US$ 1,04 bilhão, representando 0,7% das exportações da indústria de transformação brasileira. Para mais informações, acesse: (www.brazilianfurniture.org.br).